quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos.

-- 2 Coríntios 4:1

REFLETINDO:

Você sabe que Deus te ama? Talvez você tenha ouvido essa verdade durante toda a sua vida! Mas se você sabe que Deus o ama você sente e reconhece o amor de Deus? Quando você para de acreditar que é amado por Deus, pode começar a ficar desanimado. Por quê? Porque se você não acredita que Deus o ama, você não poderá experimentar Sua graça e misericórdia. A melhor maneira de derrotar o desânimo é lembrar o quanto Deus o ama e manter o foco nessa verdade. O que é misericórdia? Misericórdia é quando Deus lhe dá o que você precisa não o que você merece. Misericórdia é quando Deus conhece todos os erros que você cometeu e cometerá, e ainda lhe dá todas as coisas boas em sua vida. A misericórdia de Deus é o que o mantém em movimento quando você se sente desesperado, desgastado ou desanimado. Muitas pessoas que são cristãs há muito tempo não sentem o amor de Deus porque pensam apenas que Deus lhes fala com uma voz crítica. Mas se a voz que você ouve é sempre negativa, não é Deus. Você precisa aprender a deixar Deus amar você. Ao fazer isso, você estará livre para realizar tudo o que Ele planejou para sua vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua misericórdia que se renova a cada manhã. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.

-- Josué 14:9

REFLETINDO:

As páginas da Bíblia estão repletas de histórias de quem não cruzou a linha de chegada na corrida da vida. Eles tinham um grande potencial. Eles começaram bem. Mas não terminaram bem. No entanto, quão importante é que ultrapassemos a linha de chegada. O escritor de Hebreus advertiu: “Tenham cuidado então... Certifique-se de que seus próprios corações não sejam maus e incrédulos, afastando-os do Deus vivo... Pois se formos fiéis até o fim, confiando em Deus tão firmemente como quando cremos pela primeira vez, participaremos de tudo o que pertence a Cristo” (Hb 3:12-14). Calebe foi alguém fiel até o fim. Dos milhões de hebreus que deixaram o Egito no Êxodo, ele conseguiu cruzar a linha de chegada. Um herói anônimo da Bíblia, Calebe é um exemplo brilhante de alguém que nunca perdeu o rumo espiritual. Calebe seguiu a Deus plena e completamente. E se aprendermos a seguir ao Senhor de todo o coração como Calebe fez, então os resultados poderão ser os mesmos para nós. Porque o Deus de Calebe é o nosso Deus.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que o Seu Santo Espírito me conduza para a linha de chegada da eternidade com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.

-- Romanos 5:6

REFLETINDO:

Paulo usa uma bela linguagem para descrever a posição do crente em Cristo: “Nós também fomos introduzidos pela fé nesta graça na qual estamos firmes.” Esta graça não é uma poça que mal molhe os dedos dos pés. É um oceano poderoso que se estende para sempre. E é maior do que poderíamos imaginar. A graça de Deus é um conceito essencial para os crentes entenderem. Ele oferece gratuitamente o Seu favor à humanidade porque o sacrifício de Jesus na cruz concedeu perdão e salvação a qualquer um que crê. Contudo, muitas pessoas pensam que estão desfrutando da bondade de Deus quando o que na verdade estão tentando fazer é conquistá-la. E o Senhor é muito claro que as obras não podem nos salvar (Efésios 2:8-9). Servir a Deus para obter favor ou garantir que Ele continue a abençoá-lo diminui a beleza de Sua graça. Você não pode fazer nada para merecer Sua bondade! Ele derrama isso sobre as pessoas gratuitamente. Portanto, receba-a, e viva livre, sabendo que, embora seus esforços sejam bem-vindos e apreciados por Deus, a graça é um presente já dado.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua graça salvadora. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Não se engane sobre isso: você nunca pode fazer de Deus um tolo. Tudo o que você planta é o que você colherá.

-- Gálatas 6:7

REFLETINDO:

Você não planta sementes de maçã e obtém tomates. Da mesma forma, você não planta amargura e consegue amor. Você não planta críticas e depois recebe incentivo de outras pessoas. Se você plantar no solo da sua natureza pecaminosa, colherá destruição. Mas se você plantar no solo da sua natureza espiritual colherá vida eterna. Deus tem dito há milhares de anos que nossos pecados podem afetar as gerações futuras. Por exemplo, quando você está com raiva e perde a paciência com seus filhos, você os está preparando para perder a paciência com os filhos. Agora sabemos que seu cérebro pode realmente ser alterado por comportamento repetitivo, para o bem ou para o mal. Todo mundo costumava pensar que o cérebro estava praticamente imutável quando você era adolescente. Agora sabemos sobre a plasticidade cerebral e como seu cérebro pode continuar a ser moldado pelo resto da vida. Mas você precisa mudar sua maneira de pensar. A Bíblia se refere a isso como arrependimento. Você pode mudar de ideia e, quando o faz, isso muda a maneira como você se sente e como você age. Então, você planta em sua natureza espiritual e observa que frutos incríveis Deus colherá em sua vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que na minha caminhada eu consiga plantar coisas que possam alegrar o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO:

Ele lhe perguntou pela terceira vez: “Simão, filho de João, você me ama?”... E ele lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas; Você sabe que eu te amo." Jesus lhe disse: "Cuide das minhas ovelhas.

-- João 21:17

REFLETINDO:

Reserve um tempo para ler Mateus 26:69-75 e considere as emoções de Pedro naquele momento. Quanto mais as pessoas perguntavam sobre seu relacionamento com Jesus, mais enfáticas se tornavam suas negações. Ele disse: “Não sei do que você está falando”. E continuou a negar seu relacionamento com Jesus. Mas quando o galo cantou, ele se lembrou das palavras da noite anterior: “Nunca cairei!” Ele chegou ao ponto de declarar que nunca negaria Jesus, mesmo que isso significasse morrer com Ele. Apesar de toda aquela bravata, o apóstolo falhou como Jesus disse que aconteceria. Não é à toa que ele chorou amargamente. Poucos dias depois, quando viu Jesus na praia, Pedro se lançou ao mar e correu para o seu Salvador. Imagine como deve ter sido ficar ali, todo molhado, olhando para Aquele que você amava e traiu. Após a refeição, Jesus permitiu que Pedro reescrevesse as respostas que lhe foram dadas num ambiente de pânico e medo. E com cada afirmação, o discípulo sabia que estava perdoado. Jesus oferece-nos essa mesma experiência, agora e sempre. Ele nunca para de buscar, nunca para de oferecer perdão a todos que O chamam de Senhor e Salvador.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Seu perdão e por não desistir de mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, que foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança de escapar com vida.

-- 2 Coríntios 1:8

REFLETINDO:

Quando a vida fica difícil, como você reage? Você começa a duvidar de Deus, perguntando-se por que Ele permitiu que a adversidade acontecesse? Ou você se volta para Ele, buscando entender melhor Seus caminhos e se fortalecer na fé? Enquanto estavam na Ásia, Paulo e Timóteo enfrentaram dificuldades e perseguições. A passagem de hoje diz que eles “estavam sobrecarregados demais, além de suas forças”. Mas eles escolheram colocar sua esperança no Senhor e confiaram que Ele os consolaria em suas aflições. Paulo escreve: “Porque assim como os sofrimentos de Cristo são nossos em abundância, também a nossa consolação é abundante por meio de Cristo”. Paulo explicou aos crentes de Corinto que as provações que ele e Timóteo enfrentaram os ensinaram a confiar na força de Deus, não na sua própria. Amparados pela fidelidade de Deus no passado e pelas orações, eles mantiveram a esperança. Todos enfrentaremos dificuldades em algum momento. E quando isso acontecer, devemos tentar responder como Paulo e Timóteo: confiando no Senhor, mesmo que a nossa dor possa parecer insuportável. Peça ao Senhor para confortá-lo, Seu poder é incomparável.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, minha confiança e amparo estão em Ti para todas as circunstância em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou‑se nas suas mãos; por isso, ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

-- Jeremias 18:4

REFLETINDO:

Jeremias, o profeta, observou enquanto o oleiro moldava pacientemente o barro na roda. O oleiro tinha um objetivo e um propósito em mente para aquele pedaço de barro. Mas algumas delas eram resistentes e inflexíveis nas mãos do oleiro. Portanto, ele o deixou de lado para um propósito menor. Em outras palavras, o barro não se tornou o que o oleiro queria que fosse. Somos como o barro e Deus é como o oleiro. Ele tem um plano para cada uma de nossas vidas que é melhor do que qualquer coisa que planejamos para nós mesmos. E temos a escolha de ceder à vontade de Deus ou resistir a ela. Claro, teremos contratempos na vida. Enfrentaremos dificuldades e tragédias. Encontraremos problemas inesperados. Mas temos a escolha de nos tornarmos amargos ou melhores. A vida é cheia de surpresas. Todos conhecemos pessoas que prometeram muito, mas nunca atingiram seu potencial. Depois, há outros que não pareciam ter muitas promessas, mas Deus os está usando poderosamente. O que você fará com a vida que Deus lhe deu? Você tem uma escolha. Você se moldará com a vontade de Deus ou resistirá a ela?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que sejamos moldados conforme a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim.

-- João 16:9

REFLETINDO:

Na raiz de todo pecado está pelo menos uma dúvida momentânea sobre Deus. Quando você não acredita que Jesus é quem Ele diz ser ou que Ele fará o que diz que fará, essa é a raiz de todo pecado. Aqui estão algumas emoções que você pode procurar e que podem ajudá-lo, a saber, quando você está duvidando de Deus. 1) Quando você fica com medo ou ansioso, muitas vezes isso revela sua descrença nas promessas de Deus. 2) Quando você fica impaciente, isso revela sua dúvida quanto ao tempo perfeito de Deus. Deus tem um plano para sua vida, mas Ele nunca terá pressa. 3) Quando você fica ressentido ou amargo, isso revela sua dúvida na sabedoria de Deus. Deus é sábio, bom e amoroso. 4) Quando você permanece em sentimentos de culpa, isso revela a sua descrença no perdão de Deus. 5) Quando você se sente inadequado, isso revela sua dúvida no poder de Deus. Deus disse que seu poder aparece melhor em sua fraqueza. Você quer reverter esses sentimentos? Então você precisa começar a duvidar de suas dúvidas. Se você acredita na Palavra de Deus, você pode confiar no que ela diz sobre Deus e na maneira como Ele se sente a seu respeito e cuida de você.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que que possa começar a duvidar das minhas duvidas e sempre crer que o Senhor é Aquele que transforma duvidas em certezas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Na verdade não estou sozinho, porque o Pai está comigo.

-- João 16:32B

REFLETINDO:

Ter a mente de Cristo significa estar sempre consciente de que Deus está com você. Vemos isso na vida de Jesus. Jesus viveu na presença de Deus e permaneceu conectado ao favor de Deus. Por mais ocupado que estivesse, Ele permanecia em sintonia com o Pai. É por isso que o maior antídoto para a solidão é pensar como Jesus. Quando você tiver a mente de Cristo, você será capaz, como Ele, de dizer: “Não estou sozinho porque sei que o Pai está sempre comigo”. Quando nos sentimos sozinhos, muitas vezes é o resultado de não vivermos com a mente de Cristo, não estamos conscientes do cuidado constante do Pai. Como você pode estar sempre consciente do cuidado constante de Deus? Uma maneira é através da oração. Jesus fez da oração um hábito diário: “Jesus costumava ir a algum lugar onde pudesse ficar sozinho e orar”. Você não pode simplesmente fazer isso de vez em quando se quiser ter a mente de Cristo. A vida de oração de Jesus era contínua. Ele fez da prioridade de sua vida estar com seu Pai. Era um hábito. Se Jesus sentiu necessidade de escapar e orar, então pense em quanto mais precisamos disso!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que o Senhor está sempre conosco. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO:

Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho.

-- Gênesis 18:14

REFLETINDO:

Sara estava se aproximando dos 90 anos quando ouviu um visitante misterioso dizer ao marido que daria à luz seu primeiro filho dentro de um ano. Sara pensou que estava sozinha quando riu incrédula, mas Deus revelou a Abraão como ela reagiu. Sara tentou negar, mas a conversa enfatiza que nada, nem mesmo uma risada cansada, está escondida de Deus. Na verdade, não foi a primeira vez que Sara ouviu esta promessa. Deus já havia dito a seu marido de quase um 100 anos que ela daria à luz e que o nome do menino seria Isaque (Gênesis 17:15-22). Abraão teve um filho, Ismael, com a serva egípcia de Sara, Hagar. Mas agora Deus estava dizendo que o filho nascido de Sara na sua velhice seria herdeiro de uma promessa anterior: que Abraão seria o pai de uma grande nação. A descrença de Sara não a desqualificou para receber a bênção milagrosa que Deus prometeu e que o misterioso visitante descreveu com tanta clareza. Os planos de Deus eram muito maiores do que suas dúvidas compreensíveis. E depois da vida de infertilidade de Sara, sua gravidez deixaria claro uma lição importante: nosso Deus sobrenatural não está limitado pelo que rotulamos como “impossível”.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por sempre nos surpreender com Sua bondade e misericórdia. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

“Quem então é o maior no reino dos céus?”

-- Mateus 18:1B

REFLETINDO:

Se você passou algum tempo com crianças pequenas, pode atestar o desejo humano inato de ser o melhor, o mais rápido e o mais forte. “Veja-me correr! Eu sou o mais rápido do mundo!” parece adorável vindo de uma criança, mas essas mesmas palavras de um homem adulto seriam perturbadoras. Para o bem ou para o mal, a maioria de nós aprende a esconder nossa arrogância do mundo. Quando os discípulos perguntaram: “Quem então é o maior?”, parece que eles estavam tentando superar um ao outro, pensando como uma criança. Eu sou o maior? Ou ele é? Por que ele é melhor que eu? Jesus respondeu à pergunta juvenil com uma repreensão necessária: Nenhum deles era o maior. Sim, como homens adultos, detinham um estatuto legal e social que as crianças não podiam alcançar. No reino de Deus, este tipo de privilégio não só deixaria de lhes conferir poder; também seria um obstáculo à verdadeira grandeza. Há uma qualidade infantil que Deus valoriza: para sermos “grandes” aos Seus olhos, devemos despojar-nos de poder e status e tornar-nos inferiores, como o próprio Jesus fez (Filipenses 2:5-8). Desta forma, os cristãos devem tornar-se como crianças.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que o Seu Santo Espírito me ajude a discernir os momentos em que devo ser maduro e não infantil em minhas escolhas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.

-- Salmos 62:5

REFLETINDO:

Na maioria das vezes, esperar envolve muito estresse, especialmente quando não sabemos quanto tempo levará até que o padrão de espera termine. Durante a espera, às vezes nos afastamos de Deus e ansiamos que as coisas pareçam mais fáceis. Mas e se nos voltarmos para Deus e olharmos para frente? O profeta Joel falou ao povo de Deus durante um período desafiador, quando sua terra foi invadida por gafanhotos. Os meios de subsistência foram destruídos pela seca e pela peste, e as pessoas estavam morrendo de fome. Aqueles foram dias cheios de destruição. Contudo, Deus não os apontou de volta aos bons e velhos tempos. Em vez disso, Ele os apontou para o futuro, para Si mesmo. Ele os chamou para retornarem a Ele e lembrou-lhes que um dia de vindicação e redenção acabaria por chegar. E embora seja verdade que o “final” pode estar a gerações de distância, há conforto em saber que a Sua promessa é certa. Naquele dia haverá uma enorme alegria, os lagares transbordarão e “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32). Ao voltarmos nossos olhos para aquele dia certo, mas distante, nós também poderemos encontrar forças para continuar esperando.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, a minha esperança está sempre em Ti. Ajude-me a ter paciência e esperar o momento certo das coisas em minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

VERSÍCULO:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento.

-- Provérbios 3:5

REFLETINDO:

A dependência de Deus é fundamental para uma vida abundante. Confiar Nele de todo o coração significa dar-Lhe o controle sobre tudo: nossa família, finanças, emoções e pensamentos. A passagem de hoje enfatiza como a confiança é essencial para uma vida frutífera: adverte contra sermos sábios aos nossos próprios olhos e adverte para não nos apoiarmos no nosso próprio entendimento. Quando confrontados com decisões, é tentador escolher a resposta que consideramos certa. Mas não podemos conhecer todos os fatos ou prever com certeza como os outros reagirão. O Senhor, porém, sabe. Ele lê nosso coração e percebe cada pensamento. Nenhum aspecto da nossa situação escapa à Sua atenção, e Ele se preocupa com todos. É por isso que só Ele tem certeza de qual decisão será a melhor. A vida abundante também envolve reconhecer Deus em tudo o que fazemos. Falar sobre Ele é apenas parte do que significa dar-lhe reconhecimento. Como Seus filhos, devemos ter uma notável semelhança com nosso Pai celestial, em pensamentos, atitudes e ações.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minhas decisões e escolhas estejam de acordo com a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...