terça-feira, 30 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Então o Senhor Deus disse a Moisés: Levante a mão para o céu a fim de que em todo o Egito haja uma escuridão tão grossa, que possa até ser tocada.

-- Êxodo 10:21

REFLETINDO:

Medimos grande parte de nossas vidas pelos obstáculos que enfrentamos. Eu me pergunto: o que aconteceria se, em vez disso, medíssemos a vida pela fidelidade e firmeza de Deus? Os obstáculos são apenas uma parte do nosso dia a dia deste lado da eternidade, a fidelidade e a firmeza de Deus são uma parte da promessa eterna que recebemos. Muitas vezes me identifico com os israelitas, reclamando da minha situação atual e perguntando ao Senhor: Por que tem que ser assim? Por que estou encontrando mais um obstáculo em minha jornada? Neste mundo, é difícil não nos encontrarmos somando os obstáculos, e pelo que vejo no livro do Êxodo, nossos ancestrais também lutaram contra isso. Isso me faz pensar como eu teria avaliado minha vida em meio ao êxodo deles. A história deles foi marcada por tantos obstáculos, mas vendo tudo no papel hoje, vejo a fidelidade de Deus dez vezes maior. Devemos parar de permitir que nossos obstáculos nos consumam. Precisamos combater essa tentação e lembrar que somos chamados a medir as nossas vidas pela fidelidade de Deus. Somos chamados a compartilhar como Sua firmeza nos carregou e que esta é uma decisão diária que devemos tomar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por me lembrar que sou chamado a medir minha vida pela Sua fidelidade e não pelos obstáculos da minha vida. Ajude-me a procurá-lo enquanto caminho pelos meus dias, apegando-me à verdade que o Senhor está me guiando. Deixe-me ser uma luz para os outros e ajude-me a convidá-los a ver a Sua fidelidade nas histórias deles. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

VERSÍCULO:

E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

-- 1 Samuel 17:45

REFLETINDO:

Os “Golias” da vida vêm em todas as formas, tamanhos e intensidades: um relacionamento infeliz, um trabalho difícil, dívidas, ameaças. Na passagem de hoje, Davi enfrentou o que parecia ser um problema intransponível, mas foi vitorioso através do poder de Deus. Nós também podemos ser. Davi declarou vitória sobre Golias antes mesmo de a batalha começar. Sua confiança estava enraizada em suas experiências passadas com Deus. Além do mais, Davi acreditava que o triunfo era certo porque ele veio em nome do Senhor. Como pastor, ele passou horas sozinho no deserto, ouvindo a voz de Deus. Mesmo o grito desanimador de um gigante não conseguiu abalar suas convicções sobre quem era Deus. Davi tinha hábitos práticos de fé. Um forte relacionamento com o Senhor se desenvolveu ao passar tempo em Sua presença. Isto, por sua vez, permitiu que Davi enfrentasse os problemas com a certeza de que era um filho amado de Deus, com pleno acesso aos depósitos de poder, coragem e sabedoria. Para sermos vitoriosos, devemos praticar os hábitos espirituais de Davi. Passe tempo com Deus e mantenha um registro de Sua obra em sua vida. Então você poderá ter certeza de que Ele é suficiente, não importa o obstáculo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a enfrentar todos os gigantes em minha vida através do Seu poder. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 26 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Podemos, pois, dizer com confiança: O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?

-- Hebreus 13:6

REFLETINDO:

Aos oitenta e cinco anos, Calebe na Bíblia não estava pronto para parar. Sua fé e devoção a Deus o sustentaram durante décadas de vida no deserto e de guerras para garantir a herança que Deus havia prometido a Israel. Ele disse: “Ainda estou tão forte hoje como no dia em que Moisés me enviou; Estou tão vigoroso para sair para a batalha agora quanto estava naquela época” (Josué 14:11). Por quais meios ele conquistaria? Calebe declarou que “se o Senhor me ajudar, eu os expulsarei, como Ele prometeu” (Josué 14:12). Independentemente da idade, fase da vida ou circunstâncias, Deus ajudará todos os que confiam Nele de todo o coração. Em Jesus, nosso Salvador que nos ajuda, Deus se tornou visível. Os livros evangélicos inspiram fé em Deus através do que vemos em Cristo. Ele demonstrou o cuidado e a compaixão de Deus por todos os que O procuravam em busca de ajuda. Como reconheceu o escritor de Hebreus: “O Senhor é o meu ajudador; não temerei”. Jovem ou velho, fraco ou forte, preso ou livre, correndo ou mancando, o que nos impede de pedir Sua ajuda hoje?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajuda-me no dia de hoje. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 25 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Portanto, não deixe que aquilo que para você é bom seja considerado mal; porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

-- Romanos 14:16-17

REFLETINDO:

O reino de Deus não se trata do que comemos e bebemos, ou de qualquer outra “regra” que pensamos que devemos seguir. Pelo contrário, trata-se da obra transformadora do Espírito Santo dentro de nós. Quando nos alinhamos com a justiça de Deus, buscando Seus caminhos e Sua vontade, a alegria floresce. O Espírito Santo, nosso Consolador e Guia, dá vida a isso dentro de nós. Ele nos lembra do amor de Deus, nos garante a nossa salvação e nos capacita a viver em harmonia com aqueles que nos rodeiam. Esta não é uma felicidade superficial ou temporária; é o fruto do Espírito que habita em nós e transcende nossas circunstâncias. Reserve um momento para refletir sobre a alegria que advém de conhecer a Deus e buscá-Lo. Este profundo sentimento de estabilidade e força não pode ser comprado ou fabricado, ele flui da nossa conexão com a Fonte de toda alegria e é uma amostra dos prazeres eternos que nos aguardam na presença de Deus (Salmo 16:11).

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que Seu Santo Espírito seja meu guia e consolador em todos os momentos de minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 24 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Pois por meio dele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer poderes, quer autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

-- Colossenses 1:16

REFLETINDO:

A maioria das pessoas não sabe o propósito de suas vidas. Elas acham que sabem o que querem ou o que é melhor para elas. Mas se você não se rendeu a Cristo, então você não pode saber por que foi criado e para que está aqui na terra. E se você não conhece o seu propósito, você acaba vagando pela vida. Você não controla nada, na verdade, suas circunstâncias acabam controlando você. Ninguém quer viver assim. Só há uma maneira de você aprender o propósito da sua vida. Você tem que falar com seu Criador. Às vezes as pessoas dirão que se você quiser saber o seu propósito, olhe para dentro de si. As pessoas fazem isso e nunca funciona! Você não pode dizer qual é o seu propósito porque você não criou você. Somente o Criador pode dizer para que você foi criado. Você nunca, jamais saberá o propósito da sua vida até que acredite em Jesus, porque Ele é o seu Criador. Você nunca saberá que foi feito para mais do que esta vida até que entregue sua vida a Jesus. Só existe um lugar para encontrar a sua identidade e propósito na vida: através de um relacionamento com o seu Criador. Conheça o seu Criador. Ele quer te mostrar como fazer sua vida valer a pena!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, preciso conhecer e encontrar o meu propósito de vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 23 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, gentileza, autocontrole; contra tais coisas não há lei.

-- Gálatas 5:22-23

REFLETINDO:

Quem não gosta de realizações? A maioria de nós gosta de ser reconhecido por nossas conquistas, seja conseguir um grande cliente ou passar em um concurso. Todas essas coisas são boas, mas o propósito de Deus para nós é muito mais profundo. Gálatas 5:22-23 nos diz que nosso caráter é importante para Deus. Deus nos instrui a andar pelo Espírito, para que as obras da carne sejam substituídas pelos Seus atributos. O amor é a base de todas as outras virtudes. Cultivamos isso abraçando o amor de Deus por nós. Alegria é contentamento, independentemente das nossas circunstâncias. A paz vem da confiança em Deus e da entrega a Ele. A paciência é desenvolvida confiando no tempo perfeito de Deus. A benignidade é a compaixão de Deus refletida para com os outros. A bondade ocorre quando espelhamos Sua retidão e justiça. Fidelidade significa que somos firmes e confiáveis. A gentileza surge quando nos aproximamos dos outros com humildade. O autocontrole exige que exerçamos moderação e confiemos na força do Espírito Santo. Crescer nestas virtudes torna-nos mais semelhantes a Cristo e testemunha a obra transformadora de Deus na nossa vida. E essa é uma conquista que vale a pena comemorar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as Sua virtudes sejam realizadas diariamente em nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 22 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Tendo sido firmemente enraizado e agora sendo edificado Nele e estabelecido em sua fé, assim como você foi instruído, e transbordando de gratidão.

-- Colossenses 2:7

REFLETINDO:

O crescimento é uma escolha deliberada e um processo transformador. Pense em uma árvore. Lentamente fica maior, adicionando camadas ano após ano. Da mesma forma, crescemos no amor por meio da gratidão, da paciência e de atos intencionais de bondade, compaixão e perdão. Ao fazermos isso, nossos relacionamentos com outras pessoas são impactados para melhor. Por exemplo, quando falamos a verdade em amor, nutrimos uma cultura de graça e compreensão (Efésios 4:15 ). A honestidade sem amor pode ferir, enquanto o amor sem verdade pode permitir o engano. O equilíbrio encontra-se em Jesus, que encarna perfeitamente ambos os requisitos. À medida que estivermos enraizados na fé, ficaremos cada vez mais próximos de Jesus a cada dia, não apenas amando-O mais, mas também aprendendo a amar como Ele ama. Reserve um momento para fazer uma pausa e refletir sobre suas interações recentes. Eles foram marcados pelo amor? Caso contrário, talvez você precise passar mais tempo experimentando o amor do seu Pai celestial. Então você estará pronto para permitir que o exemplo de Deus seja o seu guia em cada conversa, relacionamento e decisão.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ensina-nos a amar como o Senhor nos amou. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 19 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.

-- Efésios 3:20

REFLETINDO:

Somos lembrados da grandeza do nosso Deus, que está sempre pronto para agir em nossas vidas de maneira que vão além da nossa compreensão. Efésios 3:20 revela um tesouro de encorajamento para cada um de nós. 1) A Capacidade de Deus: Paulo começa declarando que Deus é capaz. Não se trata apenas de uma habilidade limitada, mas sim de uma capacidade infinita. Isso nos leva a uma confiança renovada, sabendo que não há nada impossível para Ele. 2) Além das Expectativas: O texto afirma que Deus pode fazer "infinitamente mais...". Nossas expectativas, por mais altas que sejam não se comparam ao que Deus tem preparado para nós. Ele não está limitado pelas nossas visões ou desejos, mas Seu plano vai além. 3) O Poder que Age em Nós: A chave para experimentar esta promessa é compreender que esse poder não está apenas disponível, mas atua em nós. Quando nos rendemos a Ele, permitimos que esse poder transformador se manifeste em nós e através de nós. Quando nos sentirmos limitados e desanimados, podemos confiar que o nosso Deus é suficiente. Ele é capaz de fazer além do que imaginamos, e o Seu poder está disponível para nós, fortalecendo-nos em todas as circunstâncias.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajuda-me a discernir essa palavra mostrando-me onde encontrar essa esperança. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 17 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Também por esta razão, desde o dia em que ouvimos falar disso, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do conhecimento de Sua vontade, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

-- Colossenses 1:9

REFLETINDO:

A passagem de hoje inclui uma oração de mudança de vida, escrita por Paulo aos crentes em Colossos. Aqui está o que torna esta oração tão poderosa: cada pedido está de acordo com a vontade de Deus. Paulo pediu que os Colossenses fossem cheios de conhecimento do que o Pai deseja de Seus filhos. A maneira como isso acontece é passando tempo com Deus, conversando com Ele, lendo Sua Palavra e buscando Sua vontade. Inclui Seus propósitos gerais para todos os crentes, como amar a Ele e às pessoas, bem como Seu plano específico para cada um de nós. Paulo sabia que para aplicar o que aprendemos, precisamos de discernimento e clareza, que vêm do Espírito Santo. Então ele pediu a Deus que desse sabedoria e entendimento espiritual aos crentes em Colossos. Este é também um pedido que podemos fazer a quem ainda não conhece a Cristo. Afinal, não é o desejo de Deus que ninguém pereça, e as pessoas precisam de compreensão espiritual para chegar à fé. Nosso Pai celestial prometeu que aqueles que oram de acordo com a Sua vontade receberão o que pedirem. Portanto, é importante começar descobrindo quais são os Seus planos. Tente incorporar orações bíblicas em suas conversas com o Senhor.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que eu possa conhecer a Sua vontade e propósitos para minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO:

Jesus disse: Tenham fé em Deus. Eu lhes digo a verdade: vocês poderão dizer a este monte: Levante-se e atire-se no mar, e isso acontecerá. É preciso, no entanto, crer que acontecerá, e não ter nenhuma dúvida em seu coração.

-- Marcos 11:22-23

REFLETINDO:

A fé abre a porta para milagres. Se você estudar a Bíblia, descobrirá que toda vez que Deus se move na terra e faz um milagre, é porque alguém acredita. Deus estabeleceu o universo em uma hierarquia de leis. A lei da fé é na verdade superior às leis da natureza. É aí que entram os milagres. Quando alguém tem fé, a lei da fé entra em prática e pode realmente fazer mais do que as leis da natureza. A lei da fé faz milagres acontecerem. Deus ainda faz milagres hoje? Claro que sim. Cada vez que você amplia sua fé, Deus faz milagres, todas as vezes. Que montanha em sua vida precisa ser movida? Qual é a coisa que parece que nunca pode mudar? Talvez Deus queira que sua fé supere as leis da natureza para mover essa montanha. Deus está no negócio de mover montanhas. Ele os moveu no passado. Ele os está transportando hoje por todo o mundo. Não duvide ou subestime o que Ele quer fazer na sua vida também. Você pode dizer: “Não vejo muitos milagres em minha vida”. Você está olhando com olhos de medo ou com olhos de fé? Que este seja o momento em que você verá a fé abrir a porta para milagres.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, aumenta minha fé para que eu possa ver o milagre do Senhor acontecendo em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 16 de abril de 2024

VERSÍCULO:

E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas (que significa Pedro).

-- João 1:42

REFLETINDO:

Às vezes esquecemos que os apóstolos eram pessoas como nós. Eles eram homens piedosos a quem Deus usou poderosamente. Mas a grandeza deles não veio deles. Veio do fato de que Jesus os chamou para serem Seus seguidores. Por exemplo, uma folha de papel em branco não vale muito por si só. Mas se tiver a assinatura de uma pessoa famosa, pode valer muito. Li sobre um pedaço de papel com letras manuscritas por um dos Beatles que foi vendido por milhares de dólares. Alguém comprou porque precisava de um pedaço de papel? Não. Comprou porque um dos Beatles usou aquele papel para escrever uma música que ficou famosa. O valor não estava no papel, mas quem escreveu no papel. E de onde vem o nosso valor? Isso vem de quem somos? Não, vem de Cristo, que vive em nós e cuja assinatura está nas nossas vidas. O novo nome de Simão Pedro significava “pedra” e, no final das contas, ele cresceria com esse nome. Jesus viu seu potencial. Da mesma forma, Deus vê através de você. Ele tem um plano para sua vida. Ele sabe no que pode transformar você. Jesus sabe o que você pensa tarde da noite, o que você sonha, o que você espera e o que o preocupa. E Ele sabe o que precisa acontecer em sua vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por olhar em mim aquilo que eu preciso. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 15 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Mas [Jesus] esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.

-- Filipenses 2:7

REFLETINDO:

Que tipo de atitude deve caracterizar um seguidor de Cristo? Se nos basearmos nas redes sociais, na TV ou mesmo em conversas triviais nas resenhas das nossas igrejas, poderemos ser tentados a tornar-nos impetuosos ou mesmo argumentativos. Afinal, temos a espada do Espírito e devemos estar prontos para usá-la, certo? Mas isto está longe de ser a atitude que o apóstolo Paulo incentiva os cristãos a adotar. Em vez de exercermos a nossa influência ou exigirmos em voz alta que os nossos direitos sejam respeitados, somos chamados a ter a mesma atitude do próprio Jesus. A notícia notável e que muda o mundo é que Deus, o nosso Deus, tempera o poder inerente ao Seu ser, e Ele faz isso através de perfeita sabedoria e amor. Nosso Salvador escolheu esvaziar -se e assumir a forma de servo. Jesus poderia ter mantido Sua posição, igual ao Pai. Mas em vez disso, Ele escolheu despojar-se de poderes, direitos e privilégios para servir o mundo. Deus fez isso por nós . Para toda a humanidade e para toda a criação, “Ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte: morte de cruz” (Filipenses 2:8). Conscientes do sacrifício de Cristo, procuremos imitá-Lo servindo aos outros desinteressadamente.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minhas ações possam imitar as ações de Jesus aqui na terra. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 11 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Meu Deus, minha rocha, em quem me refugio, meu escudo e a força da minha salvação, minha fortaleza e meu refúgio; Meu salvador, você me salva da violência.

-- 2 Samuel 22:3

REFLETINDO:

A vida certamente pode dar socos, não é? Relacionamentos, finanças, pressões de trabalho e solidão, só para citar alguns, às vezes nos deixam com uma sensação de fraqueza demais para continuar. Mesmo que as nossas crenças estejam profundamente ancoradas em Cristo, todo o caos da vida pode parecer avassalador. Mas, assim como um maestro cujos braços erguidos acalmam um palco cheio de músicos, Deus acalma a tempestade violenta e faz com que os ventos se acalmem. Ele permanece firme na tempestade, nossa paz em meio ao barulho. Você está trilhando caminhos difíceis e sentindo necessidade de clareza? Você anseia por um escudo firme ao enfrentar palavras duras ou lembranças dolorosas? Em que situações você se encontra que exigem um protetor para lutar em seu nome? Tenha coragem. Deus promete que nunca teremos que enfrentar nada sozinhos. As palavras de louvor de Davi a Deus na passagem de hoje ainda são poderosas para nós. O Senhor não apenas nos protege da morte eterna; Ele também ilumina nosso caminho e nos fortalece para cada dia. Vamos nos apegar firmemente à verdade de que não importa o que aconteça em nosso caminho, Ele permanece conosco.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por sua proteção diárias em nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 10 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Agora, vai e encoraja teus soldados! Juro pelo Senhor que, se não fores, nem um só deles permanecerá contigo esta noite, o que para ti seria pior do que todas as desgraças que já te aconteceram, desde a tua juventude.

-- 2 Samuel 19:7

REFLETINDO:

O rei Davi, mesmo angustiado pela perda do filho, ouviu a reprimenda de Joabe sobre deixar de lado sua perda pessoal para liderar o povo. Ao longo de seu reinado, Davi acatou repetidas vezes a orientação divina. Foi fácil para ele ouvir a repreensão? Claro que não, mas ele era sábio o suficiente para saber que sozinho não conseguia ver a situação de todos os ângulos e precisava de conselhos. Nós também devemos buscar conselhos sábios de pessoas confiáveis. Às vezes precisamos de sabedoria externa porque estamos muito próximos do problema. Em outros pontos, estamos sobrecarregados com as dificuldades da vida para ter clareza sobre a melhor direção a seguir. Há aqueles dias em que não sabemos o que fazer e precisamos da orientação de alguém que já percorreu o caminho doloroso que temos pela frente. Que dádiva ter pessoas na nossa vida que nos incentivam a cumprir o chamado de Deus e não nos permitem negligenciar o nosso papel. Que problema você está enfrentando? Quem poderia ajudá-lo nesta situação? Peça a Deus amigos e mentores sábios para ajudá-lo e um coração humilde para receber sua ajuda.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que o Senhor me ajude a encontrar amigos que possam me ajudar nos momentos em que eu não consiga encontrar o caminho a ser percorrido. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 9 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Davi pensou: Serei bondoso com Hanum, filho de Naás, como seu pai foi bondoso comigo. Então Davi enviou uma delegação para transmitir a Hanum seu pesar pela morte do pai.

-- 2 Samuel 10:2

REFLETINDO:

Hanum, o rei dos amonitas, reagiu à desinformação. Seu pai tinha morrido, então o rei Davi enviou alguns servos para oferecer condolências. Mas os comandantes de Hanun o convenceram de que os visitantes eram espiões que vinham explorar suas terras. Sem verificar se a acusação era verdadeira, ele abusou e zombou dos servos de Davi, o que levou a uma guerra. Provavelmente fizemos algo semelhante (embora, felizmente, não tenha levado a uma batalha). Talvez tenhamos reagido a um boato antes de confirmar a informação. E em um ponto ou outro, a maioria de nós respondeu rápido demais a uma situação, contra-atacando, antes de parar para considerar a resposta. E nossa reação provavelmente causou constrangimento. No entanto, a sabedoria nos instrui a responder de maneira diferente. Existem inúmeras passagens nas Escrituras que discutem o valor da sabedoria e como adquiri-la em Deus. Passe algum tempo procurando alguns. Faça anotações sobre aqueles que mais ressoam em sua vida. Depois peça a Deus que lhe ensine como responder aos outros mais lentamente, com graça e sabedoria.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, peço ao Senhor sabedoria para responder as informações que chegam em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 5 de abril de 2024

VERSÍCULO:

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

-- Provérbios 16:18

REFLETINDO:

Todos nós temos a tendência natural de seguir na direção errada. Como resultado de colocarmos nossa fé em Jesus Cristo, temos uma nova natureza. Mas também temos uma velha natureza que luta contra a nova natureza. Escolhemos entre construir nossas vidas espirituais ou negligenciá-las. E quando negligenciamos as coisas de Deus, estamos alimentando a nossa velha natureza. É uma batalha, e todos os dias a batalha acontece. O apóstolo Pedro nunca pensou que se afastaria do Senhor. De alguma forma, ele acreditava que mesmo que todos abandonassem Jesus, ele nunca o faria. Ele não entendeu sua própria fraqueza e, como resultado, caiu. Existem vários passos que levaram à queda de Pedro. A autoconfiança, a falta de oração e seguiu à distância depois que uma multidão de homens prendeu Jesus e o levou embora. E uma distância do Senhor em proximidade e comunhão estará sempre na base de toda regressão espiritual. Embora esta seja uma história de fracasso, é também uma história de restauração e perdão. Pedro recebeu perdão e uma segunda chance. Você se afastou do Senhor? Jesus está pronto para perdoar todos os pecados que você já cometeu.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração entenda e reconheça suas fraquezas e debilidade e não se afaste do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 4 de abril de 2024

VERSÍCULO:

De dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor seu Deus.

-- Jonas 2:1

REFLETINDO:

Você já se sentiu engolido pela vida? Talvez você estivesse cercado por aflições, conflitos, preocupações, culpa e se sentisse desesperado. Espero que você não esteja se sentindo assim agora, mas em algum momento você estará. Você pode perder um ente querido, seu emprego ou sua saúde. Quando você se deparar com uma situação desesperadora, pense no que Jonas fez. Depois que Jonas fugiu da missão de Deus para sua vida, Deus preparou um grande peixe para engoli-lo. Enquanto estava ele estava nesta situação, Jonas olhou para Deus. Todo o segundo capítulo do livro de Jonas é um registro de Jonas orando enquanto afunda no oceano e é engolido por um peixe gigante. É uma lição para nós que quando nos sentimos sobrecarregados, precisamos olhar para Deus em oração. Alguns problemas estão tão profundamente enraizados que somente a oração persistente poderá resolvê-los. Não se trata apenas de uma oração única. Se você só se preocupa com algo o suficiente para orar uma vez, você realmente não se importa com isso. Se você realmente deseja que algo aconteça em sua vida, você orará sobre isso continuamente. Se você está se sentindo desesperado hoje, olhe para Deus e continue orando. Nunca desista!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que o Seu Santo Espírito me ajude a orar por aquilo que tenho como objetivo incessante. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 3 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor e não seguiu plenamente o Senhor, como fizera Davi, seu pai.

-- 1 Reis 11:6

REFLETINDO:

Deus dá sabedoria quando pedimos, mas somos responsáveis ​​por aplicar essa sabedoria diariamente. O rei Salomão apesar de sua grande compreensão, a última parte de sua vida foi marcada por um afastamento de Deus. Salomão recebeu instruções claras para não se casar com mulheres estrangeiras, mas escolheu rejeitar a sabedoria de Deus e fazê-lo mesmo assim. A influência dessas esposas acabou levando Salomão à adoração de ídolos. A infeliz queda do homem mais sábio que já existiu é um aviso útil para nós. Não importa quão fortes pensemos que somos, não estamos acima de fazer escolhas que possam nos afastar do Senhor. Com o tempo, pequenas decisões de ignorar os princípios de Deus podem ter um efeito cumulativo devastador. Pequenos compromissos na forma como vivemos podem colocar-nos num caminho que nos afasta de Deus e do Seu plano. Existe alguma coisa em sua vida que você sabe que não deveria estar lá? Você tem justificado isso? Se sim, peça perdão ao Senhor e submeta esse hábito, situação ou tendência a Ele. Escolha aplicar o dom da sabedoria de Deus às suas decisões, durante toda a sua vida. Vamos permanecer fiéis para andar em sabedoria em todos os momentos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, perdoe-me pelas minhas falhas de caráter e ajude-me a estar mais próximo de Ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 2 de abril de 2024

VERSÍCULO:

Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: Peça-me o que quiser, e eu lhe darei.

-- 1 Reis 3:5

REFLETINDO:

Imagine se Deus aparecesse e dissesse: “O que você quer? Peça e Eu darei a você.” Como você responderia? A maioria de nós pediria a segurança dos entes queridos, dinheiro para satisfazer as nossas necessidades ou uma vida longa e saudável. Salomão pode ter ficado tentado a citar algo semelhante, mas fez um pedido diferente. O que ele queria era um coração compreensivo para poder servir bem o povo de Deus. A vida de Salomão foi cheia de necessidades e desejos pessoais não muito diferentes dos nossos. Mas quando lhe foi dada a oportunidade de pedir qualquer coisa a Deus, ele priorizou as preocupações do Senhor. Deus ficou tão satisfeito com o pedido que deu a Salomão não apenas sabedoria, mas também riquezas e honra. Deus não necessariamente dará riqueza, influência ou vida longa porque colocamos Suas prioridades em primeiro lugar, mas Ele sempre será fiel para fornecer tudo o que precisamos de acordo com Seus propósitos. O coração de Salomão estava determinado a buscar o reino e a justiça de Deus, e o Senhor honrou isso de diversas maneiras. Quando fizermos nossas as prioridades de Deus, nós também teremos a oportunidade de vê-Lo trabalhar poderosamente em nossa vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minha vida possa expressar a prioridade do Seu reino e Seus propósitos para minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...