sexta-feira, 31 de maio de 2024

VERSÍCULO:

O que vimos e ouvimos isso também vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco; e de fato nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo.

-- 1 João 1:3

REFLETINDO:

Gênesis ensina que Deus nos criou à Sua imagem. Contudo, como resultado da transgressão de Adão, o pecado entrou no mundo e nos separou de Deus. Conhecendo o nosso dilema, que somos escravizados pela nossa “carne” e não podemos tornar-nos justos, Jesus veio para nos restaurar e devolver-nos a um relacionamento correto com o Pai. Porque Cristo é perfeitamente santo, inocente e imaculado, somente Ele se qualificou para levar nossos pecados à cruz. Quando recebemos a obra consumada de Jesus em nosso favor, estamos reconhecendo Seu senhorio sobre nossa vida. Então somos adotados na família de Deus. Reserve um momento para refletir sobre o sacrifício de Cristo. Jesus, Aquele que não tem pecado, levou os pecados da humanidade: passados, presentes e futuros, para nos salvar da separação eterna do Pai. Ele deu Sua vida para que pudéssemos nos reconciliar com Deus e viver com Ele para sempre. Ao ponderarmos sobre esta incrível demonstração de graça e amor, a nossa resposta deve ser um forte desejo de passar tempo com Ele. Quão forte é a sua necessidade de comunhão com Ele? Será que ela se sobrepõe ao clamor dos acontecimentos da semana ou se perde nas exigências da vida diária?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua graça salvadora expressa em Jesus. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 29 de maio de 2024

VERSÍCULO:

E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente.

-- Romanos 8:23

REFLETINDO:

Um compositor tinha um filho travesso que adorava irritar o pai. Ele chegava tarde da noite, quando seu pai e sua mãe estavam na cama. Antes de ir para seu quarto, ele ia ao piano e tocava bem alto uma escala simples, exceto a nota final, deixando a escala incompleta. O pai, ao ouvir a escala sem a nota final, contorcia-se na cama, incapaz de relaxar depois de ouvir a escala não resolvida. Então, ele descia as escadas até o piano e tocava a nota final. Só então ele seria capaz de dormir. Chama-se catarse… aquela necessidade sentida que cada um de nós tem de resolver coisas que nos parecem desequilibradas. É um sentimento inato que Deus nos deu para nos ajudar a trabalhar e antecipar um momento em que toda tensão que temos será liberada e todas as coisas serão renovadas. Esse dia acontecerá quando Jesus retornar. Esse evento será a nota final na escala inacabada da história. Será o dia em que todos os erros serão corrigidos, toda a nossa tristeza se transformará em alegria e a nossa fé se tornará visível. Por enquanto, nos contorcemos e esperamos a nota final ser tocada. Mas confie no Senhor que está chegando o dia em que todas as coisas serão completadas e entraremos no descanso que Ele tem para nós!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, aguardamos ansiosamente a Sua volta para corrigir de uma vez por todas as nossas imperfeições. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 28 de maio de 2024

VERSÍCULO:

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.

-- Salmos 34:18

REFLETINDO:

É na sua dor que Deus está mais próximo de você, quer você perceba ou não. Como Ele faz isso? Ele nos salva nos dando um ‘‘transplante’’ de coração. É a especialidade Dele. Ele diz: “Para o coração que é culpado, eu lhe darei um coração que está perdoado. Para o coração ressentido, eu lhe darei um coração cheio de paz. Para o coração ansioso, eu lhe darei um coração confiante. Para o coração que está solitário, eu lhe darei um coração cheio de amor. O coração que está amargo e zangado? Em vez disso, darei a você um coração que perdoa, é amoroso e generoso. Deixe-me fazer um transplante de coração em você. Eu vou libertar você.” Por que precisamos de liberdade? Porque somos todos escravizados. Somos escravos das expectativas de outras pessoas. Somos escravos de memórias passadas. Somos escravos dos medos futuros. Somos escravos da pressão atual. Somos escravos das opiniões da sociedade, e assim por diante. Mas tudo que você precisa fazer é abrir seu coração para Jesus Cristo e dar-lhe 100% do seu coração. Devemos parar de limitar Deus! Não podemos nem imaginar o quanto Ele quer fazer com nossas vidas. Abra seu coração para Ele e deixe-o transplantar seu coração para o Dele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por transforma meu coração de pedra em coração de carne. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

-- Romanos 3:23-24

REFLETINDO:

No Calvário, Deus demonstrou Sua graça para o mundo inteiro. A cruz representa a interseção de Sua santidade e Seu amor. Nosso Deus santo é irrepreensível, tão “perfeitamente perfeito” que nenhum homem ou mulher pode olhar para Ele e viver. Nós, porém, somos pecadores. Todos nascemos com uma natureza pecaminosa, que nos deixou separados de Deus. É importante compreender que o Senhor abomina o pecado porque prejudica aqueles que Ele ama. Lembre-se de que Deus é amor, Ele nos criou para ter um relacionamento com Ele e deseja que todas as pessoas passem a eternidade com Ele. No entanto, permanece o problema do nosso pecado. O Senhor não violará Sua própria natureza e comprometerá Sua santidade. Impulsionado pelo Seu grande amor, portanto, Ele criou uma maneira de ter um relacionamento conosco: Ele colocou o pecado de toda a humanidade sobre os ombros de Jesus. O Pai enviou Seu Filho para ser um sacrifício perfeito em nosso favor. Jesus Cristo tomou sobre si os nossos pecados e morreu na cruz em nosso lugar. Quando confiamos Nele como nosso Salvador e recebemos Seu perdão, somos renovados, santos, perfeitos e bem-vindos na presença de nosso Pai.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua graça salvadora. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 24 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Palavras verdadeiras resistem à prova do tempo, mas as mentiras logo ficam evidentes.

-- Provérbios 12:19

REFLETINDO:

Um homem foi pescar um dia sem pegar um único peixe. Então, ele arrumou seu equipamento, foi ao mercado e escolheu três peixes para levar para sua família. Quando o vendedor da loja estava finalizando a compra, o homem lhe perguntou: “Antes de embrulhá-los, você poderia jogá-los para mim, um por um? Dessa forma, posso dizer com sinceridade à minha esposa que os peguei!” Quando se trata de dizer a verdade, muitas pessoas gostam de fugir dos detalhes, meias-verdades e jogos de palavras para esconder os fatos reais. Eles valorizam sua reputação acima de sua integridade e fazem o que for preciso para garantir que as pessoas os considerem bem. Mas quando olhamos para as Escrituras, descobrimos que esse modo de pensar é uma receita para o desastre. Por exemplo, o rei Saul, que desobedeceu às ordens de Deus em  1 Samuel 15. Quando foi confrontado, ele continuou em seu caminho de mentiras sem outra razão a não ser preservar sua reputação e, ao mesmo tempo, destruir sua integridade. Quando você vive uma vida de verdade, você não apenas agradará ao Senhor; você manterá a consciência limpa. Portanto, seja verdadeiro em tudo o que fizer e mantenha uma vida de honestidade e integridade.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minhas palavras sejam verdadeiras em todo o tempo. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 23 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Os olhos do Senhor percorrem toda a terra para fortalecer aqueles cujos corações estão totalmente comprometidos com ele.

-- 2 Crônicas 16:9

REFLETINDO:

Os filmes de Rocky Balboa, contam a história de um boxeador inexperiente, movido por uma determinação de nunca desistir, e com isso se tornar campeão. Em Rocky III, agora bem-sucedido, ele fica impressionado com suas conquistas. Os comerciais de televisão atrapalham seu tempo na academia. O campeão amolece e é nocauteado por um adversário. O resto do filme é a tentativa de Rocky de recuperar sua vantagem na luta. Em sentido espiritual, o Rei Asa, de Judá, perdeu a vantagem na luta. No início de seu reinado, ele confiou em Deus diante de dificuldades. Enquanto os inimigos se preparavam para atacar, Asa orou: “Ajuda-nos, Senhor nosso Deus, porque confiamos em ti”. Deus respondeu, e o rei Asa derrotou seus inimigos. Anos depois, Judá foi novamente ameaçado. Desta vez, um complacente Asa ignorou Deus e, em vez disso, pediu ajuda ao rei da Síria. Mas Deus não ficou satisfeito. O profeta Hanani disse a Asa que ele havia parado de confiar em Deus. Por que ele não confiou em Deus agora como antes? Nosso Deus é infalivelmente confiável. Quando mantivermos a nossa vantagem espiritual, dependendo totalmente de Deus, experimentaremos o Seu poder.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minha busca por ajuda seja sempre em pedir e buscar ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 22 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Olha, estou parado na porta e batendo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e comeremos juntos.

-- Apocalipse 3:20

REFLETINDO:

Deus lhe deu um coração e colocou em você paixões, desejos e sonhos. Mas, a menos que estejam sob o controle Dele, serão mal utilizados, mal aplicados, mal direcionados e serão desperdiçados em sua vida. Em todo o mundo, existem milhões de pessoas apaixonadas com interesses, sonhos e ambições que estão a ser mal utilizados. É por isso que, apesar do seu talento e da sua paixão, essas pessoas são infelizes. Quando suas paixões são mal utilizadas, você fica infeliz. Alguns podem estar pensando: “Não estou apaixonado por nada no momento”. Você sabe o que isso significa, não é? Isso significa que você está desconectado de Deus. Você não pode estar conectado a Deus e ser desapaixonado. Quando você está conectado a Deus, é como conectar-se a 220 volts. Você fica apaixonado! Quando você passa tempo com Deus diariamente e fica conectado a Ele, você não consegue evitar a paixão. Você começa a se sentir como Ele. Isso porque você se torna igual a qualquer pessoa com quem você anda. Quanto mais perto você chegar de Deus, mais paixão você terá na vida. Quanto mais longe você fica de Deus, mais entediado e apático você fica. Mas abrir o coração para Deus é uma escolha que somente você pode tomar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, eu abro meu coração para que o Senhor entre e faça morada eterna. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 21 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Mas será mesmo que Deus poderia habitar na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter‑te. Muito menos este templo que construí!

--2 Crônicas 6:18

REFLETINDO:

O sonho demorou a chegar. Mas anos depois de Salomão ter começado a sua construção, o templo de Deus foi concluído. Esta magnífica estrutura era mais do que um edifício. Era a peça central da identidade de Israel, o lugar onde o povo se encontraria com Deus. Lá, Ele poderia viver entre eles de uma forma real, em um lugar construído de acordo com Suas especificações e condizente com Sua glória. No jardim do Éden, Adão e Eva conversaram com Deus. No deserto, enquanto os escravos libertados viajavam para a Terra Prometida, ergueram um tabernáculo, uma morada para Deus entre as suas próprias tendas. Em Jesus, acreditamos que Deus veio em carne para viver conosco, pois nos tornamos templo do Espírito Santo. E no Apocalipse, Deus faz o incrível pronunciamento de que Sua habitação será para sempre com a humanidade (Apocalipse 21:3). Esta esperança pode parecer inacreditável, mas a Palavra de Deus é verdadeira e inabalável, um motivo de alegria. Por enquanto “sabemos em parte”, mas chegará um dia perfeito em que estaremos unidos com nosso Senhor e “conheceremos plenamente”, como fomos “plenamente conhecidos” (1 Coríntios 13).

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, nada, absolutamente nada, pode deter o Senhor. Nem no céu e nem na Terra, o Senhor habita onde desejar. Por isso, obrigado por sermos Sua habitação. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 20 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Vá e diga ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Não construirás uma casa para minha habitação.

-- 1 Crônicas 17:4

REFLETINDO:

Como você reage quando Deus diz não? E se você pedisse algo bom ou piedoso, e Deus não apenas recusasse, mas dissesse: “Estou dando essa coisa boa para outra pessoa!”? O rei Davi construiu um reino e depois ergueu um palácio para si. Era evidente (para ele) que a próxima coisa a construir seria um templo para Deus. Por que deveria ele, um mero homem, viver no luxo enquanto o Senhor não tinha nada mais do que a velha tenda do tabernáculo? Na verdade, o próximo passo era tão óbvio que o profeta Natã nem sequer consultou o Senhor. Ele disse a Davi: “Faça tudo o que estiver em seu coração”, disse ele, “porque Deus é com você”. Mas Deus disse não! O Senhor encontrou Natã em uma visão e deu-lhe a tarefa de dizer ao rei, que ele não poderia prosseguir com essa tarefa. Em vez disso, seria seu filho Salomão quem faria isso. Davi não era um homem perfeito, mas sua resposta a esta notícia demonstra fé e capacidade de se render à vontade de Deus. Em vez de resistir, Davi apresentou-se diante de Deus com ações de graças, adoração e temor. Davi encontrou alegria e elogiou tudo o que o Senhor havia feito por ele. Que o seu exemplo seja aquele que nos vem à mente quando enfrentamos atrasos e decepções.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, é sempre ouvir um não de qualquer pessoa quando desejamos algo. Mas o não que vem do Senhor representa sempre o melhor para nós. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 17 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

-- Mateus 16:24

REFLETINDO:

Como filhos adotivos de Deus, recebemos o propósito de glorificá-Lo através de uma vida justa. Isso significa fazer certas modificações em nossa vida. Consideremos duas mudanças que podem ser necessárias para seguirmos a Jesus. 1) Um ajuste tem a ver com o nosso sistema de crenças: o pensamento de um cristão deve corresponder ao de Jesus. Por exemplo, os estudantes das Escrituras aprenderão o seguinte: O Senhor é Aquele que merece o nosso louvor (Salmo 96:4); os últimos serão os primeiros (Marcos 9:35); e os cristãos devem ser pessoas generosas (1 Timóteo 6:18). Nossas ações precisam corresponder ao que a Bíblia ensina. 2) Também poderemos ter de redefinir os nossos compromissos: Deus deve ser a nossa maior prioridade, e os Seus desejos para nós devem ter precedência sobre as preferências pessoais e o que os outros nos pedem para fazer. Devemos avaliar nossas escolhas à luz do Seu plano para nós. Isso pode significar abandonar uma atividade favorita, assumir uma nova responsabilidade ou permanecer onde estamos. Nosso Pai deseja e merece a total devoção de Seus filhos (Mateus 22:37). Estas mudanças não acontecem todas instantaneamente, elas acontecem ao longo da vida. E devemos ser encorajados, porque tais ajustes são acompanhados pela confiança de saber que Deus nos usará para cumprir o Seu plano.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que os Seus planos a meu respeito sejam todos cumpridos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 16 de maio de 2024

VERSÍCULO:

De fato, havia sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.

-- 2 Coríntios 1:9

REFLETINDO:

A vida cristã está cheia de desafios impossíveis. Você acha que pode vencer seu pecado e viver uma vida santa com suas próprias forças? Faça isso, meu amigo! Volte em seis meses e me diga como está indo para você. Você acha que tem sabedoria suficiente para ajudar seus filhos a navegar por todas as minas terrestres e armadilhas da vida? Bem, um viva pra você! Você acha que tem visão suficiente para desvendar a complicada confusão relacional em que se encontra? Você acha que tem força suficiente para liderar algo em sua vida? Certo. Faça isso meu amigo. Terei uma cama em um quarto acolchoado esperando seu retorno. A realidade é que Deus constantemente  nos coloca em situações que estão muito além da nossa capacidade de suportar. Ele nos coloca bem no meio de circunstâncias desconcertantes e esmagadoras. Por que Deus faz isso? Para nos humilhar? Não. Para nos tornar dolorosamente conscientes de que não podemos sobreviver nesta vida separados Dele. Para destacar nossa dependência desesperada Dele. Deus nos despoja de nossa própria força para nos tornar totalmente dependentes de Sua força. Deus faz coisas incríveis quando paramos de confiar em nossas próprias habilidades e começamos a confiar Nele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a colocar as minhas forças na Sua dependência. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 15 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Como a mãe consola o filho, assim eu os consolarei.

-- Isaías 66:13A

REFLETINDO:

Em tempos de angústia, podemos adquirir o hábito de recorrer a Deus como último recurso. Comida, relacionamentos, trabalho e entretenimento, estas e outras formas de escapismo seduzem-nos com a falsa promessa de alívio. Mas quer nos deliciemos com doces ou com a navegação nas redes sociais, sempre nos sentiremos vazios e esgotados depois. Pior ainda, o problema que nos fez fugir ainda estará lá quando voltarmos. Alcançar Deus em vez das nossas distrações requer a dor de estar presente na nossa angústia, plenamente consciente da nossa necessidade profunda, procurando uma solução celestial em vez dos prazeres e diversões deste mundo. Deus lembra aos filhos de Israel que mesmo no espaço confuso e doloroso entre a promessa e o cumprimento, Ele nunca começa algo que não completa. Na luta de Israel para se tornar uma nação depois de anos de sofrimento e exílio, Deus não os abandonou. Em vez disso, Israel experimentou a Sua libertação de maneira extraordinária. Visto que somos filhos de Deus, a libertação prometida por Israel é estendida a nós, é um convite para nos voltarmos para Ele com plena confiança de que seremos consolados. Temos a certeza de que “Aquele que começou a boa obra entre [nós] a completará” e nos acompanhará até o fim.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que o Senhor, mesmo sendo o Deus Todo-Poderoso, não se esquece e nem abandona Seus filhos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 14 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Será que uma mãe pode esquecer-se do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!

-- Isaías 49:15

REFLETINDO:

Já pareceu que Deus se esqueceu de você? Você já se sentiu esquecido ou sem importância? Em épocas de sofrimento, é fácil pensar que Ele não vê nem se importa com o que estamos passando. Com Jerusalém destruída e a maioria dos seus habitantes enviados para o cativeiro babilônico, o povo de Israel também foi tentado a pensar que Deus os tinha esquecido. A passagem de hoje, contudo, desafia diretamente a suposição de que a dor e as dificuldades são indicações de Sua ausência. Depois de Deus reconhecer que Ele sabe tudo sobre o medo do abandono de Israel, Ele rebate afirmando Seu amor incondicional. Ele está tão próximo, atento e generoso como uma mãe com seu bebê que está amamentando. Para deixar este ponto claro para os israelitas apreensivos e cansados, Deus garantiu que os havia inscrito nas palmas de Suas mãos. Séculos mais tarde, Jesus Cristo foi pendurado numa cruz com pregos cravados nas mãos, provando que as palavras de Deus eram verdadeiras e que valemos mais para Ele do que poderíamos imaginar. Somos filhos inesquecíveis e amados de Deus. Como isso mudaria nossa vida diária e nosso relacionamento com nosso Pai celestial se vivêssemos seguros, sabendo que estamos sempre com Ele?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que o Senhor, mesmo sendo o Deus Todo-Poderoso, não se esquece e nem abandona Seus filhos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 13 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Depois de esperar pacientemente, Abraão recebeu o que foi prometido.

-- Hebreus 6:15

REFLETINDO:

Quando você estiver esperando em Deus, lembre-se de que está em boa companhia. Milhões de pessoas antes de você sentaram-se na sala de espera de Deus. Você não está sozinho! Na verdade, se você está na sala de espera agora, talvez esperando por um trabalho, uma resposta ou um resultado, há muitas pessoas ao seu redor que estão na mesma situação. Mas pense em Ana, que teve que esperar anos para ter o bebê que ela orava para que Deus lhe desse. Pense em José, que desde muito jovem teve a visão dada por Deus de ser um governante, mas passou 12 anos na prisão por um crime que não cometeu. Pense em Noé, que esperou 120 anos antes de chover. Pense em Davi, a quem foi dito que seria rei, mas depois foi enviado de volta ao pasto para pastorear durante anos antes de sequer ver o interior de um palácio. Sua espera pode parecer muito longa para você aguentar. Mas houve muitas pessoas fiéis ao longo da história que esperaram muito mais tempo do que você e ainda confiaram na bondade e nas promessas de Deus. Temos pressa. Mas Deus nunca está com pressa. Esperar é essencial para a sua fé, por isso Deus usará todo o tempo que for necessário para torná-lo a pessoa que Ele deseja que você seja.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que eu consiga ser paciente para esperar as Suas promessas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 9 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Orem constantemente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

-- 1 Tessalonicenses 5:17-18

REFLETINDO:

A oração é a forma como desenvolvemos um relacionamento próximo com Deus. Mas é comum que os cristãos tenham dúvidas sobre o seu poder e eficácia. Por exemplo, muitas pessoas perguntam: • Os planos de Deus falharão se eu não orar? Deus não é subserviente a nós ou dependente de nossas orações. O tempo que investimos em falar com Ele nos inclui no trabalho que Ele está fazendo em nossas vidas e no mundo, mas Ele continuará sem o nosso envolvimento. • A minha oração (ou a falta dela) impacta a obra de Deus ? As Escrituras indicam que a resposta a esta pergunta é sim e não. Há momentos em que o propósito de Deus é definido. Ele está no controle e determinou o melhor caminho. No Antigo Testamento, o Senhor muitas vezes profetizou o que Ele faria e depois fez com que esses eventos acontecessem. Em outros casos, o princípio que se aplica é: “Você não tem porque não pede” (Tiago 4:2). Há algumas coisas boas que Ele retém até que estendamos mãos em oração para recebê-las. Para nós, como cristãos, a oração tem um impacto tremendo, especialmente na nossa fé e na nossa vida. Deus ama ser bom para Seus filhos e ouvir às suas orações.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que privilégio nós temos em poder falar com o Senhor em oração. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 8 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Examinem-se para ver se sua fé é genuína. Testem-se. Certamente você sabe que Jesus Cristo está entre vocês; caso contrário, você falhou no teste da fé genuína.

-- 2 Coríntios 13:5

REFLETINDO:

A banda Milli Vanilli fez bastante sucesso na década de 1980. Mas então veio a revelação de que eles não faziam os vocais de suas próprias canções. E eles tiveram que enfrentar a música. Um dia todos nós estaremos diante do próprio Deus. E embora algumas pessoas possam ter feito um trabalho brilhante enganando os outros, elas terão que encarar a ‘‘música’’. Como cristãos, não deveríamos perder tempo nos preocupando com quem são essas pessoas. Em vez disso, precisamos ter certeza de que não somos fingidores. Jesus disse à igreja em Laodicéia que preferia que eles fossem quente ou frio, e não mornos, pois os vomitaria de Sua boca. Esta é uma imagem repulsiva. Jesus estava tentando deixar claro. Ele estava dizendo: “Quer saber? Não suporto pessoas mornas e fingidas.” Talvez você esteja fazendo um ‘‘bom show’’ agora. Você convenceu quase todo mundo. Sua família e seus amigos pensam que você é um cristão comprometido. Mas você está vivendo uma vida dupla e enganando a todos. Mas um dia o que está oculto será revelado. E você perceberá que a única pessoa que você estava enganando era você mesmo. Deus está lhe dando uma oportunidade de confessar tudo, de se acertar com Ele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minha vida e fé sejam genuínas para mim e todos a minha volta. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 7 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Aqueles que plantam em lágrimas colherão com gritos de alegria. Eles choram quando vão plantar suas sementes, mas cantam quando voltam com a colheita.

-- Salmos 126:5-6

REFLETINDO:

Você precisa plantar pela fé, não pelos seus sentimentos. Você acha que todos os dias um agricultor acorda animado para ir trabalhar na sua fazenda? Não. É um trabalho árduo! Mas se um agricultor só cultivasse as suas colheitas quando quisesse, pouco seria feito. Eles podem não querer acordar cedo. Eles podem não querer plantar e arrancar ervas daninhas, cultivar e colher. Mas eles fazem isso de qualquer maneira. Quantas vezes eu já tentei desistir de algo importante? Mas eu não vivo pelos meus sentimentos. Eu escolho viver pela fé. Às vezes eu planto quando estou cansado. Às vezes eu planto quando estou distraído. Às vezes eu planto quando estou estressado. Às vezes eu planto quando estou triste. E sigo em frente com fé, apesar dos meus sentimentos, esperando que Deus aja. Às vezes, Deus nos chamará para fazer um sacrifício, seja através do seu dinheiro, sim, mas também através do seu tempo, talento e talvez até mesmo da sua vida. Você pode sentir vontade de dizer: “Não estou com vontade”. Mas se você fizer isso, você poderá perder a bênção que Deus quer dar ao usá-lo. Você está no tempo de plantar ou no tempo de colher?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meus sentimentos não me traiam quando tiver que executar algo importante em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 6 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.

-- Neemias 2:17

REFLETINDO:

Navegar pela perda é um processo complexo. A jornada de Neemias desde o lamento dos muros destruídos de Jerusalém até à sua reconstrução, oferece-nos uma visão à medida que nos associamos a Deus para reconstruir os lugares destruídos da vida. Depois de lamentar a destruição dos muros de Jerusalém, Neemias pediu permissão ao Rei Artaxerxes para retornar à cidade e reconstruir sua muralha protetora. Fazer um balanço do que resta após a perda é um passo importante à medida que passamos da angústia a reconstrução. Pode ser difícil encontrar vislumbres de esperança ao examinarmos as ruínas da vida, sonhos ou relacionamentos desfeitos, mas nunca ficamos sem aquilo que mais importa: a presença de Deus. Neemias sabia que isso era verdade, e foi por isso que visitou Jerusalém para inspecionar seus muros e aprender o que era necessário para reparar os danos. Ao fazê-lo, orientou-se para a esperança, isto é, procurou o que poderia ser realizado com a ajuda de Deus. Assim como o Senhor fez com Neemias, Ele também nos convida a encarar os escombros da nossa vida com olhos de fé. Ousemos olhar além das nossas circunstâncias atuais em direção à alegria da restauração futura.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, nos ajude a reconstruir as áreas de nossas vidas que estão em ruínas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Fé é confiança naquilo que esperamos e segurança naquilo que não vemos.

-- Hebreus 11:1

REFLETINDO:

Fé é visualizar o futuro. É acreditar antes de ver. Como você verá o que está acontecendo em sua vida através dos olhos da fé? Muitos dizem: “Vou acreditar quando ver!” Deus diz o oposto: “Você verá quando acreditar pela primeira vez”. Há muitas coisas na vida que precisam ser acreditadas antes de serem vistas. Em 1961, a União Soviética enviou o primeiro cosmonauta ao espaço. Quando ele regressou à Terra declarou que tinha estado no espaço e não viu nenhum deus lá. Alguns meses depois, os EUA enviaram um astronauta ao espaço. Ele circulou a Terra três vezes, voltou e disse: “Eu vi Deus em todos os lugares! Eu vi sua glória na galáxia. Eu vi seu esplendor no universo.” Qual deles estava certo? Ambos. Jesus disse: “A menos que você nasça de novo, não poderá ver o Reino de Deus”. Antes que haja transformação espiritual em sua vida, você tem a mente muito restrita para ver a possibilidade do que Deus quer fazer em sua vida. É a fé que faz com que o cientista acredite que podemos colocar um homem na Lua. É a fé que leva um arquiteto a projetar um edifício porque, primeiro, ele acredita que isso pode ser feito. Você pode confiar nas promessas de Deus e na obra Dele em sua vida. Acredite no amor, no cuidado e na orientação de Deus ao enfrentar tudo o que Ele lhe deu. Acredite e você verá.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, aumente por favor minha pequena fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO:

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra inconstante.

-- Tiago 1:17

REFLETINDO:

Você já parou um momento para se maravilhar com a abundância de bênçãos em sua vida? O ar que você respira, o sol que aquece seu rosto e o amor da família e dos amigos são presentes tremendos. Tudo o que desfrutamos nos foi concedido gratuitamente por um Criador amoroso que nunca muda, que nunca nos dá motivos para dúvidas ou incertezas. Nossas vidas, por outro lado, estão em constante mudança e encontraremos momentos agradáveis ​​intercalados com períodos de dificuldades e tristezas. Felizmente, podemos sempre confiar em nosso Deus, cujas boas dádivas têm como objetivo nos lembrar de Sua natureza imutável. Mesmo quando enfrentamos a dor e a adversidade, podemos procurar o amor e a misericórdia do Pai na nossa vida, reconhecendo cada momento de respiração, cada relacionamento que desfrutamos e cada nascer do sol que testemunhamos como prova da Sua presença. Os dons de Deus são perfeitos e precisamente concebidos para nos sustentar de uma forma que preencha a nossa alma. Vamos recebê-los com o coração cheio de gratidão e falar deles como forma de testemunhar o Seu amor.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, sou grato por todas as bênçãos e benefícios que o Senhor tem feito para comigo. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 1 de maio de 2024

VERSÍCULO:

Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza.

-- 2 Coríntios 12:9B

REFLETINDO:

A graça é um presente que a maioria de nós não sabe como receber. Temos sido tão inundados pelos sistemas terrenos de dar e receber e de trabalhar e ganhar que a graça é um conceito que poucos compreendem plenamente. No entanto, é somente a graça que tem o poder de transformar vidas. Somente a graça tem o poder de trazer liberdade aos cativos. Somente pela graça somos salvos. Não poderia haver melhor uso do nosso tempo do que buscar de forma consistente e apaixonada uma maior revelação da graça de Deus. Liberte-se da escravidão de viver a vida com suas próprias forças. Livre-se das correntes do orgulho que o prendem a um estilo de vida de pecado e receba uma nova revelação do amor incondicional de Deus. Seu Pai celestial ama você simplesmente porque Ele ama você. Não há nada que você possa fazer que faça com que Ele te ame mais, e não há nada que você possa fazer que faça com que Ele te ame menos. Na graça de Deus vivemos pela Sua força. Ao reconhecermos a nossa necessidade da graça e da ajuda de Deus, vivemos pelo amor de Deus. Permita que Seu amor cheio de graça transforme seu coração hoje e o guie para uma vida de liberdade.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado Sua graça salvadora. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...