segunda-feira, 31 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. - Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens.
 
-- I Samuel 22:1-2

REFLETINDO:
Sabe aqueles dias na vida, no qual você pensa em fugir, sumir para escapar de um problema? Quando as pessoas ao seu redor parecem extraterrestres e não entendem aquilo que está em seu coração? São dias difíceis e o que realmente da vontade de fazer é sumir. Davi se fez de louco para fugir de Saul e Agate, com isso foi parar em uma caverna, lugar este que encontrou várias pessoas que como ele estavam ali por várias razões como o texto narra. O mais importante neste contexto para nossas vidas hoje, é saber que não estamos só, que nosso problema não é exclusivo, mas que existem muitas pessoas que passam por dificuldades e muitas delas maiores que a nossa. A lição que Davi nos mostra aqui é que o improvável pode acontecer, homens à margem, atribulados, angustiados podem se tornar grandes homens e amigos fiéis. Assim como Davi conquistou o coração desses homens, precisamos hoje conquistar o coração do outro com palavras e ações de amor, com integridade, sendo plenos e inteiros na relação um com o outro. Não deixe as circunstâncias separar você das relações mais improváveis, mas deixe ser conduzido e levado pelo Espírito de Deus, porque você não está só, tem pessoas que estão apenas esperando uma oportunidade de se relacionar e abrir seu coração. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome. Pai obrigado por mostrar que mesmo em lugares improváveis podemos ser encontrados por Sua graça e amor. Mesmo em uma caverna o Senhor pode revelar-Se como um Pai que sempre cuida de seus filhos. Obrigado por colocar pessoas em nosso meio para nos ajudar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

-- Salmos 32:3-5

REFLETINDO:
Uma das maiores dificuldades que temos é de reconhecer e confessar nossos erros e pecados. Davi no texto fala sobre isso, enquanto ele ficava em silêncio, guardando em seu coração os seus erros, o dia a dia dele era difícil, seu humor ficou igual ao inverno, sem brilho. Mas a partir do momento que reconheceu sua dificuldade e confessou a Deus seus pecados, o Senhor o perdoou e não imputou mais a ele a culpa. O apóstolo Tiago disse que devemos confessar nossas culpas para sermos curados. Se você tem tido essa dificuldade, primeiro de reconhecer seus erros e depois de não confessá-los, convido você hoje ainda a se dirigir ao Senhor Jesus apresentando seu coração quebrantado a Ele, pedindo-Lhe perdão e ajuda para conseguir se livrar de todo embaraço e pecado. Toda vez que confessamos o nosso pecado o Senhor o lança no mar do esquecimento e temos uma nova oportunidade de um relacionamento inteiro e pleno com o Senhor e com o próximo. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai hoje peço perdão ao Senhor pelos meus pecados cometidos e que não foram confessados ao Senhor (...) Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

-- João 12:35,46
 
PENSAMENTO:
O que seria as trevas na vida de uma pessoa? Como podemos de forma simples saber se estamos em trevas? Quando uma pessoa esta em pratica de pecado, cometendo adultério, roubando, mentindo, pensamentos obscenos, e coisas semelhantes, a sua vida esta em trevas. Imagine você em um lugar totalmente escuro e você parado e imóvel neste lugar, até ai "tudo bem" ninguém está lhe vendo, você não precisa falar pra ninguém que está ali, mas a partir do momento em que você desejar mudar de local, você precisará andar se locomover. Mas como fazer isso se está tudo escuro? Você não tem direção, não tem referências, não sabe para onde ir. Mas se neste mesmo lugar aparecer apenas um ponto de luz, essa luz te guiará para perto dela, e com isso você terá que trazer a luz, tudo que está em você, não tem como mais esconder o que estava nas trevas. Assim é com nossas vidas amados, por mais que fiquemos em pecado, um dia certamente a luz virá ao nosso encontro para revelar aquilo que estava oculto, e essa luz iluminará cada vez mais nossas vidas e nos livrará de todas as trevas e pecados em nós. A luz está a nosso alcance todos os dias, traga para a luz seu relacionamento obscuro, suas dúvidas, seus problemas de caráter, seus pensamentos maliciosos, e experimente viver sempre sabendo para onde você vai, tendo a direção da luz que é o próprio Jesus. Faça isto!

ORAÇÃO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por Jesus em minha vida, pois há algum tempo atrás eu vivia em um espaço de trevas, sem direção, sem rumo, sem referências, mas hoje posso caminhar tranquilo pois a luz de Jesus tem me guiado a cada dia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
 
-- Lucas 10:41-42
 
REFLETINDO:
No nosso convívio diário em nossa casa muitas coisas acabam ficando para trás por conta da necessidade de buscarmos desesperadamente por coisas que aparentam ser o melhor para a família. Com isso acabamos deixando o melhor que é a relação e comunhão familiar. Marta foi carinhosamente confrontada por Jesus sobre esse princípio, ela estava ansiosa em realizar, em fazer, em buscar servir a Jesus em detrimento da relação e comunhão com o Mestre. Jesus fala pra ela que poucas coisas são necessárias na vida, poucas coisas que nós precisamos, e ela não precisava ficar ansiosa. Já Maria na mesma casa, preferiu dedicar aquele tempo precioso a ter comunhão com Jesus e está com Ele, pois sabia que aquele momento era único e que ficaria pra vida toda os Seus ensinamentos. Em nossa casa hoje como anda a comunhão? Os pais estão mais preocupados em buscar e manter a casa ou estão preocupados em construir um lar? As casas são feitas de tijolos, cimento e areia. Os lares são construídos de amor, carinho, comunhão e afeto. Que aprendamos com Marta a não apenas está preocupados com o serviço, e aprendamos também com Maria, que a comunhão e o relacionamento na família é a melhor parte. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por minha família, pelo lar que o Senhor tem ajudado a ser construído, grato ao Senhor por isso. Oro para que outras famílias entendam e busquem ao Senhor para estarem juntas em comunhão. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
 
-- João 3:20
 
REFLETINDO:
Há neste momento no mundo milhares de pessoas em trevas por não terem a coragem de admitir os seus erros. O mundo anda em desacordo com a luz porque não consegue pensar por um momento em perder, mas sempre ganhar, sempre subtrair e obter. O homem continuará em trevas enquanto não expor na luz seu coração enganoso, suas atitudes encobertas, suas mentiras mais íntimas, sua maledicência oculta, seus pensamentos sórdidos. Tudo isso está encoberto pois todos tem medo de serem reprovados e de serem confrontados. Fazem o mal e com isso aborrece a luz. Mas quem é a luz? Quem pode transformar as obras más em obras boas? Quem pode de fato iluminar tudo aquilo que está em trevas? A resposta está tão clara quanto a luz: "E o julgamento é este: A luz (Jesus) veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz (Jesus), porque as suas obras eram más." JESUS É A LUZ DO MUNDO. Os homens tem amado mais as trevas, ou seja, sua vontade, seus desejos terrenos, o homem está ainda nas trevas porque não reconhecem que precisam da luz. Que neste tempo que se chama hoje, possamos apresentar ao Senhor Jesus tudo aquilo que ainda está em trevas em nossas vidas, para alcançarmos o Seu favor e graça para remissão de nossos pecados. Faça isto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai obrigado por Jesus em minha vida, pois sem Ele jamais poderia está na luz. Que neste dia meu coração e entendimento sejam iluminados por Sua maravilhosa e intensa presença. Eu oro em nome daquele que é a luz do mundo, Jesus. Amém.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua espada, o seu arco e o seu cinto.
 
-- I Samuel 18:3-4
 
REFLETINDO:
Qual o valor de uma amizade? O quanto estamos dispostos a demonstrar com atitudes o quanto o outro é importante para nós? Neste tempo você consegue saber em seu coração quantos amigos você tem? A amizade entre Davi e Jônatas não tinha reservas e nem estava alicerçada naquilo que o outro poderia dar, mas estava firmada em um relacionamento íntegro e reto porque o Senhor era o motivo e a razão para este relacionamento. Jônatas defendeu e ajudou seu amigo do seu pai Saul. Jônatas o ajudou em um dos momentos mais complicados de sua vida, dando a ele sua capa, sua armadura, sua espada, seu arco e cinto para se proteger de Saul e dos seus inimigos. Hoje chamar alguém de amigo ficou banalizado, pois o amigo de verdade é aquele que cede, que busca, que ampara sem desejar nada em troca, a não ser o melhor para o outro. Ser amigo é falar a verdade sempre, mesmo que isso venha ferir o outro, mas que a cura virá pelo amor das palavras ditas. O mundo precisa de relacionamentos mais intensos e verdadeiros, as pessoas estão carentes de ombros e braços amigos para se derramarem sem reservas, a cura de emoções e relacionamentos está na disposição do outro em amar. Vamos começar a nos despojar de capas, armaduras e espadas, para que com isso meu amigo seja abençoado por minha vida. Faça isto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado pelos amigos que o Senhor colocou em minha vida, homens que posso confiar e posso apresentar a eles o meu coração sem reservas. Peço que o Senhor os abençoe a cada dia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Então falou Deus a Noé, dizendo: Sai da arca, tu, e juntamente contigo tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos. Todos os animais que estão contigo, de toda a carne, tanto aves como gado e todo réptil que se arrasta sobre a terra, traze-os para fora contigo; para que se reproduzam abundantemente na terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra.
 
-- Gênesis 8:15-17
 
REFLETINDO:
Quando Deus falou a Noé para sair da arca, Ele estava estabelecendo um recomeço à sua família e posteriormente a toda a humanidade. O dilúvio cumpriu para aquele tempo o seu propósito que era destruir todo mau desígnio que havia no coração dos homens. O dilúvio veio para marcar e estabelecer um recomeço a toda humanidade. A partir do momento que Deus fala pra Noé sai da arca com sua família e todos os animais, o Senhor estava mostrando para eles que havia um novo propósito, havia um recomeço, e que eles agora teriam uma nova oportunidade em uma nova terra. Quando estabelecemos este princípio em nossas vidas, Deus pode permitir alguns "dilúvios" em nossas vidas para tirar de nós desejos e pensamentos humanos e egoístas, para com isso trazer algo novo, para nos mostrar um caminho melhor daquele que nosso coração enganoso estava trilhando. Você conseguiria saber qual "dilúvio" estaria passando em sua vida neste momento? Você já consegue enxergar que isso é para que traga um recomeço em sua vida? A bíblia nos diz em Romanos 6 para vivermos em novidade de vida, diz em Lamentações de Jeremias que as misericórdias se renovam a cada manhã. Assim como Noé saiu da arca após o dilúvio e encontrou uma terra nova para ser explorada, que seja assim com nossas vidas neste tempo, de coisas novas sendo concretizadas. Pense nisto!

ORANDO:
Deus louvado seja o Teu nome por Sua maravilhosa Palavra. Pai que neste tempo o Senhor me ajude a enxergar o recomeço em minha vida. Que neste tempo eu venha de fato entender tudo aquilo que o Senhor tem para mim e minha família. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
 
-- Lucas 14:31
 
REFLETINDO:
Como sempre a Palavra de Deus traz princípios valiosos para nossas vidas. O texto acima fala especificamente de um tempo de guerra, mas que na sua essência e princípio pode ser aplicado em outras estâncias de nossas vidas. Por exemplo: não é melhor antes de fechar um negócio sentar e avaliar para ver se de fato pode-se acertar o negócio para ver se ambas as partes podem se beneficiar? Não é melhor antes de iniciar um relacionamento saber se de fato será bênção para o casal? Não é melhor antes de tomar qualquer decisão na vida avaliar todas as consequências boas e ruins para todos? Porque após tomar qualquer decisão teremos que assumir as suas consequências. De que forma você tem avaliado sua vida? Com que base as suas decisões são tomadas? Que sempre procuremos tomar nossas decisões observando todos os ângulos possíveis para errarmos menos. Pense nisto!

ORANDO:
Deus, louvado seja o Teu santo nome para sempre. Pai que as minhas decisões sempre sejam tomadas com base na Sua Palavra, pois ela é quem nos dá direção para todas as coisas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
 
-- Mateus 7:12
 
REFLETINDO:
Os homens se tornaram tão egocêntricos e individualistas, que não conseguem enxergar as verdades estabelecidas por Deus. O homem deseja que o mundo gire ao seu redor, sendo ele o centro de tudo e que todos façam a ele aquilo que ele quer. Se tivermos um pouco de boa vontade e examinarmos nosso coração e motivações, iremos perceber o quanto somos assim, homens cheios de si mesmo e presunçosos. Como sempre no Reino de Deus não há espaço para homens individualistas e egocêntricos, no Reino de Deus só há espaço para aquele que não olha pra sua necessidade primeiro, mas que olha pra necessidade do outro, no Reino de Deus primeiro fazemos para o outro, priorizamos a relação fraternal e com isso, cumprimos o segundo mandamento deixado por Jesus que é amar ao próximo como a si mesmo. Se você quer algo bom para sua vida, faça o mesmo ao outro e com isso serás bem sucedido. O servo de Deus Tiago disse que, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Que nosso coração esteja sempre disponível e disposto a fazer o bem. Pense nisto!

ORANDO:
Deus, louvado seja o Teu santo nome para sempre. Pai obrigado mais um vez por Sua Palavra nos lembrar daquilo que é a nossa origem e essência, fazer o bem. Sei que na maioria das vezes praticamos o mal porque desejamos primeiro para nós e não para o outro, perdoa-nos Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.
-- João 4:16-18
REFLETINDO:
Todos os encontros que temos com Jesus devem ser marcados de alguma forma, não há como estarmos próximo a Ele e as coisas continuarem como estavam. Jesus estava passando em Sicar, uma aldeia de Samaria, e teve um encontro com uma mulher samaritana em um poço d´água por volta do meio dia, e com isso houve um diálogo entre um judeu e um samaritano, algo improvável para à época. Dentro desta conversa aconteceram várias coisas, mas uma delas que mais marcou foi a sinceridade e honestidade da mulher. Ao ser indagada por Jesus por seu relacionamento, ela não esconde a verdade, ela diz de fato o que estava acontecendo com ela, que o homem que estava morando não era seu marido. Com a verdade trazida para a luz, houve mudança no coração daquela mulher e ela foi salva de sua condenação e pecado apenas por expor a verdade a Jesus. Muitos de nós ainda estamos em trevas e às escuras porque ainda não tivemos a coragem de expor a Cristo as coisas escondidas em nossos corações, muitas vezes não somos sinceros e honestos em nossas palavras. Precisamos ter a coragem de apresentar a Jesus tudo aquilo que nos afasta Dele e da comunhão, com a finalidade se sermos curados e transformados. Nunca deixe de falar e apresentar a verdade, pois somente assim poderemos alcançar a luz que está em Cristo Jesus. Sejamos inteiros, íntegros e plenos em nosso relacionamento com Jesus. Faça isto!
ORANDO:
Deus, louvado seja o Teu santo nome para sempre. Pai peço perdão por muitas vezes tentar esconder algo do Senhor, sou sabedor que é impossível esconder algo de Ti, mas insisto muitas vezes nisso. Ajuda-me a sempre trazer à luz aquilo que precisa ser mudado e transformado em minha vida. Que a verdade seja sempre a palavra que saia da minha boca. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Longe de mim que eu vos dê razão; até que eu morra, nunca apartarei de mim a minha integridade. À minha justiça me apegarei e não a largarei; o meu coração não reprova dia algum da minha vida.

-- Jó 27:5-6

REFLETINDO:
Lendo essa declaração de Jó, soa aos nossos ouvidos uma aparente arrogância e altivez misturada com orgulho. Mas quando também vemos a declaração de Deus a respeito dele: ("Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? - Jó 1:8"), percebemos o quanto ele estava próximo a Deus. Hoje dificilmente encontramos alguém que tenha deixado um legado como esse de Jó, um legado de retidão, de temor a Deus, de fato ter conhecido a Deus e caminhar com Ele. Quando encontramos alguém em nosso tempo que tenha um pouco disso, nos parece alguém que é um super-crente, alguém que está acima da média, alguém que tem acesso a um lugar com Deus que os outros não tem. Isso não deveria ser assim. O que deveria ser regra e não exceção, era que todos tivessem o mesmo empenho de Jó, o mesmo coração voltado para o Criador, que tivesse o coração sempre quebrantado e contrito diante de Deus, que reprovasse em sua vida toda e qualquer forma de pratica do pecado, que as pessoas tivessem como referência, que não se apartasse da integridade e justiça. Esse sim deve ser o legado que nós temos que deixar para as próximas gerações, um legado de santidade, santificação e relacionamento íntimo com Deus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai de toda graça, amor e misericórdia, louvado seja Teu nome para sempre. Pai que o Senhor nos ajude a sermos homens e mulheres inteiros com o Senhor, para que possamos deixar um legado vivo para as nossas famílias e gerações futuras. Que o Seu Santo Espírito nos conduza nesta caminhada. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Não terás outros deuses diante de mim.

-- Êxodo 20:3

REFLETINDO:
Antes mesmo de sabermos quais são estes outros deuses a qual o Senhor Jeová alerta para que não o tenhamos em nossos corações, precisamos definir primeiro o que é um deus? Humanamente um deus pode ser alguém heroico com superioridade incontestável. A religião define como uma divindade. O Espírito nos diz que é um ser Supremo com todo o poder. Partindo desta forma, devemos nos perguntar, quantos deuses temos venerado em nossas vidas? Para muitos seu deus é o dinheiro e suas riquezas. Para outros seu deus é sua beleza. Para tantos seu deus é a inteligencia e arrogância. Existem muitas formas de expressar um deus sobre a Terra. O princípio deste alerta ao povo de Israel dado por Moisés, se refere a deuses pagãos e imagens de esculturas que existiam naquela época, mas que pode muito bem ser aplicado em nosso coração para nos alertar aos deuses internos que criamos em nossas vidas. Quando o povo de Israel criou o bezerro de ouro, isto foi a materialização do deus que naquele momento estavam em seus corações, um deus criado por homens usando ouro em forma de uma imagem para adorar. Só há um Deus Verdadeiro, O Deus que criou e formou todas as coisas, que se apresentou em forma humana para salvar a humanidade do pecado, Um Deus que decidiu habitar em nossos corações para nos guiar pelo caminho correto, sem praticar qualquer tipo de torpeza, de amar o outro como a nós mesmos, é a esse Deus que devemos observar, receber e render graças e adoração, que é o Senhor Jesus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai de toda graça, amor e misericórdia, louvado seja Teu nome para sempre. Pai obrigado por se revelar aos homens e mostrar que o Senhor é de fato, um Deus Único e Verdadeiro, ao qual não há duvida da Sua existência e poder. Gratidão, essa é a palavra que descrevo nesta oração, por conhecer ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

VERSÍCULO:
Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.
Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me.

-- Salmos 27:3,7

REFLETINDO:
Quando observamos o mundo ao nosso redor vemos o quanto está sofrendo e em dores. Famílias dilaceradas pelas drogas, nações em guerras e muitas outras se preparando para as guerras, o mundo definitivamente não é um lugar seguro. Os motivos para tudo isso são diversos, os homens buscam a paz fazendo guerras e matando o seu inimigo. Talvez você não esteja em uma zona de guerra como vemos na TV, mas existem outras guerras que enfrentamos no nosso dia a dia que nos levam a temer e desanimar com relação a tudo, nosso futuro, nossa expectativa de vida. Muitas dessas guerras são travadas em casa mesmo, e muitas outras internas onde não se ouve nem um sequer um tiro, apenas ecoa em nossos corações as incertezas e o desânimo. O salmista vivia dias assim, de problemas intensos, de caos ao seu redor, mas uma coisa ele tinha em seu coração, ele não temia o dia de amanhã, ele conservava sua confiança em Deus, ele sabia que o homem não poderia mudar sua sorte, somente Deus. Talvez o que falte em nós hoje é apenas confiar no Senhor, é apresentar a ele as nossas causas e esperar Sua resposta para cada uma delas. O homem orgulhoso e altivo confia na força do seu braço e nas suas riquezas, mas nós os que confiam em Deus, sempre faremos menção do nome do Senhor. Faça isto!

ORANDO:
Pai de toda graça, amor e misericórdia, louvado seja Teu nome para sempre. Pai hoje peço ao Senhor que me prepare para este dia, para que eu possa passar por ele sem temer e sem murmurar. O Senhor é o meu escudo e fortaleza neste dia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...