terça-feira, 31 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

-- Hebreus 12:15
 
REFLETINDO:
Existem sentimentos no homem que produzirão dentro dele coisas maléficas para toda uma vida. A amargura é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o interior. Sentir amargura não é pecado, mas cultivá-la pode nos levar a muitos pecados e a prejuízos graves para nossa saúde e nossa alma. Isso acontece porque tudo que decorre da amargura gera coisas ruins que impregnam nosso espírito nos fazendo definhar aos poucos. Quando olhamos para a vida de José do Egito podemos ver o quanto ele poderia ter se tornado uma pessoa amargurada. Foi vendido pelos seus irmãos; foi vendido como escravo; foi assediado e acusado injustamente; foi preso e esquecido na prisão. José aprendeu a canalizar e usava as coisas contrárias em sua vida para seu crescimento e maior aproximação de Deus e não como combustível para manter e aumentar a amargura. Lancemos no mar do esquecimento todas as experiências desagradáveis que provocam dores em nós transformando-se em amargura na alma. A raiz é o que sustenta uma árvore. Corte a raiz e a árvore morrerá rapidamente. A amargura também é assim, se cortarmos pela raiz não brotará em nosso coração aflições na alma. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai, oro ao Senhor para toda raiz de amargura seja retirada de minha vida e das pessoas as quais estejam passando por aflições. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

-- Êxodo 14:15
 
REFLETINDO:
Esse texto relata um momento histórico do povo de Deus diante de uma situação muito difícil. À frente um mar, por trás o maior exército do mundo à época. O que fazer? No primeiro momento de desespero fizeram aquilo que qualquer pessoa faria, clamaria a Deus por uma saída, mas para Deus que é soberano, aquele não era o momento de parar e clamar, mas sim de continuar mesmo não enxergado visualmente a saída. Marchar é continuar, é caminhar, é descolar-se de um ponto ao outro e era isso que Deus disse para o povo fazer. Mas neste contexto entendemos que só seria possível continuar essa marcha com a presença de Deus, marchar com a dependência de Deus e marchar com fé em Deus. Há momentos da nossa vida que estaremos diante de decisões extremamente difíceis e certamente não saberemos para onde ir e o que fazer, mas o mais importante é saber a vontade de Deus, se Ele irá trabalhar por nós apenas quando clamarmos, ou se Ele nos dirá o que fazer e como fazer e ir conosco. Bem, se é tempo de marchar, não pare, continue, Deus está cuidando de tudo pra você. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai, como é difícil muitas vezes discernir e entender o tempo das coisas em nossa vida. Oro ao Senhor para que o Seu Santo Espírito venha direcionar cada passo que eu der e que esses passo sejam reflexo da nossa relação diária como Pai e filho. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
 
-- Marcos 9:24
 
REFLETINDO:
Muitas pessoas tem passado por dias difíceis, por problemas intermináveis, por situações nada agradáveis e com isso, acabam sucumbindo, sentem-se fracas e sua fé começa a desmoronar. A primeira coisa que eu e você temos que fazer é reconhecer e aceitar que se estamos assim, é necessário procurar a direção e a ajuda de Deus. No texto em destaque havia um menino que estava desde de muito tempo com um espírito maligno atormentando ele e sua família, e seu pai já tinha feito de tudo para libertá-lo sem conseguir. Quando encontram com Jesus, ele vê sua última esperança, ele usa suas últimas forças físicas e emocionais para salvar seu filho e pede a Jesus para ajudá-lo. Jesus diz a ele: Tudo é possível a quem tem fé. Aquele homem cria em Deus, mas sua fé estava desvanecendo, sua fé estava desgastada por conta da situação, sua fé não estava plena, por isso ele pediu a Jesus, ajuda-me na minha falta de fé. Esse exemplo nos mostra que nós seres humanos, quando estamos diante de Deus, temos a fé, porém, por conta de nossa complexidade, das situações, muitas vezes, acabamos por manter essa fé inoperante, passiva, enfraquecida ao ponto de não termos forças para fazer aquilo que Deus deseja de nós. Esse é um comportamento típico da natureza humana, porém, não é aceitável e ideal. A boa notícia é que Deus é misericordioso e quer nos ajudar com nossa falta de fé. Que a nossa oração seja para que Deus aumente nossa fé a cada dia para suportarmos os dias maus. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai, aumenta a minha fé diante de todas as situações. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente: Eu não sou o Messias. Eles tornaram a perguntar: Então, quem é você? Você é Elias? Não, eu não sou! Respondeu João. Você é o Profeta que estamos esperando? Não! Respondeu ele. Aí eles disseram a João: Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
 
-- João 1:19-22
 
REFLETINDO:
O momento em que vivemos atualmente está repleto de pessoas que não sabem quem são e qual a sua identidade. Vivem à sombra de modelos fabricados, vivem buscando encontrar no outro uma forma de viver sem se importar de fato que elas são. Há uma crise muito intensa de identidade. Quando perguntaram a João Batista quem ele era, e suas prerrogativas no Reino de Deus, ele sempre foi firme em suas afirmações, não teve duvidas de quem ele era, não se preocupou com os modelos da sua época, ele tinha personalidade e identidade. Você consegue saber quem é você? Qual o seu propósito de vida? Por que você está inserido nesta família, neste grupo de amigos? Qual a sua identidade? Precisamos primeiro saber quem somos diante das perguntas e modelos impostos pelo mundo, para ai sim, darmos as respostas que vem ao nosso encontro. Que possamos encontrar a resposta para a mesma pergunta que as pessoas fizeram a João: O que é que você diz a respeito de você mesmo? Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai, como às vezes é difícil discernir quem eu sou em meio a tantas vozes e modelos no mundo. Preciso da ajuda do Seu Santo Espírito para poder conseguir descobrir de fato quem eu sou. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Felizes são aqueles que NÃO se deixam levar pelos conselhos dos maus, que NÃO seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que NÃO se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.
 
-- Salmo 1:1-3
 
REFLETINDO:
Muitas pessoas vivem em busca da felicidade, buscam prazeres para gozarem nesta vida e com isso, não se dão conta de algumas formas de buscas acabam trazendo uma "felicidade" momentânea e passageira. O salmista demonstra que a felicidade eterna tem uma fonte certa e que, fora dela, ainda que haja sucesso momentâneo, o resultado final é tristeza e dor. Na verdade, o salmista traça uma nítida distinção entre o homem feliz ou bem-aventurado, e o homem ímpio que vive distante de Deus. Ele estipula três requisitos, na forma negativa, para a felicidade de uma pessoa. Trata-se de três “NÃOS”. 1) Aqueles que não se assemelham com a maldade. 2) Aqueles que não negam a existência de Deus. 3) Aqueles que não fazem pouco caso das coisas espirituais. Esses três cuidados garantem uma parte da felicidade aos homens que fogem do estilo de vida do mundo. A outra parte da felicidade é alcançada quando tal homem busca conhecer a vontade de Deus para cumpri-la. Além do afastamento dos caminhos que levam a uma alegria fácil e rápida, o homem que se torna feliz de verdade também se aproxima da Lei do Senhor. Que a nossa felicidade seja sempre pautada nas nossas negações para as coisas fáceis do mundo e que sejam firmadas nos princípios e valores e na presença viva de Deus em nossas vidas. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai que a cada dia meu coração sejam inundado por esta fonte inesgotável que vem do Senhor. Que as coisas que meus olhos veem neste mundo caído não tenham espaço em meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Descobri que na vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver.
 
-- Eclesiastes 4:7-8
 
REFLETINDO:
Um dos grandes ganhos que temos no aprendizado e conhecimento da Palavra de Deus são as relações que podemos ter uns com os outros. Os relacionamentos quando são aplicados de forma que o outro sempre é importante para mim, não haverá possibilidades para a solidão do outro. Dentre tantas verdades que o Pregador aborda no livro de Eclesiastes, e ele fala muito do significado da vida e suas variações, ele descobriu que um homem não pode e não vale a pena viver só, ele precisa de pessoas ao seu lado, sejam amigos, filhos, esposo(a), irmãos, colegas, enfim, todos necessitam relacionar com alguém. Neste mundo caótico e selvagem, muitos tem acumulado riquezas achando que a segurança estão nelas, buscam trabalhar tanto que acabam esquecendo o valor de um abraço amigo, de uma ligação sem a formalidade de uma cobrança, não experimentam um sofá com um cabeça encostada no ombro, uma mesa cheia de conversas. Como disse o Pregador, é uma triste maneira de viver. Mas podemos mudar isto, basta apenas olhar ao nosso redor e ver o quanto de nós poderia está em outras pessoas, o sorriso, o afeto, o carinho. Devemos sim trabalhar, isso é necessário, mas podemos trabalhar também para que nossas relações possam ser melhores a cada dia. Não cobre uma ligação, faça uma. Não diga que estava com saudade, mate a saudade. Não despreze uma pessoa porque você acha que ela não dá a mínima pra você, mas marque um encontro para o amor florescer. O relacionamento poderá ser o combustível para uma nova vida. Pense nisto!  

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado pela família, pelos amigos e irmãos que o Senhor me presenteou. Oro ao Senhor para que eu possa honrar cada um deles com a amizade que eles depositaram em meu coração. Peço que o Senhor os abençoe e que possamos nos aproximar mais e mais. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
 
-- Gálatas 5:16-18
 
REFLETINDO:
A seu tempo, cada homem e mulher sofreu com esta verdade, quem guia minha mente e meu coração? De que forma sou afetado e influenciado pelas coisas do mundo? Há uma batalha dentro de nós diariamente que é travada na mente, devo fazer aquilo ou não devo fazer? Isto é certo ou isto é errado? As pessoas fazem, por que não posso fazer? Isso é relativo, pois Deus é amor e Ele é bom, então não há mau algum nisto. Quem nunca teve esses pensamentos?! Mas o mais importante é dar ouvidos a voz e orientações do Espírito, pois somente Ele poderá cuidar dos nossos passos, somente Ele ganhará a batalha contra o desejo da carne que está vorazmente nos impelindo e assediando para o pecado. O apóstolo Paulo certa vez disse: "Alguém vai dizer: Eu posso fazer tudo o que quero. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: Posso fazer qualquer coisa. Mas não vou deixar que nada me escravize." (1 Coríntios 6:12). O que eu e você temos que ter em mente sempre, é que eu até posso fazer tudo que me der na "telha", mas com certeza muitas dessas coisas não serão boas para mim e para os outros, e que não posso ser dominado e escravizado por elas. O que temos que fazer é nos deixar ser guiados pela vontade do Espírito Santo, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Permita-se ser guiado por Ele. Pense nisto!

ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai, minha oração é apenas desejar e aceitar ser direcionado e orientado pelo Seu Santo Espírito. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

VERSÍCULO:
Porque andamos fé, e não por aquilo que vemos.
 
-- 2 Coríntios 5:7
 
REFLETINDO:
Todo início de um novo ano há sempre vários motivos para andarmos em alguma direção ou plano estabelecido. As motivações crescem e a esperança é renovada. Mas a pergunta que devemos nos fazer antes de tudo é: Este ano será melhor porque as coisas que estão ao meu controle (aquilo que vejo) estão certas e não vão dar errado? Ou, as coisas neste ano ainda não estão claras, mas sei que há muitas possibilidades delas acontecerem (fé)? Andar por fé é como o equilibrista de circo, ele não precisa da rede para lhe dar segurança, pois a vara que está em suas mãos trará o equilíbrio necessário para que ele não vá nem para esquerda e nem para direita, mas seu f oco fique sempre na corda a qual o sustenta. Que neste novo ano possamos viver assim, sem uma rede da "segurança" abaixo de nós, visualizando sempre um plano B para o caso de nós falharmos. Que o nosso caminhar até o final deste ano e dos demais que virão, consista ver apenas aquilo que a cada passo dado mostre o equilíbrio de viver conhecendo e andando com Jesus que é o Autor e Consumador da nossa fé. Pense nisto!
 
ORANDO:
Pai, louvado seja o Teu nome para sempre. Pai obrigado pela oportunidade de um novo ano cronológico, sei que o Senhor conta os dias de forma diferente, mas sei que o Senhor está comigo todos os dias até a consumação dos séculos. Que neste ano, eu possa viver mais por fé, conhecendo e aprendendo mais e mais com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...