quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Marta, Marta, respondeu o Senhor, você está preocupada com muitas coisas, mas poucas coisas são necessárias, ou na verdade apenas uma. Maria escolheu o que é melhor e isso não lhe será tirado.

-- Lucas 10:41-42

REFLETINDO:

Neste Natal, considere fazer menos, não mais. Ao simplificar sua vida, você terá mais prazer, mais realização e menos estresse. Em uma das épocas mais movimentadas do ano, precisamos ter certeza de que estamos preenchendo nossos calendários, nossas mentes e corações com o que é importante e não com coisas triviais que nem terão importância em cinco anos, muito menos para eternidade. Um exemplo disso pode ser visto em Maria e Marta, que eram irmãs e amigas de Jesus. Um dia elas o convidaram para uma refeição em sua casa. Maria sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos. Marta estava ocupada se preocupando com a comida e certificando-se de que tudo estava no lugar. Isso não parece Natal? Você passa meses comprando presentes, decorando a casa, preparando as refeições. Então, quando chega o Natal, você percebe que estava tão ocupado com a preparação que não reservou tempo para Jesus. Maria sabia que havia uma coisa que valia a pena: conhecer o Filho de Deus. Nada mais terá importância na eternidade. Deus não colocou você na terra apenas para trabalhar e depois se aposentar. Ele quer que você O conheça.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as preocupações do dia a dia não venha sobrepor a melhor parte da vida que é conhecer ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Que o deserto e as suas cidades levantem a voz. . .  Deixe-os gritar do topo das montanhas.

-- Isaías 42:11

REFLETINDO:

Após o nascimento de um filho, os pais passam um tempo informando aos parentes e amigos sobre a boa notícia de que o bebê nasceu. E isso é fácil hoje com celulares e redes sociais disponíveis. Sempre que alguém tem boas notícias, deseja compartilhá-las com o maior número de pessoas possível. O profeta Isaías falou sobre o servo do Senhor que viria com fidelidade para trazer justiça e restauração. E na sua vinda, o povo é chamado a cantar um novo cântico de louvor, a sair e “elevar a voz” e “gritar desde o topo das montanhas”. No dia do nascimento de Jesus, o povo de Deus recebe a notícia do maior presente, o dom da salvação. Ao ouvirmos as boas novas de Jesus, respondemos com grande alegria, compartilhando-as onde quer que vamos. “Vá e conte-o no monte” nos chama a ouvir a boa notícia do nascimento de Jesus e a responder com gritos de alegria! Podemos sair e compartilhar esta notícia com todas as pessoas que possamos imaginar. Vá para o topo das montanhas e grite, compartilhe em todos os lugares! Essa é uma excelente notícia.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que possamos responder com pura alegria à notícia do nascimento de Jesus, compartilhando-a onde quer que formos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Mas contigo está o perdão, para que possamos, com reverência, servir-te.

-- Salmos 130:4

REFLETINDO:

Salmos 130 é um lembrete poderoso de nossa fragilidade. Clamamos das profundezas: “Se tu, Senhor, mantivesses um registro dos pecados, Senhor, quem poderia subsistir?” Mas há também o poderoso lembrete de que com o Senhor há perdão para que possamos servi-lo. Um criança que nasce em um estábulo emprestado, nos leva a refletir como Jesus, nosso Salvador, passou de uma infância com dificuldade, depois vive uma traição e morte na cruz, Sua vitória sobre a sepultura, Sua ascensão ao céu e Sua vinda novamente. Ao celebrarmos a primeira vinda de Cristo, somos lembrados de que estamos aguardando a Sua segunda vinda. Vivemos na expectativa dessa salvação de Deus. Cristo já pagou pelos nossos pecados e recebemos uma nova vida; mas neste mundo ainda enfrentamos pecado e sofrimento, e o reino de Deus ainda não foi plenamente realizado. Esperamos com grande expectativa pela volta de Cristo. Como diz o salmista, “esperamos no Senhor mais do que os vigias esperam pela manhã”. E enquanto esperamos, também somos incentivados a “colocar nossa esperança no Senhor, pois com o Senhor está o amor infalível e com Ele está a plena redenção”.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que possamos colocar nossa esperança em você, pois sabemos que em você encontramos amor infalível e redenção total. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Nele estava a vida, e essa vida era a luz de toda a humanidade. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a venceram.

-- João 1:4-5

REFLETINDO:

Há um contraste entre as ruas escuras de Belém e a luz eterna. O mundo em que Jesus nasceu estava cheio das trevas do pecado e do mal. Até a vinda de Jesus, não havia esperança de que alguém saísse daquela escuridão. Mas num momento significativo a luz do mundo surge no nascimento de um bebê. Naquela criança ‘‘as esperanças e os medos de todos os anos se encontram em Ti nesta noite’’. No nascimento de Jesus temos a esperança de sair das trevas do mundo. Por causa de Jesus, podemos deixar para trás as trevas do pecado e começar uma nova vida. Como o próprio Jesus diz em João 8:12: “Quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” Precisamos pedir a Jesus para trazer luz em todas áreas de nossas vidas que ainda estão obscurecidas pelo pecado. Neste período do Natal, é uma excelente oportunidade para estarmos sensíveis não somente para celebrar o nascimento de Jesus, mas também para pedir a Ele que nasça na escuridão dos nossos corações orgulhosos. Que a luz de Cristo brilhe em nós!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que a luz de Jesus encontre a dureza e escuridão do meu coração e traga essa luz para brilhar por toda a eternidade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações.

-- 1 Pedro 1:6

REFLETINDO:

Algumas pessoas têm uma ideia errada sobre a vida cristã. Uma vez que se tornem crentes, eles esperam uma navegação tranquila. No entanto, Jesus deixou claro que todos enfrentaremos problemas. Sua própria vida não foi exceção, Ele suportou falsas acusações, rejeição, traição e separação de Seu Pai. Como Seus seguidores, nós também podemos esperar dificuldades. Alguns problemas surgem da natureza decaída do mundo, enquanto outros resultam da guerra espiritual. E podemos causar nossa própria dor de cabeça por causa da das nossas escolhas. Há também outra possibilidade: às vezes, o próprio Deus traz provações. Embora seja difícil aceitar isso, o Senhor nunca permite dificuldades a menos que tenha um propósito. E Ele sempre nos dá forças para suportar. Que provações você está enfrentando? Jesus entende a sua dor e deseja ser Aquele a quem você se apega nos bons e nos maus momentos. Você pode optar por procurar conforto em outro lugar ou pode usar suas dificuldades como uma oportunidade para se conectar com Deus.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as provações e dificuldades que enfrento possam me aproximar mais e mais do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Vejam que grande amor o Pai nos derramou, para que fôssemos chamados filhos de Deus! E isso é o que somos!

-- 1 João 3:1

REFLETINDO:

Estamos vivendo tempos estressantes. Mais do que nunca, precisamos aprender a ser resilientes para que possamos fazer o que Deus nos chamou para fazer. É por isso que o primeiro passo para ser resiliente é lembrar o quanto Deus ama você. Esse é o antídoto para o estresse! Parte do cumprimento do nosso propósito é nos tornarmos mais semelhantes a Jesus. Saber e lembrar que Deus tem amor incondicional, contínuo e sem fim por você, assim como teve por Jesus, é o alicerce de uma vida resiliente. Compreender o quanto Deus o ama é a base da sua segurança pessoal. Se você não está convencido de que Deus o ama em todos os momentos, incondicional e completamente, então você será uma presa fácil para a desaprovação de outras pessoas. Mas quando você está seguro de quem você é como filho de Deus, quando você entende e aceita o que Deus sente por você, então você pode enfrentar momentos difíceis com confiança e menos estresse. Quando você precisar ser lembrado do quanto Deus o ama, basta olhar para a Sua Palavra: Vejam que grande amor o Pai nos derramou, para que fôssemos chamados filhos de Deus! E isso é o que somos!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado sempre por Seu amor derramado em nossos corações. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte.

-- Mateus 5:14

REFLETINDO:

Se você não tiver certeza de quem você é, poderá ser manipulado e moldado pelas pressões e pessoas ao seu redor e isso leva ao estresse. Nossa cultura está tentando encaixá-lo em seus moldes. Quando você tem uma identidade confusa e pouco clara, quando você não sabe quem você é, isso o torna mais vulnerável à influência da cultura. Até que você estabeleça em sua mente que Deus o ama e que você é um filho de Deus, você estará sujeito ao estresse. Jesus nunca teve dúvidas sobre sua identidade. Várias vezes Ele declarou quem Ele era. Eu sou a Luz do mundo. Eu sou o caminho... Eu sou o pão da vida. Jesus deixou claro que sabia exatamente quem Ele era. Quando você depende da opinião de outras pessoas para validação, você não consegue ser resiliente ao estresse. Porque se você não sabe quem você é, outras pessoas decidirão por você. Você percebe o quanto você é especial? Não por causa do que outras pessoas dizem, mas por causa do que Deus diz. Não há ninguém no mundo como você. Você deve aceitar a verdade sobre você: seus pontos fortes, suas limitações e fraquezas. Deus criou você com todas essas coisas e lhe deu tudo que você precisa para fazer a vontade Dele. Ao aceitar isso, você estará seguro de sua identidade e muito menos estressado.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por mostrar quem eu sou de verdade Que as pressões e circunstâncias não me moldem, mas o Senhor seja Aquele que irá me ajudar a descobrir quem eu sou de verdade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Portanto, sejam pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor. O agricultor espera pelos preciosos produtos da terra, com paciência, até que cheguem as primeiras e as últimas chuvas.

-- Tiago 5:7

REFLETINDO:

Ninguém gosta de esperar, mas fazer isso costuma ser o curso de ação mais sábio para as escolhas cotidianas, bem como para as escolhas maiores e mais importantes. Desenvolver um espírito paciente também é essencial quando se trata de viver a vida cristã. Felizmente, temos inúmeros exemplos tanto nas Escrituras como ao longo da história da igreja que podem ajudar-nos a cultivar um espírito de perseverança na nossa própria vida. O apóstolo Tiago encoraja os cristãos com uma metáfora agrícola que muitos deles teriam compreendido bem: as chuvas precoces e tardias. No Médio Oriente, a água é escassa, por isso os agricultores devem planear o seu trabalho em conformidade. Algumas plantam em outubro e novembro, depois que as primeiras chuvas amoleceram o solo. Depois colhem em Abril e Maio, depois das chuvas posteriores terem levado as colheitas à máxima qualidade. Entretanto, a única coisa que os agricultores podem fazer é esperar, confiando que as colheitas irão florescer. Às vezes, a mesma coisa se aplica à nossa vida. Exortando-nos a permanecer fortes, Tiago nos lembra dos profetas e de Jó, todos eles suportaram dificuldades e experimentaram a libertação de Deus no final. Vale a pena seguir o exemplo deles porque, como prometem as Escrituras: “No devido tempo colheremos, se não nos cansarmos”.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ensina-nos a ter um coração paciente para as colheitas de nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

-- João 1:29

REFLETINDO:

Que presente temos na época do Natal. O próprio Deus se encarnou e habitou entre nós para que pudéssemos encontrar Nele um relacionamento eterno. Sua vinda serve como um lembrete contínuo de Sua graça e busca por nós que estamos perdidos sem Ele. É impossível separar o nascimento de Cristo do propósito de Sua vinda. Ao dedicarmos tempo para olhar para o coração de um Deus que sacrificaria a sua própria vida para que pudéssemos encontrar vida através Dele, vamos abrir os nossos corações para receber um novo encontro com o Seu amor real e disponível. A vinda de Jesus foi inteiramente uma decisão motivada pelo amor. Tão grande é a profundidade do Seu amor pela coroa rebelde da criação que Ele próprio se tornou homem para viver a vida que nenhum de nós jamais poderia. Tão grande é o Seu afeto por nós que Ele aceitou a dor e a vergonha que nos eram devidas e ofereceu a Sua vida como resgate pela nossa. Verdadeiramente não há amor maior do que o sacrifício do nosso Rei. Você já parou para se maravilhar com o quão longe Ele irá para ter o seu coração? Que possamos dar-lhe a adoração e o louvor que Ele merece. E que esta época de Natal mude as nossas vidas para sempre, à medida que respondemos à busca contínua do nosso amoroso Deus, oferecendo-lhe os nossos corações em troca.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por ter se colocado em meu lugar naquela cruz. Obrigado por Sua graça e amor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

VERSÍCULO:

Você não será entregue a eles se obedecer ao Senhor. Sua vida será poupada, e tudo lhe irá bem.

-- Jeremias 38:20

REFLETINDO:

O profeta Jeremias, preso por suas terríveis profecias e mantido em cadeias, disse ao rei de Judá exatamente o que aconteceria com Jerusalém. “Obedeça ao Senhor fazendo o que eu lhe digo”, disse ele ao rei Zedequias. A não rendição ao exército que cerca a cidade só pioraria as coisas. “Todas as suas esposas e filhos serão levados aos babilônios”, advertiu Jeremias. “Tu mesmo não escaparás das mãos deles”. Zedequias falhou em agir de acordo com essa verdade. Por fim, os babilônios capturaram o rei, mataram todos os seus filhos e queimaram a cidade. De certa forma, todo ser humano enfrenta o dilema de Zedequias. Estamos presos dentro dos muros de nossas próprias vidas de pecado e escolhas erradas. Muitas vezes, pioramos as coisas ao evitarmos aqueles que nos dizem a verdade sobre nós mesmos. Tudo o que precisamos fazer é nos render à vontade Daquele que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Obedecer a Deus e Seus mandamentos nos pouparão de muitas dificuldades e aflições nesta vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai compassivo, por favor, perdoe-me pelo orgulho que me afasta de Ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Combati o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel.

-- 2 Timóteo 4:7

REFLETINDO:

Deus promete um plano para nós que é mais do que podemos pedir ou imaginar. Caminhar pelo caminho de casa até Ele exige que ultrapassemos nossos limites. Podemos realizar feitos milagrosos em Cristo Jesus se estivermos dispostos a competir com a voz dentro de nós, que nos implora para sairmos e permanecermos seguros. As épocas difíceis da vida muitas vezes nos surpreendem quando estamos menos preparados. Assim como um atleta pratica diariamente, nossas mentes e corações exigem uma rotina diária de trabalhar os músculos da nossa fé. Ler a Bíblia todos os dias e buscar o Senhor em oração são alicerces essenciais para uma fé forte que pode resistir aos dias difíceis. Cristo veio a terra e morreu na cruz para que tivéssemos vida plena. Mas dá trabalho. Exige que caminhemos em direção a Ele todos os dias e nos afastemos dos padrões do mundo, que contêm buscas e promessas vazias. Há uma batalha travada diariamente entre o bem e o mal que pretende nos roubar, matar e destruir. Quer gostemos de competição ou não, é imperativo, como Paulo pregou, fazer tudo com o melhor esforço que pudermos, para a glória de Deus.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, este é o dia que você fez; nos regozijaremos e nos alegraremos com isso. Suas misericórdias são novas a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade! Obrigado por nos conectar a Ti diariamente através do sacrifício que Jesus fez por nós na cruz. Através Dele, somos capazes de compreender as Escrituras e lembrar do encorajamento e da sabedoria que o Senhor nos dá nos momentos em que mais precisamos. Equipe-nos para a corrida que você nos projetou para correr. Ajude-nos a permanecer humildes, motivados e trabalhadores em tudo o que fazemos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

E isso tudo é apenas a borda das suas obras! Um suave sussurro é o que ouvimos Dele. Mas quem poderá compreender o trovão do seu poder?

-- Jó 26:14

REFLETINDO:

Jó ouviu o sussurro de uma mensagem quando sua vida estava cheia de barulho e da tragédia de perder quase tudo. Seus amigos tagarelavam suas opiniões, seus próprios pensamentos tropeçavam incessantemente e os problemas invadiam todos os aspectos de sua existência. Ainda assim, a majestade da natureza falou-lhe suavemente sobre o poder divino de Deus. O esplendor dos céus, o mistério da terra suspenso no espaço e a estabilidade do horizonte lembraram a Jó que o mundo estava na palma da mão de Deus. Até mesmo um mar agitado e uma atmosfera estrondosa o levaram a dizer: ‘‘E isso tudo é apenas a borda das suas obras! Um suave sussurro é o que ouvimos Dele. Mas quem poderá compreender o trovão do seu poder?’’ Se as maravilhas do mundo representam apenas um fragmento das capacidades de Deus, é claro que o Seu poder excede a nossa capacidade de compreendê-lo. Em tempos de quebrantamento, isso nos dá esperança. Deus pode fazer qualquer coisa, inclusive o que fez por Jó ao sustentá-lo durante o sofrimento. Deus pode está sussurrando em seus ouvidos, fique atento!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quando meus problemas parecerem grandes, ajude-me a lembrar que o Senhor é maior e que nada é impossível para Ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 28 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Portanto, visto que temos ao nosso redor uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos também todo embaraço e o pecado que tão facilmente nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta.

-- Hebreus 12:1

REFLETINDO:

Os corredores de uma maratona seguem um percurso claramente marcado. Mas suponhamos que um dos atletas decida seguir seu próprio caminho. Ele ainda corre 42 quilômetros e marca sua linha de chegada no mesmo local da linha oficial, mas percorre bairros com menos morros e parques menos movimentados. Seu plano lhe parece excelente, mas quando cruzar a linha de chegada não haverá medalha ou fita esperando. Isso parece bobo, certo? Mas fazemos a mesma coisa quando decidimos o rumo da nossa vida, em vez de correr a corrida que Deus estabelece. Ao nos submetermos à Sua vontade, fazendo o que Ele diz e indo aonde Ele nos guia, permanecemos no caminho certo. Para os cristãos, a “linha de chegada” – o céu – é a mesma, quer corramos a corrida do jeito de Deus ou do nosso próprio jeito. Porém, a diferença é o que temos para mostrar para o nosso tempo na terra. Independentemente de quão grandioso seja o legado que alguém deixe, as únicas ações verdadeiramente duradouras e valiosas são aquelas feitas para o Senhor e no poder do Seu Espírito. Corra a corrida que lhe está proposta e termine bem.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a correr exatamente o percurso traçado pelo Senhor em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não trema nem tenha medo, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar.

-- Josué 1:9

REFLETINDO:

Quando Deus o encarregou de liderar os israelitas para a Terra Prometida, Josué estava plenamente consciente de quão assustadora era a tarefa que tinha pela frente. No entanto, ele estava determinado a obedecer a Deus, não importa o que acontecesse. Quaisquer que fossem as dúvidas e os medos que o jovem enfrentava no coração e na mente, ele finalmente assumiu o manto da liderança com coragem. Ele colocou sua fé em Deus, que nunca decepcionou o povo. E Josué esperava plenamente que o Senhor fosse fiel à Sua palavra novamente. Qualquer que seja o desafio que você enfrente, Deus lhe diz as mesmas palavras que Ele falou amorosamente ao Seu servo na passagem de hoje: “Seja forte e muito corajoso”. A bravura de Josué baseou-se em anos vendo a fidelidade de Deus. Quer você seja cristão há cinco minutos ou há 50 anos, você pode ter a mesma confiança. O Senhor é suficiente para atender às suas necessidades. Ele é o seu “refúgio e fortaleza, um socorro pronto na angústia”. Confie sempre Nele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração esteja fortalecido pelo Senhor para enfrentar os desafios que irei enfrentar. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Aproveite ao máximo todas as oportunidades nestes dias difíceis.

-- Efésios 5:16

REFLETINDO:

Pode parecer que os 365 dias que você recebe a cada ano não são tempo suficiente para fazer tudo o que deseja. Na verdade, você provavelmente sente que não há minutos suficientes neste dia para realizar o que acha que precisa fazer. Mas aqui está a boa notícia: Deus não espera que você faça tudo. Ele lhe deu tempo suficiente para fazer tudo o que Ele quer que você faça, tudo o que Ele planejou e propôs que você fizesse. Por isso é importante que você estabeleça metas. As metas ajudam você a focar sua vida. Muitas pessoas não conseguem diferenciar entre “urgente” e “importante”. O que parece urgente quase nunca é o que é importante. Reservamos nosso tempo com a família, nosso tempo com Deus e nosso tempo com os amigos para assuntos urgentes que raramente importam por muito tempo. As metas são como você se concentra e cria o tipo de vida que persegue o que é importante, em vez do que parece urgente. As metas concentram sua energia e ajudam a trazer saúde e equilíbrio à sua vida. Aproveite ao máximo sua vida estabelecendo algumas metas. Não desperdice mais um ano com o urgente e não com o importante.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a discernir em minha vida tudo aquilo que é importante. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Minha graça é suficiente para você, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

-- 2 Coríntios 12:9

REFLETINDO:

O apóstolo Paulo escreveu estas palavras à igreja de Corinto. Suportando um período em que estava sobrecarregado por lutas pessoais. Paulo implorou a Deus que removesse o que ele descreveu como “um espinho na minha carne”. Sua aflição pode ter sido uma enfermidade ou uma oposição espiritual. Tal como Jesus no jardim na noite anterior à Sua crucificação (Lucas 22:39-44), Paulo pediu repetidamente a Deus que removesse o seu sofrimento. O Espírito Santo respondeu assegurando-lhe que Ele lhe daria a força necessária. Paulo aprendeu: “Quando estou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:10). Oh, os espinhos que experimentamos nesta vida! Como um pássaro reunindo forças para a jornada que temos pela frente, podemos reunir a força de Deus para o que estamos enfrentando. Em Sua força, encontramos a nossa. Quando aprendemos que a graça de Deus nos é suficiente, podemos descansar e nos ancorar Nele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua graça abundante em nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Faraó chamou Moisés e Arão. Tudo bem! Vá em frente e ofereça sacrifícios ao seu Deus, disse ele. Mas faça isso aqui nesta terra.

-- Êxodo 8:25

REFLETINDO:

Faraó cedeu. Ele queria que as pragas parassem. Ele pediu a Moisés que os sacrifícios a Deus, fossem feitos no Egito. Ao observarmos Faraó tentando manipular Moisés, vemos uma imagem de como o diabo tenta nos manipular. Esta é a sua anatomia. O que Deus disse a Moisés e Arão para fazerem? Ele lhes disse para colocarem uma distância de três dias entre o Egito e eles próprios e então oferecerem sacrifícios a Ele (Êxodo 3:18). Mas Faraó disse-lhes que poderiam ir e oferecer os seus sacrifícios no Egito. Faraó estava tentando forçá-los a fazer algumas concessões. Ele estava dizendo: “Se você não quer adorar os deuses do Egito e tem que adorar o seu Deus, então vá em frente. Só não vá muito longe. Fique por perto." Talvez você já tenha visto esse truque antes, talvez até em sua própria vida. Depois que você entrega sua vida a Cristo, o diabo diz: “Eu não queria que você fizesse isso, mas admito que você passou para o outro lado. Vamos fazer um acordo. Não fique muito radical. Ainda podemos nos divertir um pouco juntos! Você não precisa desistir do seu antigo estilo de vida. Vá em frente, mas não vá muito longe. Você não precisa acreditar em tudo isso.” Quais concessões você tem feito neste tempo?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, perdoe-me por inúmeras vezes dar ouvidos as concessões em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

-- Salmos 23:1

REFLETINDO:

Certa vez, um repórter perguntou a John Rockefeller, o primeiro bilionário americano: “Quanto é suficiente?” Ele respondeu: “Só mais um pouquinho”. Embora poucos de nós tenham os recursos dos bilionários, enfrentamos a mesma questão. Nosso mundo está obcecado em conseguir, gastar e fazer mais. Mas na raiz de uma resposta como a de Rockefeller está um mal-entendido sobre quem nos sustenta. Davi entendeu que Deus era seu provedor. Em outras palavras, por pertencer ao Senhor, ele foi capaz de experimentar uma vida sem falta. Podemos pensar sobre isso de duas maneiras. Primeiro, podemos esperar que Deus nos dê tudo o que achamos que merecemos. E quando não entendemos, procuramos alguém pra culpar. Ou, como Jesus explicou, há uma segunda e melhor abordagem: receber com gratidão o que Deus providenciou e permitir que Ele mude nosso coração. Dessa forma, até as nossas necessidades são governadas pela nossa submissão a Ele. Ao ler o Salmo 23 devemos nos lembrar imediatamente de João 10:11, onde Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” A verdade transformadora do evangelho é que temos mais do que o suficiente porque Jesus nos deu a Si mesmo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que no nosso coração e em nossa vida o Senhor seja sempre suficiente para nós. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Não tenha medo, pois eu o resgatei. Eu te chamei pelo nome; você é meu.

-- Isaías 43:1B

REFLETINDO:

Você já se perguntou como é que Deus se sente quando oramos? Deus realmente sabe quem é quem quando O chamamos? Com tantas pessoas no mundo e tantas orações sendo feitas ao mesmo tempo, é realmente possível que Deus consiga nos diferenciar? Isaías 43:1 nos lembra de que Deus nos ama íntima e pessoalmente. Deus nos diz: “Eu te chamei pelo nome; você é meu." O profeta falou estas palavras sobre Israel e, como Filhos de Deus hoje, elas também são destinadas a nós. Este terno versículo fala do Único Deus Verdadeiro que nos criou, nos formou e nos resgatou. Nunca precisamos temer ficar sem rosto ou sem voz quando clamamos a Ele. Quando você ou eu chamamos algo de “meu”, estamos nos apegando a isso. Nós o reivindicamos, reconhecemos e assumimos cuidado e responsabilidade por ele. Num mundo pecaminoso, as pessoas quebrantadas nem sempre acertam. Mas podemos ter certeza de que quando Deus diz “meu”, é uma promessa duradoura. Somos muito importantes para o Senhor, e suas orações também.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado e gratidão sempre por ser chamado de Seu filho. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Agora quero que saibam, irmãos, que minhas circunstâncias resultaram em um maior progresso do evangelho.

-- Filipenses 1:12

REFLETINDO:

Se você pudesse mudar suas circunstâncias atuais, você mudaria? A maioria de nós diria que sim. Mesmo que vivamos em condições pacíficas e confortáveis, podemos sempre imaginar uma vida melhor. E aqueles de nós que enfrentamos situações difíceis ansiamos por ver o fardo retirado. Mas, como todos sabemos, existem algumas circunstâncias sobre as quais não temos controle. Não podemos sair, então nossa única opção é passar por elas. Como cristãos é importante lembrarmo-nos: estamos onde Deus nos quer, porque a Sua soberania governa todas as nossas situações em todos os momentos. Vejamos Paulo. Ele estava em uma prisão romana, acorrentado a um guarda depois de um ministério frutífero de compartilhar o evangelho. Mas mesmo que o Senhor o tenha colocado em circunstâncias difíceis, a Sua obra em Paulo e através de Paulo não parou. Um aspecto negativo da vida do apóstolo – ser acorrentado a um carcereiro – acabou por ser o meio que Deus usou para transmitir o evangelho a toda a guarda pretoriana e à casa de César. O Deus soberano que usou as circunstâncias de Paulo para Seus bons propósitos pode fazer o mesmo com os Seus. Mas, como Paulo, você pode ter que passar por isso confiando que o Senhor irá confortá-lo e fortalecê-lo para perseverar e, sim, até mesmo se alegrar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as circunstâncias que estamos passando possam glorificar o Senhor com nossas atitudes. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 14 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.

-- João 15:13

REFLETINDO:

Músicas pop, filmes e livros moldam a maneira como pensamos sobre o amor. Atração, emoção, romance e sentimento determinam como esperamos que seja. Mas quando Jesus disse aos Seus seguidores que eles deveriam amar como Ele ama, Ele não estava falando sobre o que encontramos na cultura popular. Jesus deu-lhes a imagem definitiva do amor abnegado: uma pessoa que dá a vida por um amigo. O tipo ao qual Ele se referia parece muito mais com o serviço sacrificial de um cuidador trocando a fralda suja de um adulto. Parece uma família abrindo sua casa para receber filhos adotivos. Ou como uma mulher que intercede em oração pela sua filha pródiga. O amor sacrificial é humildemente oferecido por incontáveis ​​heróis modernos da fé todos os dias, enquanto eles entregam suas esperanças e sonhos para atender às necessidades dos  desamparados entre nós. Os deliciosos sentimentos de “estar apaixonado” são primos distantes da ação de doação a que Jesus se referia. E devemos lembrar que quando Ele pronunciou as palavras da passagem de hoje, Ele estava a poucas horas de entregar Sua vida inocente por cada um de nós, aqueles que Ele ama.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Jesus e Seu sacrifício de amor por todos nós. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

-- Provérbios 4:23

REFLETINDO:

O coração é o lugar onde residem emoções e desejos. A Escritura nos instrui a guardar nosso coração com diligência, colocando um destaque especial na importância desse cuidado. O ato de guardar o coração vai além de proteger-nos de influências externas. Envolve uma atenção ativa ao que permitimos entrar em nossas mentes e corações. Como cristãos, somos chamados a discernir e filtrar as mensagens, pensamentos e emoções que nos rodeiam, escolhendo aquilo que alimenta nossa fé e nos aproxima de Deus. A ênfase em "sobre tudo que se deve" nos lembra de que a proteção do coração deve ser uma prioridade máxima em nossas vidas. Ao priorizarmos o cuidado do nosso coração, estamos investindo na fonte de nossa vida espiritual. O coração é a fonte de nossas ações, palavras e atitudes. O que cultivamos em nossos corações naturalmente se manifesta em nossa vida diária. Se alimentarmos nosso coração com a verdade e a esperança de Deus, veremos frutos de amor, paz e justiça fluindo de nós. Por outro lado, se permitirmos que o mal e as influências negativas ocupem nosso coração, colheremos frutos amargos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-nos a guardar nossos corações com diligência. Que possamos ser conscientes das influências ao nosso redor e escolher aquilo que nos aproxima de Ti. Que a Tua Palavra e o Teu amor sejam a fonte que alimenta nosso coração, para que possamos manifestar frutos dignos do Teu reino. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Os humildes viram isso e estão felizes; Você que busca a Deus, deixe seu coração reviver.

-- Salmos 69:32

REFLETINDO:

Quando Davi escreveu o Salmo 69, sua vida não estava indo bem. Ele estava em grande perigo enquanto adversários implacáveis ​​o perseguiam. Seu cântico não filtrado diante do Senhor incluía tanto um lamento sobre sua difícil situação quanto um chamado por justiça divina contra seus inimigos. Mas à medida que Davi continuou a abrir o seu coração a Deus, o tom da sua oração começou a mudar. Antes de o salmo terminar, suas palavras expressavam gratidão. Davi tinha certeza de que Deus o viu e ouviu, e reconheceu que a gratidão por tais coisas é de grande valor para o Senhor. As ações de graças são ainda melhores do que o sacrifício material aos olhos do Senhor. Pode ser difícil imaginar que Deus possa ficar mais satisfeito com as ofertas do nosso coração do que com as dádivas que fluem das nossas finanças. Mas as palavras de Davi lembram-nos que a economia de Deus não é como a nossa. O verdadeiro valor das coisas tangíveis que oferecemos a Ele, sejam bens materiais, tempo ou talento, só tem valor como expressão externa do que está em nosso coração. Na verdade, a gratidão é a razão dos outros presentes que apresentamos ao nosso Pai celestial.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por estar conosco todos os dias. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

VERSÍCULO:

Chama-me e eu te responderei, e te contarei coisas grandes e ocultas que você não conhece.

-- Jeremias 33:3

REFLETINDO:

Uma das verdades mais escandalosas do evangelho é que o nosso Criador deseja ser encontrado pela sua criação. Deus anseia por se encontrar conosco. Seu maior desejo é o relacionamento conosco. Não consigo entender por que Deus, em toda a sua santidade e bondade, se torna disponível para nós, mas essa é a poderosa verdade das Escrituras. Deus está perseguindo cada um de nós com o seu amor incansável, procurando aqueles que possam responder ao seu convite aberto, abrindo-lhe a porta dos seus corações. A minha oração é que, em resposta ao desejo de Deus de se encontrar com o seu povo, sejamos aqueles que dizem sim a centrar as nossas vidas na sua proximidade. Viva na plenitude do relacionamento disponível para você no Espírito Santo. Que você ouça a voz amorosa e próxima do Espírito Santo ao longo do seu dia, ao abrir seu coração para Ele. Que sua vida seja marcada pela realidade da presença e do amor de Deus. Que o seu dia seja repleto de conversas contínuas com o seu amoroso e presente Pai celestial.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por estar conosco todos os dias. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 31 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Vigiem para que ninguém seja imoral ou profano, como Esaú, que trocou seus direitos como filho mais velho por uma simples refeição. Como vocês sabem, mais tarde, quando ele quis a bênção do pai, foi rejeitado. Era tarde para que houvesse arrependimento, embora ele tivesse implorado com lágrimas.

-- Hebreus 12:16-17

REFLETINDO:

Mesmo as escolhas mais banais que fazemos todos os dias são capazes de impactar nossa vida. Vejamos três atitudes que podem levar a sacrificar o que vale a pena por algo que não vale: 1) Permitir que o apetite nos governe. Todos nós precisamos de comida, companhia e sono. Embora nossos desejos por eles sejam naturais e dados por Deus, eles podem se tornar a força motriz de nossa vida se não tomarmos cuidado. 2) Estar cego para o que é valioso. As prioridades do Senhor são contrárias ao que o mundo considera importante. A menos que guardemos nosso coração, podemos ser atraídos por atividades sem valor duradouro. 3) Deixar de considerar as consequências. Eva não contemplou o que poderia acontecer se ela comesse o fruto proibido; ela se concentrou no benefício de curto prazo. Como é fácil tomar uma decisão precipitada porque o retorno imediato parece bom. O Senhor quer que façamos uma pausa e oremos sobre os possíveis resultados de nossas ações. Que decisões você está enfrentando? Em espírito de oração, considere o que o motiva e, antes de fazer escolhas, pense nos efeitos potenciais de suas ações.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as nossas escolhas estejam de acordo com a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 30 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.

-- Gênesis 25:34

REFLETINDO:

Todos nós conhecemos a frase “Você colhe o que planta”. Esaú aprendeu essa verdade da maneira mais difícil. Faminto, ele voltou da caça e pediu um pouco do ensopado que seu irmão preparou. Aproveitando a situação, Jacó concordou em troca do direito da primogenitura. Nos tempos bíblicos, o primogênito gozava de privilégios especiais, que incluíam autoridade sobre os irmãos mais novos, uma parcela dupla da herança e ser o líder espiritual da família. Mesmo assim, Esaú, trocou seu direito de primogenitura pelo jantar. Depois ele ficou triste ao perceber o que estava perdendo, mas já era tarde demais. Assim como Esaú, todos nós enfrentamos escolhas críticas. E embora Deus perdoe, as consequências permanecem. Portanto, devemos aprender a escolher sabiamente. Devemos levar a sério dois avisos desta história. Primeiro: para podermos determinar nossas melhores opções, devemos esperar até estarmos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente estáveis. Segundo: muitas vezes é importante adiar a escolha. Embora nossos desejos humanos às vezes pareçam esmagadores, devemos esperar em oração pelo tempo de Deus. Pense nos anseios que você tem. Ore por sabedoria e paciência para que você possa tomar decisões piedosas em momentos críticos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as nossas escolhas estejam de acordo com a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

O Senhor me ungiu... Para conceder-lhes uma coroa de beleza em vez de cinzas.

-- Isaías 61:1,3

REFLETINDO:

Quem já presenciou um incêndio sabe o quanto é doloroso e difícil. No final só restam escombros e cinzas. Não há sombra de alegria nas cinzas. Muitas pessoas até tentam buscar coisas preciosas nas cinzas, e muitas não tem sucesso. O profeta Isaías escreveu pesarosamente sobre a iminente destruição de Jerusalém, que seria arrasada. Da mesma forma, há momentos em que sentimos que a vida que construímos foi reduzida a cinzas. Sentimos que não temos mais nada, emocional e espiritualmente. Mas Isaías oferece esperança: “Ele (Deus) enviou-me para curar os quebrantados de coração... para consolar todos os que choram” (Isaías 61:1–2). Deus converte a nossa tragédia em glória: “Ele lhes dará uma coroa de beleza em vez de cinzas”. Ele promete “reconstruir as ruínas antigas e restaurar os lugares há muito devastado”. No nosso desespero muitas vezes ainda tentamos remover as cinzas na esperança de encontrar algo em nossas vidas que está perdido. No nosso desespero, Deus enfia a mão nas nossas cinzas e tira de lá aquilo que é verdadeiramente precioso. Você.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, nos ajude a encontrar aquilo que foi perdido de bom em nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Então Jesus disse ao oficial romano: Volte para casa. Tal como você creu, assim acontecerá. E o jovem servo foi curado na mesma hora.

-- Mateus 8:13

REFLETINDO:

Após o Sermão da Montanha, Jesus voltou para Cafarnaum. Ali, um centurião romano aproximou-se Dele com um apelo em nome de um servo que estava enfermo. O Senhor se ofereceu para ir com o oficial e curar o servo. Este foi um gesto incrível, já que os judeus consideravam a casa de um romano proibida. Na verdade, alguns teriam desaprovado Jesus, mesmo conversando com um soldado romano. Mas a resposta do centurião também foi incrível. Ele disse que não era digno da companhia de Jesus, mas sabia que a “palavra” do Messias seria suficiente. Esta é a essência da fé: confiar no que o Senhor promete. Em algumas situações, devemos acreditar no que Ele diz, apesar das evidências contrárias; outras vezes, devemos confiar enquanto ainda esperamos saber alguma coisa. Muitas vezes queremos provas, algum sinal de que o Senhor fará o que pedimos. Mas o Deus amoroso a quem servimos é fiel à Sua palavra. A fé nos capacita a prestar atenção em Jesus e confiar que Ele cumprirá Suas promessas, não importa o que vejamos agora.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajuda-me na minha pequena fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Os reis da terra se preparam para a batalha; os governantes conspiram juntos, contra o Senhor e contra seu ungido.

-- Salmos 2:2

REFLETINDO:

Se você já fez uma viagem com uma criança pequena, provavelmente já passou pela dificuldade de tentar mantê-la presa na cadeirinha do carro por horas. Elas não entendem que as restrições os mantêm seguros e que, em última análise, você os ama e sabe o que é melhor. O mesmo acontece com a humanidade e seu Criador. Desde o início da criação até agora, as pessoas têm tentado libertar-se de todas as restrições que lhes foram impostas pela mão amorosa de Deus. Não querendo ceder à vontade perfeita do Pai, as nações rejeitaram repetidamente a autoridade de Deus. Embora o Senhor permaneça fiel, Ele também mantém a justiça, e há consequências em rejeitar Sua autoridade. Aqui estão três delas listadas na Bíblia: 1) Eles conseguem o que pedem. Muitas nações alcançaram o que pediram e rejeitaram a Deus (Salmos 106:13-15). 2) Eles sofrem desnecessariamente. (Isaías 5:24). 3) Eles são deixados por conta própria. A rejeição da soberania e da provisão do Senhor só leva a um final desolador. Sem fé Naquele que nos criou, ficamos vazios, carentes e, em última análise, deixados à nossa própria sorte. (Deuteronômio 32:18-20).

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, oramos para que as nações através dos seus governantes e do seu povo possam reencontrar seus caminhos olhando e buscando ao Senhor. Que a Sua misericórdia os encontre onde estão. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 24 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, contra tais coisas não há lei.

-- Gálatas 5:22-23

REFLETINDO:

Uma das marcas mais poderosas de um cristão é a paz transcendente. Este mundo não nos oferece nenhuma razão para sermos pacíficos. Não nos oferece nenhuma razão para ficarmos sem estresse, fardos, preocupações e frustração. Mas servimos a um Deus que nos oferece paz em meio a qualquer circunstância. Servimos a um Deus em quem toda a verdadeira paz encontra a sua fonte. Viver com verdadeira paz só pode ser feito permitindo que o Espírito Santo produza o fruto da Sua presença nas nossas vidas. Quão incrível é que possamos ter paz neste mundo através do relacionamento com o Espírito Santo! O fato de a verdadeira paz ser apenas fruto do Espírito tira o peso da paz dos nossos ombros. É impossível produzir o fruto da paz sem a conectividade com Deus. É impossível forçar a paz em nossas vidas porque é impossível darmos frutos com nossas próprias forças. Viver em paz é permitir que o Espírito Santo percorra todas as áreas da vida com Sua presença poderosa, amorosa e transformadora. Que você descubra o coração do seu Pai celestial para lhe trazer paz todos os dias de sua vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado porque o Senhor permitiu que Seu Santo Espírito veio morar em nós para nos mostrar o quanto somos dependentes do Senhor. Que a Sua paz que excede todo entendimento venha sobre nós. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

O Senhor cumprirá o que me diz respeito; A tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; Não abandone as obras das Tuas mãos.

-- Salmos 138:8

REFLETINDO:

Davi enfrentava problemas regularmente. Seus salmos expressam as lutas que ele enfrentou, mas no final ele sempre voltou seu foco para Deus. A chave para sua atitude vitoriosa foi a fé no Senhor. Mantendo nosso foco no Senhor e em Seu propósito, podemos permanecer fortes quando passarmos por problemas. Ele confiou no poder do Senhor. Em tempos de dificuldade, podemos confiar que Deus também nos libertará, embora o resultado possa não ser o que esperamos. Lembre-se de que nosso Pai nos sustentará durante a provação, caminhando conosco em cada passo do caminho. Davi acreditou nas promessas de Deus. Ele escreveu o versículo de hoje para lembrar-se repetidamente do que o Senhor faria. Também precisamos de algumas promessas específicas das Escrituras que nos ancorarão em tempos difíceis. As verdades da Bíblia são o nosso bem mais valioso quando as tempestades da vida nos assaltam. Deus assume a responsabilidade de realizar o que lhe diz respeito em tempos de dificuldade. Sua tarefa é acreditar que o Senhor cumprirá Seu propósito, terá poder adequado para a tarefa e cumprirá todas as promessas que fez. Continue caminhando com os olhos Nele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, sei que o Senhor tem um pensamento e um propósito a meu respeito. Que meu coração esteja aberto e atento o meu olhar para eles. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Seja sempre humilde e gentil. Sejam pacientes um com o outro, levando em consideração as falhas um do outro por causa do seu amor.

-- Efésios 4:2

REFLETINDO:

Nenhum relacionamento sobreviverá sem a graça. Você tem que dar uma folga às pessoas! Você tem que deixar as coisas passarem. O amor bíblico cobre um relacionamento e deixa algumas coisas passarem. Não responsabiliza as pessoas por cada pequeno erro que cometem. Você precisa de um teto para seu relacionamento, porque as pessoas se prejudicam com muita facilidade e precisamos do tipo de amor que estende a graça. Por que a graça é essencial para os relacionamentos? Porque somos todos pecadores. Se você é casado, você se casou com um pecador e seu cônjuge também! Dois cônjuges imperfeitos nunca formarão um casamento perfeito. E é a mesma coisa nas amizades. Nenhuma amizade é perfeita, porque nenhum amigo é perfeito! Duas pessoas imperfeitas nunca criarão um relacionamento perfeito. É por isso que a Bíblia diz que temos que aprender a estender a graça uns aos outros. O perdão é uma via de mão dupla. Não podemos receber o que não estamos dispostos a dar a outras pessoas. Quando você aceita os outros como eles são, ignorando suas falhas por amor, isso é estender a graça.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração esteja disposto a estender a graça sobre as pessoas ao meu redor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Até quando, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Até quando você esconderá seu rosto de mim? Até quando consultarei a minha alma, tendo diariamente tristeza no meu coração? Até quando meu inimigo será exaltado sobre mim? Considera-me e ouve-me, ó Senhor meu Deus.

-- Salmos 13:1-3

REFLETINDO:

Quando a vida está estagnada, pode ser difícil ouvir a voz orientadora de Deus. É uma ocorrência desconhecida que acontece de vez em quando. Podemos estar na Palavra, buscando a Deus através da oração diariamente, mas nenhuma porta parece estar se abrindo, tudo o que ouvimos é o silêncio. A parte bonita da Salvação não é apenas acreditarmos no Salvador e esperarmos a eternidade com Ele, o que certamente é uma coisa maravilhosa, mas também recebermos um amigo que entra em nossos corações e permanece conosco nesta terra até nos juntarmos ao resto da vida. O Espírito Santo faz parte da nossa essência. Quando buscamos o Senhor, o Espírito Santo evoca sua sabedoria, orientação e conforto através de nós. O intervalo entre atravessar o deserto pode ser quase pior do que ouvir um “não”. Claro, adoraríamos o “sim”, mas pelo menos com um não, há encerramento, uma das portas fechadas pode ser eliminada para que sintamos como se, certamente, a única porta estivesse prestes a abrir. Confie em Deus mesmo quando parece que o silêncio diz o contrário.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, oro pelo dia em que o Senhor abra aquela porta em resposta. Oro enquanto aguardamos esse dia para que a nossa confiança e fé em Ti não diminuam. Oro para que permaneçamos firmes em nossa devoção e confiemos em Ti, não importa o que aconteça. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 17 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Pois o seu Espírito se une ao nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.

-- Romanos 8:16

REFLETINDO:

O escritor CS Lewis disse: ‘‘Houve momentos em que penso que não desejamos o céu; mas com mais frequência me pergunto se, no fundo do coração, já desejamos alguma outra coisa . . . É a assinatura secreta de cada alma, a necessidade incomunicável e insaciável.” No fundo, todos nós sentimos o puxão do Céu. Sabemos que há mais na vida do que estamos vivenciando agora. O céu é um lugar real para pessoas reais fazerem coisas reais. Não é uma versão diluída da terra. Muitos de nós temos um estranho conceito de Céu que os filmes e as músicas reforçaram. Presumimos que ficaremos sentados no céu, em nuvens grandes e fofas, e tiraremos longos cochilos. Mas esse não é o verdadeiro Céu. Esse não é o Céu bíblico. O verdadeiro Céu é um lugar. Pense no lugar mais lindo que você já viu. O céu é muito maior que isso. Se você colocar sua fé em Jesus Cristo, poderá ter esperança. Não coloque sua esperança na tecnologia ou nas coisas materiais. Não coloque sua esperança nos políticos. A esperança tem um nome e é Jesus Cristo. Ele está pronto para mudar o rumo da sua vida. Ele está preparando um lugar para vivermos na eternidade com Ele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por me adotar como Seu filho. Que minha vida possa refletir o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Tudo o que está em seu coração determina o que você diz.

-- Mateus 12:34B

REFLETINDO:

Como Deus ajuda você com o mau hábito da raiva? Ele vai direto ao cerne do problema porque é um problema do coração. A raiva não começa no seu comportamento, na sua formação ou nos seus sentimentos. Começa no coração. Nossa boca apenas revela como somos por dentro. Às vezes ouço pessoas dizerem algo cruel e depois dizem: “Ah, não sei o que deu em mim. Isso não é típico de mim.’’ Sim, é isso! Sua boca apenas revela o que está em seu coração. A língua áspera de alguém revela um coração irado. Quando você conhece alguém com uma língua negativa, você sabe que ele tem um coração medroso. Uma língua arrogante revela um coração inseguro. Uma língua crítica expõe um coração culpado. Uma língua suja representa um coração impuro. Por outro lado, se você encontrar alguém que está incentivando outros, ela terá um coração feliz. Se ele sempre fala de maneira gentil, você sabe que ele tem um coração amoroso. Se ele consegue controlar suas palavras, você sabe que ele tem um coração tranquilo. Não importa o que você fez, Deus está pronto e esperando para curar seu coração ferido com seu amor. Apenas creia e receba a sua salvação.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, apresento o meu coração cheio de coisas negativas para que o Senhor o transforme em um coração amoroso. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

-- Isaías 26:4

REFLETINDO:

A confiança é uma das bases fundamentais das relações humanas. Em nossa jornada, confiamos em amigos, familiares e colegas de trabalho para nos apoiar e compartilhar momentos importantes da vida. No entanto, existe uma confiança que transcende todas as outras, a confiança em Deus. Quando o rei Uzias morreu e alguns governantes corruptos chegaram ao poder em Judá, Isaías fez uma pergunta a Deus: Em quem podemos confiar? Deus respondeu dando a Isaías uma visão tão notável que convenceu o profeta de que Ele é confiável no presente para dias melhores que virão. Quando nossas mentes estão fixadas em Deus, podemos confiar Nele mesmo em tempos nebulosos e confusos. Podemos não ver isso claramente agora, mas se confiarmos em Deus, podemos ter certeza de que Sua ajuda está a caminho. Quando a vida parece nebulosa e confusa, onde você tem depositado sua confiança? Confiar em Deus é mais do que apenas uma crença religiosa; é um compromisso profundo que tem o potencial de transformar vidas e moldar nosso caráter de maneira positiva.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, o mundo parece nebuloso e confuso, então, por favor, ajude-me a fixar minha mente em Ti, em quem posso confiar para sempre. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Naquele dia, não terão necessidade de me perguntar coisa alguma. Eu lhes digo a verdade: vocês pedirão diretamente ao Pai e ele atenderá, porque pediram em meu nome.

-- João 16:23

REFLETINDO:

Talvez você não perceba que nosso Pai Celestial espera que nos aproximemos com nossas grandes petições. Ele se deleita em dar presentes aos Seus filhos, assim como os pais fazem. Mas muitas vezes achamos difícil acreditar que Ele cumprirá Suas promessas e responderá para o nosso bem. Podemos ter confiança nas respostas de Deus ao orarmos “em nome de Jesus” porque elas sempre estarão alinhadas com o Seu plano. Sabemos que o Senhor nunca agirá de maneira inconsistente com Seu caráter. Portanto, ao examinarmos as Escrituras, descobriremos se os nossos desejos se alinham com a natureza e as promessas de Deus. E ao fazê-lo, podemos até encontrar inspiração em alguém com um dilema semelhante ao que enfrentamos. Por exemplo, Elias estava exausto e desesperado; Noemi era viúva pobre e necessitada da ajuda do Senhor; e a vida de Davi estava em perigo. Ver como outras pessoas falaram com Deus sobre suas dificuldades pode nos dar confiança para fazer o mesmo. Isso fortalece nossa fé. Deus conhece a ação perfeita a ser tomada e o momento certo para fazê-lo. Mas Ele nos convida a pedir com fé e a continuar pedindo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minhas orações e pedidos possam estar alinhadas com a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.

-- Marcos 1:15

REFLETINDO:

Muitas pessoas não gostam da palavra arrependimento. Talvez não gostem de pensar no seu próprio pecado. Preferem pensar que é alguém que tem tudo sob controle do que alguém que precisa da misericórdia de Deus. Você não faria isso? Certamente, o arrependimento é para ladrões, traficantes e assassinos, certo? Não para pessoas boas como nós. Contudo, a primeira mensagem registrada de Jesus em Marcos começa com: “Arrependa-se e creia no evangelho.” Jesus nos chama não apenas ao arrependimento, mas também à fé. Devemos acreditar que Jesus morreu pelos nossos pecados para que possamos recorrer a Ele em busca de perdão. O arrependimento nos introduz no reino de Deus, mas também abre o caminho para uma comunhão mais próxima com Deus todos os dias da nossa vida cristã. Quando abandonamos o pecado, a incredulidade e as tentativas desesperadas de controlar as nossas vidas, humilhamo-nos e abrimos espaço para Deus trabalhar em nós. Cada dia é uma nova oportunidade para nos arrependermos, voltarmo-nos para as Escrituras e escolhermos acreditar nas promessas e no encorajamento que encontramos na Palavra de Deus.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, eu escolho me arrepender e crer hoje. Perdoe-me por tentar lidar com a vida sozinho e esquecer Sua presença e poder. Perdoe-me por confiar em mim mesmo em vez de confiar em Ti. Perdoe-me por temer o pior em vez de descansar na fé. Eu escolho acreditar que Sua bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida porque o Senhor disse isso em sua Palavra. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 10 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre necessito.

-- Salmos 73:26

REFLETINDO:

A bondade de Deus sobre nossas vidas excede em muito qualquer coisa que já experimentamos. Ainda mergulhamos nas águas rasas do profundo amor e misericórdia de Deus. Para mergulhar mais fundo na plenitude da vida que está disponível para nós, devemos aprender como posicionar nossos corações. O melhor lugar para o nosso coração estar é no reconhecimento constante da nossa necessidade de Deus. Nosso Deus nunca nos força Sua ajuda. Ele nunca nos força a seguir Sua vontade perfeita e agradável. E ele nunca nos força a ter encontros com Ele para os quais fomos criados. Mas, assim que reconhecemos a nossa necessidade Dele, o Seu amor vem correndo, satisfazendo cada parte seca e cansada do nosso coração. Quantas vezes permitimos que as partes temporais desta vida sejam suficientes? Quantas vezes nos contentamos com muito menos do que está disponível para nós? Vamos centralizar nossas vidas em torno de Jesus. Vamos reconhecer a nossa necessidade de Deus para que possamos receber todo o amor, ajuda, cura e transformação que Ele deseja nos proporcionar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, reconheço que sou totalmente dependente da Sua bondade e misericórdia. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

VERSÍCULO:

Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.

-- Romanos 1:20

REFLETINDO:

Fomos criados para compartilhar um relacionamento com Deus, é por isso que Ele deixou Sua existência clara para todos. Às vezes, Sua revelação é milagrosa, como a sarça ardente que Moisés descobriu. Mas, na maioria das vezes, encontramos a presença do nosso Pai no ambiente cotidiano. O Senhor é evidente em todas as coisas criadas. Você já se perguntou como um velho carvalho sobrevive temporada após temporada? Você já se maravilhou com o céu estrelado ou observou uma colônia de formigas trabalhando juntas? Todas essas coisas nos apontam para Deus. Ele tornou Sua presença evidente na natureza porque Ele “deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade”. Ele nos deu a capacidade de estarmos conscientes Dele através do que Ele fez. Contudo, o Pai também deu a cada pessoa a escolha de aceitar ou rejeitar um relacionamento com Ele. O que você fará na próxima vez que vir evidências do Senhor em seu mundo?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a enxergar os Seus atributos invisíveis na Sua criação. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

 VERSÍCULO:

Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.

-- 1 Coríntios 13:3

REFLETINDO:

Se você não viver uma vida de amor, nada do que você disser terá importância, nada do que você sabe terá importância e nada do que você acreditar terá importância. O amor nem sempre é a motivação para dar. Algumas pessoas dão apenas para retribuir, ou por culpa, ou por controle ou prestígio. Você pode dar por vários motivos, mas a Bíblia diz que se você não fizer isso por amor, nenhuma de suas doações contará. Finalmente, se você não viver uma vida de amor, nada do que você realizar terá importância. Você pode acumular uma lista de conquistas pessoais. Você pode ter sua foto na capa da revista, ter enormes realizações, construir uma empresa, ter sucessos grandioso. Mas a Bíblia diz que não vale muito se você não ama. A vida é uma questão de relacionamentos, não de realizações. A única coisa que importa para Deus é esta: você O ama e ama outras pessoas? Deus avaliará sua vida com base em seus relacionamentos. Ele vai perguntar: “Quanto você me amou e amou outras pessoas?” É o Grande Mandamento: Você amou a Deus de todo o coração e amou o seu próximo como a si mesmo? O que mais importará então, e o que mais importa agora, é como você expressa sua fé através do amor.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Seu amor que é derramado em nossos corações. Que este amor nos alcance todos os dias. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...