sexta-feira, 20 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Jesus Cristo demonstrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu fosse exemplo para todos os que haviam de crer nele para a vida eterna.

-- 1 Timóteo 1:16

REFLETINDO:

Assim como uma criança tem que aprender a obedecer, os filhos de Deus também devem aprender a andar em Seus caminhos. Ele tem prazer em nos ver fazer o que é certo e quer nos ajudar quando erramos. Portanto, Ele é paciente e nos dá tempo e espaço os arrependermos. Paulo apreciava a paciência de Deus. Sua vida demonstrou que, porque o Pai é longânimo para a ira, os descrentes têm uma oportunidade muito maior de salvação. Em Romanos 2:4, Paulo afirma que a bondade e a misericórdia de nosso Pai celestial levam ao arrependimento. Mas no versículo seguinte, ele adverte aqueles com corações obstinados que eles experimentarão o julgamento. Vamos olhar para a nação de Israel. No Antigo Testamento, eles repetidamente experimentaram essa verdade dolorosa. Eles se afastaram do Senhor e fizeram o mal aos Seus olhos ao adorar ídolos. Eventualmente, Ele retiraria Sua proteção até que eles clamassem e retornassem a Ele. No final das contas, mesmo quando o Senhor permite que a calamidade alcance Seus filhos, ela ainda está encharcada com Seu amor e propósito. Se houver pecado não confessado em sua vida, peça a Deus que o perdoe e o ajude a se afastar dele. Então agradeça a Ele por Sua paciência e bondade amorosa.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua imensa longanimidade e paciência para conosco. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Ó Deus, tu és o meu Deus; de todo o coração te busco; a minha alma tem sede de ti; a minha carne desfalece por ti, como numa terra seca e exausta, onde não há água.

-- Salmo 63:1

REFLETINDO:

O autor do Salmo 63, Davi, entendeu que o verdadeiro propósito de sua vida era ser preenchido por Deus. Este salmo começa com este título: “Um Salmo de Davi quando ele estava no deserto de Judá.” A maioria dos comentários acredita que isso foi antes de Davi se tornar rei ou durante o tempo posterior em sua vida quando seu filho, Absalão, assumiu o reino. Davi teve que fugir por um breve período de tempo. De qualquer forma, Davi sentiu uma sede que muitas vezes ignoramos em nossas vidas. Estar no deserto, temendo por sua vida, não é algo que você e eu enfrentamos, mas enfrentamos momentos em que parece que todos estão contra nós, e estamos todos sozinhos. Você já se sentiu tão sozinho que até Deus pareceu distante? Acho que Davi estava sentindo isso quando escreveu o Salmo 63. O primeiro versículo nos lembra que quando estamos sozinhos, não devemos buscar nada além de Deus. Nós ansiamos por Deus assim? Admito que não tenho sede de Deus como deveria, mas podemos orar para que nossos corações anseiem mais por Ele. Quanto mais tempo e atenção Davi passava com Deus, mais Davi ansiava por Deus. O mesmo pode ser dito de nós. A maneira como temos mais sede de Deus é passar mais tempo com Ele. Quanto mais bebemos do poço que é Seu amor e bondade, mais queremos isso!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, coloque em meu coração esse desejo de buscar e ter comunhão com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

-- 2 Coríntios 12:9A

REFLETINDO:

Quanto mais tempo você passa na Terra, mais consciente você se torna de sua grande necessidade da graça. Precisamos da graça sobre graça para amar a Deus e amar os outros. A coisa bonita sobre o reino de Deus é que Ele vê nossas fraquezas como uma oportunidade de mostrar Seu grande amor por nós. Seu poder se torna perfeito quando eu falho! Ele está lá para mim quando estou em necessidade, quando não tenho a resposta certa para o problema. Viver uma vida cheia da graça começa com arrependimento. Muitos de nós, cristãos que praticamos o bem há muito tempo, esquecemos que o arrependimento diário é essencial para nossa jornada de fé. Eu nunca supero minha necessidade de Jesus. À medida que amadureço em minha fé, o que fica mais claro é o quanto sou dependente de Seus bons dons. O quanto minha fraqueza é abundante e sua graça faz algo lindo da minha fragilidade. Ao abraçarmos o arrependimento, essa graça nos leva a um relacionamento com nosso Criador. Graça sobre graça é aquilo a que devemos nos agarrar a cada dia. Quando percebemos essa verdade, podemos deixar de lado parte da pressão que colocamos sobre nós mesmos. Podemos colocar nossas preocupações de volta em Jesus e mais uma vez confiar em Seu poder para fazer o que somente Ele pode fazer em nossas vidas.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua graça e encontra minhas fraquezas e debilidades às transformando a partir da minha ação de arrependimento. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Que ele também seja para você um restaurador de vida e um sustentador de sua velhice; pois sua nora, que o ama e é para você melhor do que sete filhos, o deu à luz.

-- Rute 4:15

REFLETINDO:

A notável lealdade de Rute foi o que lhe rendeu um lugar tanto na Bíblia quanto na linhagem de Jesus (Mateus 1:1-5). Rute é um exemplo de fidelidade, ela voluntariamente ajustou sua própria vida para atender às necessidades de sua sogra Noemi. Sem família para cuidar dela e sem vizinhos que compartilhassem sua fé em Deus, Noemi se viu em uma terra estrangeira, longe do conforto de uma comunidade familiar. Durante aquele tempo sombrio, Rute, a viúva de seu filho, sacrificou tudo para ficar ao lado de Noemi. A mulher mais jovem até escolheu se mudar para um país estrangeiro e adorar o Deus de Noemi. Rute estava, sem dúvida, ciente dos riscos envolvidos em lançar sua sorte com outra mulher em uma sociedade dominada por homens, mas ela o fez sem hesitação. E seu compromisso não terminou quando chegaram a Israel. Foi Rute quem manteve as duas mulheres alimentadas. E foi Rute, sob a tutela de Noemi, que fez uma aliança com Boaz que garantiu seu futuro. Rute sacrificou-se por sua sogra e, como resultado, Deus a abençoou grandemente. Deus lhe deu um marido, um lar e um filho. Que testemunho impressionante das bênçãos concedidas a um coração leal.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, peço ao Senhor ajuste meu coração conforme a Tua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Para obterdes uma herança incorruptível, incontaminável, imarcescível, reservada nos céus para vós.

-- 1 Pedro 1:4

REFLETINDO:

Todos nós queremos nos sentir seguros e protegidos. Mas sempre que baseamos nossa sensação de segurança nas coisas deste mundo, podemos esperar ficar desapontados. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de nossas finanças. É por isso que lembrar de nosso futuro eterno é tão importante. Não é maravilhoso saber que os crentes têm uma herança que não pode ser roubada? Ela nos foi dada quando colocamos nossa esperança em Jesus e nunca será tirada porque está reservada e protegida para nós no céu. Algum dia, quando virmos Jesus face a face, receberemos e então desfrutaremos para sempre da plenitude de nossa herança. Mas você sabia que todos os dias que vivemos nesta terra, temos uma oportunidade de construir essa herança investindo nas coisas que Deus valoriza? É disso que Jesus estava falando quando disse: “Acumulem para vocês tesouros no céu” (Mateus 6:20). Sempre que vivemos retamente, falamos para as pessoas sobre o evangelho e obedecemos a Deus, estamos aumentando o tesouro que nos espera. Você está mais preocupado com investimentos nesta vida do que com riquezas eternas? Então comece a armazenar riqueza de valor duradouro.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por me presentear na eternidade com tesouros incomparáveis no céu. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Todos que competem nos jogos passam por um treinamento rigoroso. Eles fazem isso para ganhar uma coroa que não vai durar, mas nós fazemos isso para ganhar uma coroa que vai durar para sempre.

-- 1 Coríntios 9:25

REFLETINDO:

Você cresce quando desenvolve bons hábitos. Isso se aplica a todas as áreas da sua vida, incluindo seu crescimento espiritual. Quando você constrói bons hábitos, você terá um bom caráter. Se você tem um bom caráter, você terá um grande destino. Seu caráter é a soma total de seus hábitos.  Você não recebe a bênção de Deus por saber a coisa certa a fazer. Você recebe a bênção de Deus por fazer a coisa certa e torná-la um hábito em sua vida. Como você constrói hábitos? Por meio da repetição e da prática. Estudo após estudo mostra que você tem que fazer algo — seja exercício, dieta ou um hábito espiritual — todos os dias por seis semanas antes que se torne um hábito. Pense em desenvolver o hábito de um estudo bíblico diário. Se você fizer alguns dias e depois pular um dia, e depois fizer mais alguns dias e depois pular outro dia, será difícil desenvolver um hábito. Mas quando você puder se disciplinar para estudar sua Bíblia todos os dias, isso se tornará um hábito. Você determina seus hábitos, e seus hábitos determinam você. Os bons hábitos que você constrói em sua vida espiritual renderão frutos para sempre na eternidade.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a ter bons hábitos em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO:

Que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação.

-- 2 Coríntios 1:4

REFLETINDO:

A definição de conforto do mundo é o alívio do sofrimento. Mas Deus tem uma visão diferente: é uma ferramenta de ensino. Porque amadurecemos espiritualmente quando exercitamos a fé, nosso Pai não remove nossos problemas, mas, em vez disso, nos dá a força para trabalhar através deles. Deus enviou Seu Espírito para habitar em todos que creem, e dessa forma, nossa fonte de ajuda está tão perto quanto nosso próprio coração batendo. Quando enfrentamos aflição e sentimos que não podemos suportá-la, Ele sussurra em nossa alma: "Sim, você pode, porque eu estou aqui." Não há bálsamo de cura como a voz do Espírito de Deus. Em algumas circunstâncias, o Espírito direciona nossa mente para uma passagem da Bíblia. Ler a Palavra de Deus é uma maneira de ouvir diretamente Dele. O significado e a aplicação de um texto bíblico podem não ser aparentes imediatamente, mas Deus trará o versículo à mente no momento em que for mais necessário. O Senhor nos promete: “Eu nunca te abandonarei, nem jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). Ele caminhará ao nosso lado em todas as provações e, como é onipresente, está sempre disponível para nos ajudar e confortar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que temos dentro de nós o Seu Santo Espírito está agindo para nos mostrar o caminho a seguir ao Seu encontro. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

-- Atos 20:32

REFLETINDO:

A Bíblia é o alimento da sua alma. Quando você se alimenta da Palavra de Deus, você cresce. Você não pode ser fisicamente saudável se comer hamburguer o tempo todo. Da mesma forma, você não pode ser espiritualmente saudável a menos que se alimente da Palavra de Deus. Você gostaria de ter todas as bênçãos que Deus tem para você? Claro que sim! Como você obtém essas bênçãos? Elas são um resultado direto da maturidade espiritual. O que significa para a mensagem da graça de Deus edificar você e lhe dar bênçãos? Significa que, quando você cresce em maturidade espiritual, Deus pode lhe dar todas as bênçãos que Ele tem para você. Existem alguns presentes que você não pode dar a crianças pequenas porque elas ainda não são maduras o suficiente para eles. Da mesma forma, existem alguns presentes que Deus quer lhe dar, mas Ele está esperando que você cresça. Quando você faz essas coisas: ouve, ler, estuda, memoriza, medita e aplica a Palavra de Deus, você terá uma pegada firme para enfrentar as adversidades da vida. Ninguém poderá tirá-la de você. E você se verá crescendo em direção à maturidade espiritual e recebendo as bênçãos que vêm com ela.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração esteja maduro o suficiente para receber todas as bênçãos que o Senhor tem para mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.

-- João 14:16

REFLETINDO:

Após a Última Ceia, Jesus reservou um tempo para ensinar mais aos discípulos sobre Sua missão e o que aconteceria depois que Ele deixasse a Terra. Ele sabia que seus tempos mais sombrios estavam por vir. Então, Ele prometeu um Ajudador que estaria ao lado deles nas provações vindouras. Muitas vezes encaramos a vida com um lábio superior rígido, confiando em nossas próprias habilidades para nos ajudar. Escolher seguir o Senhor, no entanto, envolve uma mentalidade totalmente diferente: somos mais fracos do que poderíamos ter imaginado, mas, por meio do Espírito Santo, somos mais fortes do que ousamos esperar. Seja nossa luta espiritual, emocional ou física, podemos confiar no Espírito Santo para nos ajudar. O apóstolo Paulo orou para que o Senhor tirasse o que ele chamou de “espinho na carne”. Mas Deus disse que Seu poder seria “aperfeiçoado na fraqueza”. Muitos cristãos operam sob o equívoco de que Deus nos ajuda somente quando chegamos o mais longe que podemos. Na realidade, Seu Espírito não apenas acrescenta à nossa força; ao contrário, Ele é sua fonte inesgotável! Quando admitimos que somos impotentes para ajudar a nós mesmos, o Espírito Santo nos dá a força de que precisamos para enfrentar qualquer desafio com absoluta confiança em Deus.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado pela ação do Seu Santo Espírito em minha vida diária. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará, e aquele que semeia generosamente, generosamente ceifará. Cada um de vocês deve dar conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

-- 2 Coríntios 9:6-7

REFLETINDO:

O princípio de semear e colher se aplica a todas as áreas da vida, não apenas às suas finanças. O que quer que você semear na vida, você vai colher. O que quer que você depositar será devolvido a você. Se você semear críticas na vida, você vai colher críticas de outras pessoas. Se você semear gentileza, você vai colher gentileza. É a lei da colheita. Se você plantar sementes de maçã, você não vai colher peras; você vai colher maçãs. Se você semear com generosidade, você vai colher generosidade. Este é o princípio da colheita: sempre que tiver uma necessidade, plante uma semente. Quando um fazendeiro olha para seus campos estéreis, ele não reclama disso. Ele sai e começa a plantar sementes. Se ele tem pouca semente, ele tem uma escolha. Ele pode acumulá-la ou dá-la. Se ele a segura, é tudo o que ele tem. Se ele a dá, Deus a multiplicará. O mais incrível é isto: Você não colhe apenas o que planta. Você sempre colhe mais do que planta! Isso parece ilógico, dar quando você tem uma necessidade. Mas é por isso que requer fé! Deus diz que a maneira de você receber é dando, não segurando.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quero lançar as sementes da generosidade sobre a vidas pessoas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

O sábio é cauteloso e se afasta do mal, mas o tolo é arrogante e descuidado.

-- Provérbios 14:16

REFLETINDO:

É senso comum que se você não quer ser picado, fique longe das abelhas! Se você não quer se queimar, não chegue perto do fogo! Se você não quer cair do penhasco, não se pendure na saliência! O objetivo não é ver o quão perto você consegue chegar da tentação, mas sim o quão longe dela você consegue ficar. Você pode pensar que consegue lidar com a tentação, mas quem você está enganando? Você precisa fazer uma avaliação franca. Você precisa analisar quando e onde você é mais tentado e vulnerável. Então você precisa ficar longe dessas situações o máximo que puder. A Bíblia diz para fugir da tentação: “Ponderei a direção da minha vida, e voltei-me para seguir as tuas leis” (Salmos 119:59). Se você tiver que se afastar fisicamente, faça isso! O ponto é, saia da situação. Fuja da tentação. Não fique por perto. Quando você estiver tentado, mude de canal. Leia a Bíblia. Ligue para um amigo cristão. Aqui está o que não vai funcionar: Nunca tente argumentar com o diabo. Você perderá todas as vezes. Ele teve milhares de anos para pensar em contra-argumentos para qualquer coisa que você diga. Não racionalize. Não justifique. Não discuta. Apenas desligue e vá fazer outra coisa.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a sempre me afastar das minhas tentações pela ação do Seu Santo Espírito. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Eu sou o pão da vida, quem vem a mim nunca terá fome, quem crê em mim nunca terá sede.

-- João 6:35

REFLETINDO:

Quando Jesus se autodenomina o pão da vida, não há indício de julgamento. E mesmo quando Ele diz, “se não comerdes a carne do filho do homem, não tereis vida em vós”, Jesus está apenas reforçando seu gracioso convite a todos. Jesus convida as multidões ao seu redor a receber Dele a vida e a graça que Ele oferece. Claro, as multidões não entenderam o que Jesus quis dizer. Elas tinham sido alimentadas por cinco pães e dois peixes, estavam famintas por mais. Elas estavam famintas por mais milagres. Façamos uma reflexão: é assim que tratamos o pão da vida? Reduzimos as obras de Jesus a ações simples projetadas para sustentar nossa existência terrena? Achamos que o pão da vida nos é dado para que possamos continuar vivendo nossas vidas do jeito que queremos, buscando o que queremos buscar? O que Jesus faz nesta passagem, o que Jesus sempre faz, é nos convidar a entrar em uma vida mais profunda com Ele. Se quisermos receber a vida que Ele oferece, o ponto é que precisamos levá-lo profundamente, para permitir que Jesus nos transforme à Sua semelhança. Porque Jesus é a única pessoa que pode preencher nossa fome espiritual. Ele é comida de verdade e bebida de verdade. Sim, Jesus é o pão da vida, e todos que vêm a Ele serão satisfeitos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por ser o Pão da Vida que me alimenta espiritualmente. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 3 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Ele é aquele a quem você louva; ele é o seu Deus, que realizou para você aquelas maravilhas grandes e impressionantes que você viu com seus próprios olhos.

-- Deuteronômio 10:21

REFLETINDO:

A vida neste mundo caído muitas vezes parece estressante. Conforme você administra suas responsabilidades, é fácil ficar sobrecarregado. Sua perspectiva pode encolher para o nível da sua lista de tarefas. Se isso acontecer, você pode perder o panorama geral da obra de Deus em sua vida. O louvor pode transformar sua perspectiva e aproximá-lo da presença inspiradora de Deus. Louvar a Deus é muito mais do que um dever religioso. É uma prática poderosa que muda seu foco dos seus problemas para a grandeza de Deus. Quando você louva a Deus, sua atenção se move das suas circunstâncias para as maneiras maravilhosas como Deus está trabalhando em sua vida. Louvar a Deus é um ato de adoração que o direciona para longe das preocupações e em direção às verdades celestiais. O louvor nos lembra que Deus está no controle, e seus planos são muito maiores do que podemos entender. Quando você louva a Deus, você se lembra da fidelidade passada e do poder presente de Deus, o que o ajuda a confiar em Deus com seu futuro. Começar o dia com louvor é uma maneira poderosa de dar um tom positivo. Então, tente começar cada manhã agradecendo a Deus por algo que você aprecia Nele, ou por algo que Ele fez recentemente.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, louvo o Teu nome porque Tu és bom e cuida dos Seus filhos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

VERSÍCULO:

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor.

-- Hebreus 12:28

REFLETINDO:

Nas notícias, muitas vezes há entrevistas com pessoas que sofreram uma tragédia inimaginável. Um dia, nos são mostrados sobreviventes de tornados cujas casas foram destruídas por ventos fortes. Em outro dia, podemos ver enchentes inesperadas levando um bairro embora. As expressões nos rostos daqueles que vivenciaram a devastação podem ser assustadoras. Perdas como essas sempre chamam nossa atenção para a fragilidade das coisas que mais prezamos, como nossos lares, famílias e carreiras. Mas em um mundo que parece estar girando fora de controle, os crentes em Jesus têm o privilégio de compartilhar as melhores notícias imagináveis: temos algo que é estável, algo seguro. Há uma rocha na qual podemos ficar de pé, e Ela não pode ser abalada. Essa fundação inabalável, é claro, é Deus Todo-Poderoso. Podemos confiar que a Escritura é Sua verdade imutável e relevante para todos os tempos. Podemos depender de um relacionamento eterno e seguro com o Senhor. E podemos ter certeza de que um lar celestial eterno aguarda todos aqueles que depositam sua fé em Jesus. Podemos ter estabilidade, mesmo neste mundo instável. Entre as pessoas que você conhece, quem precisa dessas boas notícias que salvam vidas? Não espere, compartilhe!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por me colocar na Rocha inabalável que é o Senhor. Obrigado me chamar e apresentar o Seu Reino Eterno. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Jesus Cristo demonstrasse toda a sua longanimidade, a fim de ...