quarta-feira, 31 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Há um só Deus e um só mediador entre Deus e a humanidade, Jesus Cristo homem.

-- 1 Timóteo 2:5

REFLETINDO:

Quando houver um conflito, concentre-se na reconciliação, não na resolução. Há uma grande diferença entre essas duas palavras. Reconciliação significa restabelecer o relacionamento. Resolução significa resolver os problemas. Na maioria dos casos, a resolução não vai acontecer. Há algumas coisas com as quais vocês nunca concordarão. Você pode ter um relacionamento amoroso sem concordar em tudo? Sim. Mas é preciso sabedoria. Quando você é sábio, você aprende a discordar sem ser desagradável. Uma das maiores coisas que você pode fazer com sua vida é ser um construtor de pontes, não um construtor de muros. Você é mais parecido com Jesus quando está reconciliando pessoas. É exatamente isso que Jesus veio fazer! Deus enviou Jesus à Terra para reconciliar a humanidade com Deus. Jesus é o grande reconciliador. Mas você não pode fazer as pazes com outras pessoas até que faça as pazes com Deus. Se você se encontra em conflito constante, pergunte a si mesmo se fez as pazes com Deus. Você pode fazer as pazes com Deus arrependendo-se de seus pecados e dedicando sua vida a servi-lo. A Bíblia chama Jesus de Príncipe da Paz. A paz com Deus leva à paz consigo mesmo, que leva à paz com os outros.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, não quero que meu pecado me separe do Senhor por mais tempo. O Senhor prometeu que se eu crer em Jesus, o Senhor me perdoará por tudo que eu já fiz de errado, o Senhor me mostrará o propósito da minha vida, e me aceitará em Sua família e me levará para o céu um dia para viver com o Senhor pela eternidade.. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 30 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Eu, porém, pelo teu grande amor leal, entrarei na tua casa; com temor me inclinarei em direção ao teu santo templo.

-- Salmos 5:7

REFLETINDO:

Vivemos em uma época em que nossa sociedade celebra estilos de vida com vistas ao pecado. E dizemos: "Senhor, por quanto tempo eles vão se safar?" Enquanto isso, a sociedade zomba daqueles que tentam viver pela Palavra de Deus. Então pensamos: “Isso não é justo. Aquela pessoa não deveria conseguir escapar impune. É uma coisa horrível que eles estão fazendo.” Davi refletiu sobre a vida dos piedosos e a vida dos ímpios. Ele escreveu sobre os caminhos dos ímpios e suas prioridades. No texto de hoje, Davi estava dizendo: “Esses descrentes podem fazer o que quiserem e viver do jeito que quiserem. Mas eu vou para a casa do Senhor.” Davi colocou suas prioridades em ordem. Da mesma forma, quando vamos à igreja e lemos a Bíblia juntos, vemos o quadro geral. Reconhecemos o certo do errado. E podemos fazer as escolhas certas. Mas há cristãos que dizem: “Não vamos à igreja hoje. Vamos fazer outra coisa. Fomos à igreja há duas semanas.” Igreja não é algo que fazemos quando encontramos tempo. É onde vamos para ganhar nosso foco. É onde vamos para um ajuste espiritual. É onde vamos para dar e receber. Trazemos nossos dons e edificamos uns aos outros.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que Seu Santo Espírito nos ajude a viver em comunhão com o corpo de Cristo. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 29 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Agora, vocês também devem livrar-se de tudo o que é assim: ira, indignação, malícia, calúnia e linguagem obscena dos seus lábios.

-- Colossenses 3:8

REFLETINDO:

Você só tem uma certa quantidade de energia emocional. Quando você está tentando resolver um conflito, você pode usar essa energia para consertar a culpa ou o problema. Você não tem energia suficiente para fazer as duas coisas. Então você precisa se perguntar o que é mais importante: culpar a outra pessoa ou resolver o conflito. Escolha resolver o problema, não a culpa. Quando se trata de resolver problemas, você deve decidir que vai lutar de forma justa. Dentro do seu casamento ou família, estabeleça regras básicas para palavras que você nunca usará, palavras que servem como armas de destruição em massa. Durante a Guerra Fria, a União Soviética tinha milhares de mísseis intercontinentais, armas de destruição em massa, apontados para os Estados Unidos. E os Estados Unidos tinham milhares de mísseis intercontinentais apontados para a União Soviética. Mas os líderes tiveram sanidade para nunca usarem essas armas. Quando você usa essas armas, você conserta a culpa, mas nunca conserta os problemas. Em casamentos, por exemplo, essas armas incluem coisas como ameaçar o divórcio ou trazer à tona coisas passadas. Essas são palavras de destruição mutuamente assegurada, elas destroem um relacionamento ao destruir a confiança. Deixe de lado as armas destrutivas e use sua energia para o que importa. Resolva o problema.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minhas palavras sejam apenas para falar aquilo que trará resolução aos problemas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

-- Efésios 2:8-9

REFLETINDO:

A partir do momento em que conhecemos Jesus, somos abençoados. Somos abençoados porque agora conhecemos o Salvador de nossas almas, nosso Redentor e nosso maior Amigo. Embora estejamos apenas começando a conhecê-Lo, Ele nos amou desde antes do início dos tempos. Quando estávamos ativamente vivendo em pecado. O amor de Jesus é o que nos permite viver vidas graciosas. Embora nós mesmos possamos estar carentes em estender a graça em nossas vidas, sabemos que nunca precisamos nos preocupar com isso com o Senhor. Ele está sempre estendendo graça a nós em Suas ações. Mesmo que não mereçamos Seu amor e graça, Jesus ainda escolhe fazer isso. A graça domina nossa vida e a salvação se torna nossa nova realidade. Essa graça e salvação não vêm de nós mesmos. A salvação é um presente gratuito dado a nós pelo próprio Senhor. Não trabalhamos para esse presente nem o merecemos. Da mesma forma, a graça foi estendida a nós por Jesus por Seu grande amor. Quando olhamos para essas verdades, sabemos que podemos sair para o dia com um coração grato. Recebemos uma vida graciosa e tudo isso é por causa do Senhor.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, eu te louvo por me abençoar com uma vida graciosa. Por meio do Teu amor e graça, recebi a salvação. Nada disso é devido ao meu próprio trabalho ou esforços. Em vez disso, é feito completamente por Ti. Obrigado, Senhor, pelo Teu maravilhoso presente de salvação e Tua graça. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 18 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

-- Salmo 46:1

REFLETINDO:

Seja você cristão ou não, todos nós já passamos por algum tipo de sofrimento. Se você e eu nos sentássemos juntos à mesa, compartilharíamos sobre o sofrimento que cada um de nós enfrentou. Nossa presença juntos fornece um senso de tristeza compartilhada que nos ajuda. O Salmo 46 é um salmo poderoso que fala sobre sofrimento e que a resposta para o nosso sofrimento é a presença de Deus. Quando nos encontramos sofrendo, queremos que Deus entre e conserte. Sei que orei para que doenças fossem curadas, que a tristeza fosse confortada e que milagres acontecessem nos corações das pessoas que amo. Às vezes, Deus responde, mas às vezes, Deus tem um plano diferente do meu. A dura verdade é esta: a vida é cheia de sofrimento. Em vez de focar em como Deus não responde às nossas orações ou como a vida não acontece do jeito que planejamos, Deus nos convida a um relacionamento mais profundo e íntimo com Ele. Deus se aproxima de nós em nosso sofrimento. Ele é um Deus pessoal que é todo-poderoso. Se você se encontrar com tristeza e sofrimento muito difíceis de suportar, corra para Deus. Ele é um Deus presente, seguro e poderoso que está pronto para confortá-lo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, é maravilhoso saber que o Senhor é nosso refúgio e fortaleza em meio as nossas tristezas e sofrimentos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 17 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

-- Salmos 127:3

REFLETINDO:

Quando os filhos nascem, nós desejamos e queremos sempre o melhor para eles. Desejamos que sejam honestos, íntegros, que tenham uma boa profissão, que tenham um bom casamento, que sejam saudáveis e que temam a Deus. Os filhos são presentes de Deus para nós. Deus nos dá esse presente para que possamos ensiná-los e amarmos. É uma herança maravilhosa! Nós pais vivemos de maneira geral, preocupados com o futuro e com tudo que possa acontecer com eles, mas precisamos nos lembrar que antes de ser nossos, eles são do Pai Celestial. Nós seres humanos (pais), não temos e não teremos o controle de tudo, o único que tem esse poder é Deus, o nosso Criador e Maestro da Vida. Precisamos aprender a entregar nossos filhos nas mãos Dele, confiar Nele, pois a semente é sempre boa. Nossa parte nessa história é ensinar os princípios e valores conforme a Palavra de Deus, ajudá-los em suas dificuldades e ser exemplo para suas vidas. Que possamos desfrutar do privilegio de sermos pais e agradecer a Deus pelo presente, por Sua herança que Ele nos deu!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, eu te agradeço porque sei que o Senhor ama meu filho de forma muito mais perfeita do que eu, que sou falho. Porque o Senhor o ama e o conhece profundamente, sei que cuidará e conduzirá a vida dele de forma irretocável. Neste momento, eu te peço que me capacite para ser o melhor pai para ele. Que eu consiga incentivá-lo com minhas atitudes e palavras para que seja apaixonado por ti. Eu te dou graças porque ele é uma bênção para mim e para outros, e porque o futuro dele será muito bem-sucedido. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 15 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Essas provas mostrarão que sua fé é genuína. Ela está sendo testada como o fogo testa e purifica o ouro.

-- 1 Pedro 1:7

REFLETINDO:

Deus prometeu “suprir todas as suas necessidades segundo as riquezas da sua glória em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Mas com cada promessa há uma condição. Deus quer que você aprenda a confiar mais Nele para que Ele possa suprir suas necessidades e abençoar sua vida. Você aprende a confiar mais em Deus tendo sua fé estendida por provações. Quanto mais sua fé é estendida, mais Deus é capaz de abençoar sua vida. Você manterá seus compromissos? A vida é sobre assumir compromissos. O problema que temos hoje é que a maioria das pessoas está meio comprometida com duas dúzias de coisas em vez de estar totalmente comprometida com uma ou duas coisas na vida que realmente importam para agora e para a eternidade. Isso é um desperdício! Enquanto pessoas fracas dão desculpas, pessoas sábias encontram tempo e maneira de fazer o que dizem que farão. Você quer ser uma pessoa fraca ou uma pessoa sábia? Deus tem recompensas eternas reservadas para você se você. A Bíblia promete: “Deus abençoa aqueles que suportam pacientemente as provações e tentações. Depois, eles receberão a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajuda-me na minha falta de fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO:

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

-- Hebreus 13:8

REFLETINDO:

Em nosso mundo em constante mudança, amizades mudam, famílias se mudam e a tecnologia avança. Se buscamos segurança em pessoas, posição ou posses, ficaremos desapontados. No entanto, todos nós precisamos de um lugar para onde recorrer durante as tempestades da vida. A única âncora verdadeira para nossa alma é Jesus, que nunca muda. Para encontrar conforto Nele, precisamos aprender quem Ele é e como Ele trabalha. João 1:1 revela que Jesus era Divindade desde o princípio. Totalmente Deus e totalmente homem, Ele nasceu de uma virgem, viveu 33 anos na terra, foi crucificado e ressuscitou após três dias. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. O Cristo, o Filho do Deus vivo. Nosso Senhor cumpriu inúmeras profecias do Antigo Testamento. Como nós, Jesus tem sentimentos, Ele chorou por pessoas feridas e sentiu raiva quando as pessoas usaram mal o templo. Mais importante, Sua ressurreição derrotou a morte, e Ele ainda vive hoje. O misericordioso, amoroso, compassivo e santo Jesus que conhecemos das Escrituras é o mesmo Messias ao qual podemos nos agarrar hoje. Circunstâncias difíceis são inevitáveis. Prepare-se para elas aprendendo quem é Jesus: Ele é o único verdadeiro abrigo e rocha que não mudará. Que Salvador maravilhoso!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Jesus ser meu Salvador e Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 9 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Coloque seu coração em ordem, Jó. Busque a Deus... Então encare o mundo novamente, firme e corajoso. Então todos os seus problemas desaparecerão da sua memória, como inundações que passaram e não são mais lembradas.

-- Jó 11:13,15-16

REFLETINDO:

Você já ouviu o ditado: "Aqueles que não conseguem se lembrar do passado estão fadados a repeti-lo". Isso é verdade, mas é apenas parte da história. Você pode aprender muito olhando para o seu passado, mas não pode curar as feridas mais profundas e custosas da sua vida focando apenas no seu passado. Para derrotar esses gigantes, você terá que olhar para frente. Muitas vezes tentamos encontrar cura olhando para nossos espelhos retrovisores. Quando fazemos isso, temos mais probabilidade de cair do que de curar. Ponha seu coração no lugar certo. Você faz o que é certo, não importa o que a outra pessoa faça. É sempre certo perdoar aqueles que o machucaram. Busque a Deus e convide Jesus para cada cômodo da casa do seu coração. Muitas vezes, nós o convidamos para a sala da frente, mas não para o quarto, cozinha ou garagem. Encare o mundo novamente. Não se esconda em uma concha ou se retire para não se machucar novamente. Siga em frente. Seu passado não é seu futuro. Coloque seu coração em ordem, busque a Deus e enfrente o mundo novamente. E então deixe Deus fazer algo incrível através de você.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, meu passado foram feitas muitas coisas que eu não faria novamente. Ajude-me a não cometer os mesmo erros. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 8 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Não inveje pessoas más nem deseje a companhia delas.

-- Provérbios 24:1

REFLETINDO:

Um garotinho que caiu da cama no meio da noite identificou a causa de sua queda desta forma: “Acho que fiquei muito perto do lugar onde entrei.” É a mesma razão pela qual caímos espiritualmente. Ficamos muito próximos do lugar onde entramos. Foi o que aconteceu com Pedro, e ele acabou se aquecendo no fogo do inimigo. Pedro estava tentando se disfarçar como discípulo (Mateus 26:57–58). Nesse ponto, Pedro estava desgastado, fraco e vulnerável. Sim, ele estava seguindo Jesus. Mas era à distância. Como resultado, ele foi atraído pelo calor do fogo do inimigo. Por que ele estava lá? Pedro tinha esquecido tudo o que Jesus havia dito sobre Sua ressurreição. Ele esperou pelo fim, o fim da vida de Jesus, o fim de tudo o que ele amava. Mas não era o fim. Seria um novo começo. Aqui estava o problema de Pedro: ele estava no lugar errado com as pessoas erradas, e ele estava prestes a fazer a coisa errada. E é isso que acontece quando caímos em pecado. Estamos sempre no lugar errado com as pessoas erradas. E fazemos a coisa errada. Para Pedro, o problema não era o fogo em si; eram as pessoas ao redor do fogo. Ele estava tentando se aquecer ali. Da mesma forma, quando a paixão em nossos corações começa a morrer, o fogo que tínhamos por Cristo esfriará. E então buscaremos calor em outro lugar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-nos a não estar em locais que não devemos estar. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 5 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

-- Isaías 55:8-9

REFLETINDO:

Você já duvidou de Deus, perguntando-se se Ele realmente sabia o que estava fazendo? Quantas vezes você e eu perguntamos a Deus: "Por que agora? Não poderia ter vindo em pior hora!" Quantas vezes nos perguntamos: Por que isso? Fomos fiéis e esperávamos o melhor! Quantas vezes dizemos: "Por que eu? Como se eu já não tivesse passado por muita coisa!" Às vezes, até oferecemos a Deus nossa lista de razões pelas quais acreditamos que Seu tempo e Sua escolha não eram do nosso melhor interesse. E ainda assim, Deus continua a saber o que Ele está fazendo. Às vezes, Ele está nos protegendo de algo que ainda não podemos ver. Outras vezes, Ele está preparando algo ainda melhor para nós que ainda temos que descobrir. E eu acredito que em todos os momentos, enquanto permanecermos rendidos a Ele, Ele está moldando nosso caráter e nos refinando por meio de nossas circunstâncias. Você pode confiar em Deus hoje em vez de questioná-Lo? Você pode viver com a certeza de que Ele o ama além da compreensão e que nada O pega de surpresa e Ele não deixará nada tocar você que não tenha passado primeiro por Suas mãos amorosas? Faça disso seu objetivo hoje em todas as circunstâncias que surgirem em seu caminho.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-nos a confiar em Ti com decepções, oportunidades perdidas e até mesmo quando parece que nosso mundo está virando de cabeça para baixo. Tu estás no controle e, porque és amoroso e bom, não queres que as coisas sejam de outra maneira. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 4 de julho de 2024

VERSÍCULO:

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Imediatamente eles deixaram as redes e o seguiram.

-- Mateus 4:19-20

REFLETINDO:

Pedro era um homem comum que viveu em um tempo extraordinário. Sua geração foi a que viu Jesus viver, morrer e ressuscitar. O irmão de Pedro, André, primeiro levou Pedro para conhecer o Senhor. Quando Jesus os convidou para se tornarem discípulos, ambos os irmãos deixaram seu ofício de pesca para segui-Lo. Pedro se tornou um seguidor apaixonado que demonstrou uma ânsia de estar perto de Jesus. Seja encontrando Cristo na água durante uma tempestade ou falando com Ele durante Sua transfiguração, Pedro era dedicado ao serviço de seu Mestre. No começo, Pedro era rápido para falar e agir, e essa impulsividade criou problemas para ele. Por exemplo, quando Jesus estava falando sobre Seu sofrimento e morte iminentes, Pedro objetou como se soubesse mais do que o Senhor. Pedro aprendeu com seus erros e mais tarde recebeu grande responsabilidade. Ele é um bom exemplo de como devemos liberar desejos pessoais, abraçar de todo o coração o caminho de Jesus e andar perto Dele. O Senhor escolhe pessoas comuns como Pedro para construir Seu Reino. Ele pede a Seus seguidores que O amem acima de tudo e se comprometam a obedecê-Lo. Quando o fizermos, Ele realizará mais por meio de nós do que poderíamos imaginar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que a gente possa aprender com o Pedro a viver intensamente o chamado do Senhor em nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 3 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Que Deus, a fonte da esperança, os encha de alegria e paz por meio da fé que vocês têm nele. Então vocês transbordarão de esperança pelo poder do Espírito Santo.

-- Romanos 15:13

REFLETINDO:

Uma pergunta fundamental da vida é: há esperança? Essa pergunta é feita todos os dias por milhares de pessoas e de maneiras diferentes: Quando alguém está sentado no consultório médico aguardando os resultados dos exames. Quando um casal não chega a lugar nenhum, apesar de meses e meses de aconselhamento. Quando uma família descobre que seu filho está desaparecido. Você pode passar 40 dias sem comida e cerca de três dias sem água. Você pode passar alguns minutos sem ar. Mas você não pode passar um único segundo sem esperança. Quando a esperança se vai, a vida acaba. Como a esperança é tão escassa em nossa sociedade, as pessoas caem em todos os tipos de golpes. Elas confiam em falsas esperanças como astrologia, grandes contas bancárias, curas milagrosas ou uma carreira estável. Essas falsas esperanças decepcionam. Para onde você se volta para encontrar a esperança real? A Bíblia diz para se voltar para Deus. Ele é a única fonte de esperança que nunca irá decepcionar. Quando você deposita sua fé Nele, Ele fornece alegria, paz e esperança que transbordam. Ele está em todo lugar. E você nunca, nunca está sozinho. Onde Deus está, a esperança está.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, a minha esperança é o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 2 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Meus filhos rebeldes, diz o Senhor, voltem para mim, e eu curarei seus corações rebeldes.

-- Jeremias 3:22A

REFLETINDO:

Quando ouvimos a palavra apóstata, tendemos a pensar naqueles que abandonaram sua fé e deram as costas a Deus. Mas também há cristãos que estão se desviando e nem estão cientes disso. Ninguém planeja retroceder. Isso geralmente acontece gradualmente. Acontece tão sutilmente, que você pode nem saber que está acontecendo. A Bíblia nos alerta sobre a retrocessão e diz que um dos sinais do fim dos tempos é que as pessoas se afastarão da fé. Então, o que devemos fazer se tivermos recaído? Deus nos diz que devemos voltar pra Ele. Podemos dizer: “Eu nunca cairia nessa área” ou “Eu nunca, nem em um milhão de anos, cometeria esse pecado!” Mas precisamos ter cuidado. Essa pode ser a área exata em que caímos em pecado. Não sabemos o quão perversos nossos corações realmente são. Jeremias 17:9 diz: “O coração humano é a mais enganosa de todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem realmente sabe quão ruim ele é?”. Todos nós temos a propensão de fazer a coisa errada. Então, nunca diga que você nunca faria isso ou aquilo porque o fato é que você é totalmente capaz disso e muito mais. Uma força desprotegida é uma fraqueza dupla.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração não se engane, que minha fé não desfaleça, que minhas atitudes não sejam de retroceder. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

VERSÍCULO:

Então Pedro aproximou-se e disse-lhe: Senhor, quantas vezes meu irmão pecará contra mim, e eu o perdoarei? Até sete vezes? Jesus lhe disse: Não te digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes.

-- Mateus 18:21-22

REFLETINDO:

Este versículo indica que o homem nos machucará muitas e muitas vezes. Eles não apenas nos machucarão, mas também pecarão contra nós. Quando você sabe que alguém não apenas machucou você, mas também pecou abertamente com você, como você lida com isso? Você é uma pessoa de graça ou de raiva? Você culpa e aponta o dedo para o passado ou abre caminho para o perdão imediato? Jesus nunca disse que precisamos entender todos os motivos pelos quais... Ele nos diz para perdoar. Amar o Senhor é obedecer aos Seus mandamentos. Dar perdão a alguém é oferecer a ele um novo começo. Jesus é O Caminho, então, certamente, Sua verdade conduz ao caminho para a vida abundante. Isso não significa que abandonamos a razão ou a sabedoria ao perdoarmos. Certamente, limites e palavras sábias são sempre necessários. Ao mesmo tempo, o chamado para perdoar ainda permanece. Quem você precisa perdoar hoje? Como Deus pode estar preparando algo novo para você nesse relacionamento? Como Deus pode estar produzindo frutos em você? Como esse fruto que cresce em sua vida pode afetar outras pessoas? Nós perdoamos, assim como Jesus nos perdoou...

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Seu perdão sobre nossas vidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Jesus Cristo demonstrasse toda a sua longanimidade, a fim de ...