terça-feira, 31 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Ensina-nos a contar os nossos dias com cuidado, para que desenvolvamos sabedoria em nossos corações.

-- Salmo 90:12

REFLETINDO:

O Ano Novo está às portas. Muitas vezes antecipamos o ano novo com entusiasmo. Vemos o novo como uma oportunidade de acabar com o velho. Substituímos dietas, hábitos, etc. Às vezes, não estamos substituindo nada, mas começando algo pela primeira vez. Avançamos para o ano novo ansiosos por coisas melhores. Isso parece ótimo, mas o problema com a atitude de Ano Novo é que qualquer coisa nova um dia passa. Muitas vezes perdemos nossa excitação inicial e tudo o que tínhamos substituído, infelizmente, retorna. No entanto, é provável que você tenha implementado uma mudança em sua vida que durou mais de uma temporada. Você queria algo tanto que fez algumas mudanças e os resultados ainda são visíveis hoje. Você percebeu a necessidade de mudança e a mudança se tornou permanente. A verdade é que não precisamos esperar até o ano que vem para melhorar a nós mesmos. Por que esperar que o ano novo se torne melhor, quando a chance de mudar está disponível hoje? Com isso em mente, aqui está como você pode começar seu novo ano antes do ano novo: Reconheça a necessidade de mudança. Procure a sabedoria. Quando você falhar, tente novamente. Deus quer que comecemos hoje, então não espere. Comece o ano novo antes de entrar no ano novo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que neste novo ano minhas atitudes seja novas e verdadeiras. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Por meio das misericórdias do Senhor não somos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Elas se renovam a cada manhã, grande é a tua fidelidade.

-- Lamentações 3:22-23

REFLETINDO:

Todas as manhãs o sol nos lembra que Deus é fiel. Todos os dias, não duvidamos que o sol nascerá. Não importa o que esteja acontecendo em nosso mundo, o sol brilhará. Pode estar nublado, mas o sol eventualmente sairá. Todas as manhãs, temos esse lembrete físico de uma verdade poderosa da Palavra de Deus. No livro de Lamentações, o autor lamenta e clama a Deus porque o horror e a destruição o cercam diariamente. Ele acorda todas as manhãs e ouve notícias ruins. Certamente podemos nos identificar com isso! No meio deste livro, vemos uma mudança em Sua perspectiva. Em vez de acordar e se concentrar nas más notícias, ele diz que acorda e pensa sobre a fidelidade de Deus. Cada manhã temos um lembrete no sol de que Deus será fiel, mas quando penso em um Ano Novo, também sou encorajado com o pensamento de que “novas misericórdias” estão esperando por nós também. Sim, temos Deus conosco a cada dia, mas a cada ano, no começo, quando sentimos esse novo começo, podemos tirar um momento e pensar sobre o que novas misericórdias significam para o ano novo. Vamos entrar neste novo ano com esse tipo de esperança, baseada nas novas misericórdias de Deus. A cada dia que o sol nasce, agarre-se à esperança de que podemos esperar o bem em nosso futuro!

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado por Sua fidelidade todos os dias quando as Suas misericórdias se renovam sobre a terra. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Ele perguntou: Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? Então, ele se levantou, repreendeu os ventos e o mar, e tudo ficou calmo.

-- Mateus 8:26

REFLETINDO:

Jesus passou um tempo desenvolvendo a fé de Seus discípulos porque sabia que era essencial para as tarefas que os esperavam. Por mais de três anos, eles frequentaram uma escola de fé, com Jesus como seu instrutor e Sua Palavra como seu material de curso. Às vezes, Cristo usava instruções verbais, mas muitas das lições eram ensinadas pelo exemplo: Ele curou os doentes, expulsou demônios, alimentou milhares e acalmou o mar. Às vezes, a compreensão dos discípulos era vacilante, mas Cristo nunca desistiu deles. Ele os reprovou quando demonstraram falta de confiança (Marcos 4:40), mas elogiou os sinais de progresso (Mateus 16:15-17). Seu objetivo era estabelecer firmemente a fé deles para que Ele pudesse realizar Sua obra neles e por meio deles. O Senhor tem o mesmo objetivo para nós: aumentar nossa fé para que possamos fazer a obra que Ele planejou para nós. Quando nossa fé é grande, Ele nos confiará desafios e realizará coisas incríveis por meio de nós. Ele nos usa na medida em que confiamos Nele. A fé é construída ao aprender das Escrituras, e então ser testado em situações que nos levam a confiar em Deus em vez de em nosso próprio entendimento. Talvez sua próxima, ou atual, luta seja uma oportunidade de aprender com a escola da fé.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, reconheço que muitas vezes minha fé é pequena diante dos desafios que enfrento, ajude-me Senhor a aumentar a minha fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Quando eu estiver com medo, confiarei em ti.

-- Salmos 56:3

REFLETINDO:

O medo é uma emoção universal. Todos nós, em algum momento, enfrentaremos situações que nos causam insegurança, ansiedade ou pavor. Seja uma notícia inesperada, um desafio que parece impossível ou uma perda dolorosa, o medo pode nos paralisar e roubar nossa paz. No entanto, o salmista Davi nos oferece uma lição poderosa neste versículo. Ele não nega a existência do medo, mas nos ensina como responder a ele: confiar em Deus. Confiar em Deus não significa que o medo desaparecerá instantaneamente, mas significa que escolhemos entregar nossas preocupações Àquele que é soberano sobre todas as coisas. Deus é nosso refúgio e segurança. Ele não nos abandona no vale do medo, mas caminha conosco através dele. Quando nos sentimos fracos, podemos nos apoiar em Sua força; quando nos sentimos perdidos, podemos confiar em Sua orientação. Identifique hoje algo que tem causado medo em seu coração. Ore a Deus, entregando a Ele essa preocupação e pedindo força para confiar em Seu cuidado. Medite no Salmo 56:3 sempre que o medo tentar dominar seus pensamentos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, reconheço que muitas vezes sou tomado pelo medo. Mas hoje escolho confiar em Ti. Ajude-me a lembrar que Tu estás comigo em todas as situações. Dá-me coragem e paz em meio às incertezas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Eles chegaram à casa onde estava a criança e o viram com sua mãe, Maria, e se prostraram e o adoraram. Eles abriram seus presentes e lhe deram tesouros de ouro, incenso e mirra.

-- Mateus 2:11

REFLETINDO:

Quando os sábios foram em busca do Salvador prometido, eles pretendiam dar a Ele o melhor que tinham, seus melhores presentes tangíveis, juntamente com sua gratidão, honra, adoração e amor. Os sábios vieram ver Jesus pelos motivos certos. Muitas pessoas hoje vêm a Deus quando precisam de algo, mas não estão lá para amá-Lo ou adorá-Lo. Elas pensam em Deus como seu gênio na lâmpada, alguém que podem invocar em oração e esperar que lhes dê o que quiserem. O problema com esse pensamento é este: Deus não existe para você; você existe para Ele. Eles não apenas o adoraram, mas também deram a Jesus “tesouros”, o melhor que tinham. Eles não lhe deram suas sobras ou algo sem valor. Seus presentes eram caros e significativos. Os presentes de ouro, incenso e mirra tinham um simbolismo significativo. Jesus não veio à terra simplesmente para viver. Ele veio à terra para morrer pelos seus pecados para que você possa ser perdoado, viver uma nova vida e ir para o céu. Ao buscar Jesus neste Natal, aprenda com os sábios que buscaram Jesus pelos motivos certos. Adore-o como Rei dos reis, Senhor dos senhores e Salvador do mundo e dê a Ele o melhor que você tem. Ele é digno de sua adoração.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado sempre por Jesus nosso Senhor e Salvador que veio e nos mostrou a saída para nossa condenação eterna. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de uma grande alegria, que o será para todo o povo: que hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

-- Lucas 2:10-11

REFLETINDO:

Sem dúvida, o Natal deve ser um momento de GRANDE ALEGRIA. Naquela primeira noite de Natal, o anjo anunciou aos pastores “boas novas de uma grande alegria”. Aquele anúncio mudou suas vidas para sempre. Eles estavam cheios de alegria, admiração e louvor. Na época do Natal, você está cheio de alegria, admiração e louvor? Ou as circunstâncias da vida tem roubado essas coisas de você? Se sim, ainda há tempo para recuperá-las! Pense no anúncio do anjo: “Nasceu-vos um Salvador, que é Cristo, o Senhor.”  O que isso significa para você e para mim? 1) O Salvador veio para salvá-lo de um passado sombrio. Muitas pessoas estão sofrendo com intensa culpa por coisas ruins que fizeram no passado. Vivendo com sentimento de culpa. No momento em que você confessa esses pecados a Deus, você é perdoado! 2) O Salvador veio para salvá-lo de um presente vazio. Muitas pessoas estão sobrevivendo e não vivendo de verdade. Jesus veio não para encher sua meia vazia, mas para encher sua vida vazia! Ele tem um propósito para você. 3) O Salvador veio para salvá-lo de um futuro sem esperança. Todos sem Deus estão sem esperança. Ninguém vai ao Pai sem o Salvador, Jesus Cristo. Mas agora Ele veio, e podemos conhecê-Lo pessoalmente, e podemos ter certeza de Sua presença e provisão enquanto vivemos... e Seu céu quando morrermos.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado sempre por Jesus nosso Senhor e Salvador que veio e nos mostrou a saída para nossa condenação eterna. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Enquanto eles estavam ali, chegou o tempo de ela dar à luz. E ela deu à luz seu filho primogênito; e ela o envolveu em panos, e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

-- Lucas 2:6-7

REFLETINDO:

Naquele primeiro Natal, Maria e José estavam no final de uma longa jornada e descobriram que não havia lugar para eles na hospedaria local. Olhando para trás na história, sabendo que o estalajadeiro rejeitou o Filho de Deus, é fácil pensar que ele deveria ter aberto espaço para Maria, José e o Jesus que logo nasceria. Mas as razões pelas quais o estalajadeiro não abriu espaço para Jesus naquele primeiro Natal são algumas das mesmas razões pelas quais não abrimos espaço para Ele em nossas vidas hoje. Não prestamos atenção. Jesus aparece na sua vida o tempo todo em oportunidades inesperadas, em palavras que outras pessoas dizem a você e em problemas que Ele permite para que você possa crescer. Ele aparece, mas você muitas vezes não o vê. Nós lotamos nossas vidas com outras coisas. Em Belém, o problema era que a hospedaria já estava reservada. Isso é um paralelo ao seu coração. Você foi criado para ter Deus vivendo dentro de você. Mas muitas vezes alugamos nossos corações para outras coisas, e não há espaço para Jesus. Você foi feito para estar conectado a Deus. Escolha abrir espaço em seu coração para Jesus para que você possa conhecê-Lo, aproveitar uma vida vivida para Ele e passar a eternidade com Ele.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração e minha vida estejam abertos para o Senhor sempre. Livre-me de encher minha vida com coisas terrenas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

As Boas Novas sobre o reino de Deus serão pregadas em todo o mundo, a todas as nações. Então virá o fim.

-- Mateus 24:14

REFLETINDO:

A conclusão da história é inevitável. Eu acredito nisso de todo o meu coração. Está feito. Está terminado. Não há dúvidas. Eu li o capítulo final. A Palavra de Deus nos diz como isso vai acabar. Um dia, Deus vai encerrar tudo aqui na Terra, e ele vai levar seus filhos para o céu para estarem com Ele para sempre. Vou lhe contar algo extremamente importante. Não estamos tentando estabelecer um reino aqui na terra. Estamos tentando povoar o Reino do Céu. Queremos que nossos amigos, nossa família, nossos vizinhos e nossos colegas de trabalho, o mundo inteiro, estejam conosco no céu. Nosso objetivo é levar pessoas ao Reino de Deus para que possam estar com Ele por toda a eternidade. Como damos glória a Deus? Ele recebe glória quando o amamos de todo o coração. Deus recebe glória quando amamos outras pessoas na família de Deus. Deus recebe glória quando amamos pessoas que não são amáveis. Deus recebe glória quando compartilhamos as Boas Novas com todos, em todos os lugares. Deus recebe glória quando confiamos Nele com problemas em nossas vidas que não podem ser resolvidos exceto por meio de um milagre. E Deus recebe glória quando sabemos e confiamos que o fim é inevitável e que Ele vence.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quero fazer parte do que você está fazendo no mundo. Acredito que o Senhor quer me usar. Quero retornar ao meu primeiro amor: o Senhor. Quero ser suas mãos e pés no século 21. Ajude-me a acreditar e viver por Suas convicções. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

-- Romanos 1:16

REFLETINDO:

A maioria dos cristãos está muito familiarizada com o evangelho. No entanto, muitas vezes ainda relutamos em compartilhar nossa fé. Talvez o medo de reações negativas ou possíveis perguntas possa nos manter em silêncio. E se não tivermos as respostas ou acabarmos parecendo tolos? Pode ser intimidador. Mas lembre-se, Deus nos deu as notícias mais importantes do mundo. Não podemos deixar que o medo ou a ignorância nos impeçam de compartilhar a única mensagem que pode mudar o destino eterno de uma pessoa. O apóstolo Paulo acolheu as oportunidades de falar às pessoas sobre Cristo, porque ele estava focado no poder transformador do evangelho em vez das possíveis reações negativas. Muitas vezes, a razão pela qual temos vergonha ou medo de falar sobre nossa fé é que estamos preocupados com nós mesmos. Mas se expressarmos interesse genuíno por aqueles ao nosso redor e pedirmos a Deus para abrir uma porta para compartilhar nossa fé, Ele responderá a essa oração. Temos a tendência de ser motivados por atividades temporais que desaparecem. Mas as almas são para sempre, e as pessoas precisam conhecer o Salvador. Procure oportunidades de alcançar aqueles ao seu redor. Esteja atento à chance de compartilhar o amor de Cristo.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que as oportunidades que aparecem em minha vida para compartilhar a Sua palavra não passem despercebidas. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Deus, havendo falado antigamente muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.

-- Hebreus 1:1-2

REFLETINDO:

Ao longo da história, Deus falou à humanidade de várias maneiras. Seus profetas e apóstolos foram movidos pelo Espírito Santo para proclamar e escrever Suas palavras (2 Pedro 1:21), mas Sua expressão máxima veio através do nascimento de Seu Filho Jesus (Gálatas 4:3-5). Por meio do Espírito Santo, o Senhor ainda se comunica com todo cristão que ouve com um coração aberto e receptivo. Pense na maravilha de ter um Deus que fala, não uma divindade distante que dá ordens do céu, mas alguém que realmente quer conversar com você! Por que o Senhor de toda a criação escolheria vir à Terra, morrer em uma cruz e prover o Espírito Santo para se comunicar com cada um de nós? Considere que Deus: Te ama. Deseja um relacionamento íntimo com você. Deseja que você confie Nele e que sua fé se fortaleça ao ver o cumprimento de Suas palavras. Quer que você experimente tudo o que Ele planejou para sua vida e o guiará para cumprir Seus propósitos. Na correria da temporada de Natal, é fácil tomar como certo esse privilégio inestimável de comunicação com o Senhor. Tire um tempo esta semana longe das distrações para que você possa ouvir o Deus que quer falar com você.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que o Deus todo poderoso fala com Seus filhos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

-- Hebreus 13:15

REFLETINDO:

Temos muito pelo que louvar a Deus todos os dias, há grande poder em dar honra a Ele. A Bíblia está cheia de exemplos de louvor e adoração quando vemos Seu poder liberado, milagres transformadores, histórias do inimigo sendo derrotado, corações sendo atraídos para mais perto Dele. No entanto, a realidade é que, as lutas diárias ou as demandas constantes da vida podem afastar nosso louvor e adoração a Deus. Podemos marcar a caixa "ir ao culto" na igreja e, de alguma forma, pensar que estamos bem para a semana. E, no entanto, o tempo todo, com almas distantes e frias, cantamos palavras, ouvimos músicas, e então vamos para casa. Inalterados. Aqui está o que pode fazer uma diferença duradoura. Quando tomamos a decisão de fixar nossos olhos Nele, e diariamente lhe damos louvor, não importa o que esteja nos encarando diretamente, percebemos que Deus já começou a liberar o controle que essas lutas podem ter sobre nós. Temos uma escolha diária nesta vida. Podemos escolher viver distraídos em preocupação e estresse, na via rápida da correria, focados apenas no que nos cerca e sintonizados com o rugido do mundo. Ou podemos pedir a Deus para nos ajudar a tirar os olhos de tudo o que pode estar girando ao redor, nossos problemas e bagunça, e as vozes dos outros. O que você escolherá?

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que meu coração e olhar possam estar voltados para o Senhor em todo tempo. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Quando você orar e pedir alguma coisa, acredite que já recebeu, e tudo o que pedir lhe será concedido.

-- Marcos 11:24

REFLETINDO:

Fé não é apenas acreditar que Deus pode fazer algo. Fé não é apenas esperar que Ele faça algo. Fé é agradecer a Deus antecipadamente. Quando você agradece a Deus depois de ter conseguido, isso é gratidão. Quando você agradece a Ele antecipadamente, isso é fé. Gratidão é boa e correta. Mas seu objetivo deve ser se tornar uma pessoa de fé mais profunda. Para fazer isso, você tem que agradecer a Deus antecipadamente. Se eu lhe entregasse um cheque de cem mil reais, você esperaria até descontá-lo para me agradecer? Não! Você me agradeceria agora mesmo. Mas o dinheiro não seria seu até que você realmente o descontasse, porque esse cheque é realmente uma promessa. Quando eu lhe desse esse cheque, você diria: "Obrigado". Você acreditaria que eu era confiável e que tinha dinheiro suficiente no banco para cobrir o cheque. Da mesma forma, fé é agradecer a Deus antecipadamente. É acreditar que o que Deus prometeu, Ele proverá. É dizer que você ama a Deus pelo que Ele é e não apenas pelo que Ele pode fazer por você. É mostrar que você confia Nele para fazer o que Ele disse que faria.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, aumenta a minha fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Quão grande é a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que operaste para aqueles que em ti se refugiam, diante dos filhos dos homens!

-- Salmos 31:19

REFLETINDO:

Quando a vida é agradável, é fácil louvar a Deus porque Sua bondade é evidente. Mas podemos ter dificuldade em reconhecer a dor e os problemas como uma expressão de Seu cuidado amoroso. Em tempos difíceis, precisamos confiar na passagem de hoje, que nos diz que o Senhor armazenou bondade para aqueles que se refugiam Nele. Nem sempre podemos sentir que Deus está agindo favoravelmente em relação a nós. As situações difíceis e dolorosas em nossa vida podem dificultar nossa compreensão da bondade divina. Se acreditarmos que o Senhor é bom apenas quando nossas circunstâncias são agradáveis, então entendemos mal Sua natureza. Mas, à medida que buscamos a Deus e nos aproximamos Dele, aprendemos Seu caráter e Seus caminhos. Então começaremos a ver evidências de Sua bondade em todas as situações, até mesmo em nossas provações. E em Seu amor e sabedoria, Ele usará essas provações para ajudar a moldar nosso caráter. Vivemos sob o guarda-chuva da bondade de Deus. Quando as circunstâncias e emoções lhe dizem o contrário, confie no que você sabe. Ao longo do dia, procure sinais do cuidado amoroso Dele por você. Então, conforme sua perspectiva muda, você verá os sinais da bondade Dele em todos os lugares que você se virar.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, quão maravilhoso é saber que Sua bondade nos persegue diariamente. Que nosso coração encontre Sua bondade em todos os lugares que estivermos. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Vamos à casa de Deus, o Senhor; vamos adorá-lo diante do seu trono.

-- Salmos 132:7

REFLETINDO:

A Bíblia não nos conta muito sobre a infância de Jesus. Mas nos dá um exemplo em que Maria e José foram a Jerusalém para a celebração da Páscoa, e levaram Jesus, aos doze anos, com eles. Naqueles dias, os homens e as mulheres viajavam separadamente. José pensou que Jesus estava com Maria. E Maria pensou que Jesus estava com José. Mas então eles perceberam que tinham perdido Jesus. Eles o encontraram no templo, onde Ele estava falando com os anciãos. Podemos ficar tão ocupados, especialmente nesta época do ano, que não temos tempo para Deus. Podemos estar tão ocupados celebrando o Natal que perdemos Jesus. Nós penduramos as luzes, enfeitamos a árvore e compramos presentes. E durante toda essa correria, podemos esquecer tudo sobre Jesus. Podemos perder Jesus assim como Maria e José fizeram. Muitos de nós dizemos: “Gostaria de ter um tempo para Deus, mas estou muito ocupado. Trabalho muito e não tenho tempo na minha agenda. Gostaria de ir à igreja, mas não tenho tempo. Gostaria de ler minha Bíblia, mas não consigo encontrar tempo.” Porém, encontramos tempo para o que é importante para nós. Então, vamos esquecer o exagero e substituí-los pelo Cristo do Natal. Não se trata de presentes de Natal; trata-se da presença Dele em nossas vidas. A mensagem não é “vamos fazer compras”. É: “vamos adorar”.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a remir o meu tempo. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Foi pela fé que Moisés deixou a terra do Egito, sem temer a ira do rei. Ele continuou andando porque mantinha os olhos naquele que é invisível.

-- Hebreus 11:27

REFLETINDO:

Há uma forte crença em nossa cultura que influencia cada um de nós, quer queiramos ou não: se é bom, faça. Mas esse tipo de pensamento permite que você seja manipulado por seu humor, fazendo com que você viva de acordo com seus sentimentos. Deus quer que você viva um tipo diferente de vida. Ele quer que você viva uma vida guiada pela fé, não uma vida movida por sentimentos. Ele quer que você cresça em maturidade. Nem sempre sentimos vontade de fazer a coisa certa. Mas nosso objetivo é desenvolver o tipo de fé que persiste acima dos sentimentos. Você aprofunda seu relacionamento com Deus quando passa tempo com Ele, mesmo em dias em que não tem vontade. É como um atleta se esforçando, mesmo quando não tem vontade. Pessoas que têm um tempo tranquilo regular e consistente com Deus não chegaram lá porque sentiram vontade todos os dias. Elas chegaram lá porque acordaram e decidiram ler a Bíblia e orar, mesmo quando não sentiram vontade. Fé é ser persistente. Fé é se recusar a desistir, não importa o quão cansado você esteja ou quantas outras coisas você poderia ou acha que deveria estar fazendo. Maturidade é viver sua vida com base em seus compromissos, não em seus sentimentos. E é aí que a fé realmente cresce.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, o Senhor sabe que muitas vezes não tenho vontade de orar, por favor ajude-me a buscar a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

As mulheres cantavam enquanto tocavam, e diziam: Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares. Daquele dia em diante, Saul olhou para Davi com desconfiança.

-- 1 Samuel 18:7,9

REFLETINDO:

Todos nós temos expectativas, desejos e esperanças para a vida, mas nosso plano nem sempre é o melhor. E o que vemos outra pessoa vivenciando pode não ser o que nosso Pai tem reservado para nós. Quando você se compara com os outros, cuidado! A inveja geralmente está à espreita por perto. Considere Saul. Nomeado pelo Senhor para ser o primeiro rei de Israel, ele recebeu poder e sucesso. Mas ao ouvir mulheres elogiarem a grande vitória de Davi sobre Golias, Saul ficou com ciúmes e desconfiado, a ponto de ficar obcecado. E por vários anos ele foi levado por sua fixação em acabar com Davi. Isso pode parecer um exemplo extremo. E, no entanto, se nos examinarmos honestamente, provavelmente descobriremos que a inveja está escondida em algum lugar do nosso coração também. Pergunte a si mesmo: Existe alguém cujo sucesso material, físico ou relacional me faz sentir desprazer ou desconforto? A falácia da inveja é que nunca podemos ver o quadro inteiro da vida de outra pessoa. Somente Deus vê abaixo da superfície do que é visível para os outros. Nossos olhos devem se concentrar em nossa própria caminhada com o Senhor. Ele criou cada um de nós de forma diferente, e Seu plano para a vida de cada indivíduo é único.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, ajude-me a enfrentar na minha caminhada toda raiz de inveja que possa brotar em meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

-- João 14:27

REFLETINDO:

O que nos dá paz? A maioria das pessoas diria que a tranquilidade interior depende das circunstâncias, como um relacionamento sólido com um cônjuge, um emprego bem pago ou boa saúde. Mas o que acontece quando um casal briga, a empresa demite funcionários ou a doença esgota o corpo? Então, a serenidade que pensávamos ter desmorona, porque a paz enraizada em boas situações não é realmente paz. Jesus é o único que oferece um contentamento profundo e duradouro que é inabalável. No entanto, não podemos experimentar essa sensação genuína de calma a menos que estejamos vivendo em Sua vontade. A submissão ao Senhor e Seus planos permite que Sua paz permeie nossa vida. Quando o Espírito Santo vive dentro de nós, podemos abordar cada dia com confiança e serenidade, mas isso acontece somente por meio de um relacionamento com o Salvador. Como está seu coração nestes dias? O medo tem te buscado em meio as circunstâncias ou você consegue estar na paz? Ainda hoje aborde com fé todas as palavras que Deus tem pra sua vida.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, obrigado porque em meio as lutas posso me lembrar que o Senhor derramou em meu coração a Sua paz. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, ele foi tentado em tudo, à nossa semelhança, mas sem pecado.

-- Hebreus 4:15

REFLETINDO:

Você já se perguntou por que algumas pessoas enfrentam dificuldades com confiança e ousadia, enquanto outras se sentem atormentadas por dúvidas e medo? Talvez uma razão para a incerteza seja uma visão inadequada de quem Jesus é. Sabemos que Ele é nosso Senhor e Salvador, mas quantos de nós O conhecemos como nosso Grande Sumo Sacerdote? Jesus entra em nossa vida e experimenta nosso sofrimento, dor e culpa junto conosco. Você já foi incompreendido quando fez o seu melhor? Pense nisso: Alguém foi mais incompreendido do que Jesus? Ele conhecia pessoalmente esse tipo de dor. Alguém que você amou já disse não, fechou a porta e foi embora? Jesus também experimentou isso. Seu próprio povo o desprezou. E Jesus, o sem pecado, entende nossos sentimentos de arrependimento e vergonha? A Bíblia nos diz que o Pai colocou todos os pecados do mundo sobre Ele. Jesus Cristo carregou a culpa de toda a humanidade. Não importa o que você esteja enfrentando, perceba que o Salvador se identifica com sua circunstância, sente cada coisa que você está vivenciando e caminhará ao seu lado.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, como é bom saber que o Senhor Jesus entende cada situação de aflição que vivo. Ele pode me ajudar a enfrentar cada dia difícil. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Tenho prazer em fazer a tua vontade, ó Deus meu; a tua lei está dentro do meu coração.

-- Salmos 40:8

REFLETINDO:

Ao longo dos Salmos, Davi falou sobre os atributos e ações específicas de Deus. Esta coleção de canções e poemas pode ser lida como uma biografia de Deus, uma que se baseia na linguagem de louvor e adoração para contar Sua história. Aprender sobre o caráter da outra pessoa é a base para o amor genuíno. E como nossa capacidade de adorar a Deus cresce a partir do nosso amor por Ele, isso significa que a verdadeira raiz do louvor é o conhecimento. É por isso que Deus injetou em cada crente um desejo de saber mais sobre Ele. Nós satisfazemos esse desejo passando tempo com o Senhor e observando como Ele trabalha para atender às nossas necessidades e fornecer bênçãos. Descobrir cada nova faceta de Seu caráter aprofunda nossa compreensão Dele e nossa consciência de por que Ele é tão digno de nosso louvor. Todos nós temos uma “biografia” do Senhor para compartilhar (Salmos 66:16). É uma história de louvor acumulado, não apenas pelas maneiras como Ele interveio no caos, confortou na tragédia e abençoou abundantemente, mas também pelas lições que aprendemos no processo. Devemos compartilhar nossa adoração a Ele com o mundo para que outros possam conhecer, amar e louvar o Salvador.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, o Senhor é o único digno de receber toda a honra, louvor e adoração. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

VERSÍCULO:

Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.

-- Josué 3:5

REFLETINDO:

O povo de Israel estava à beira de um dos maiores momentos da sua história: atravessar o rio Jordão e entrar na terra prometida. Mas antes de testemunhar esse milagre, Deus, por meio de Josué, deu uma instrução clara: “Santifiquem-se.” Isso significa separar-se para Deus, consagrar-se a Ele e alinhar o coração e a mente com os Seus propósitos. Deus é um Deus de maravilhas. Ele prometeu grandes coisas ao Seu povo, mas essas promessas vinham acompanhadas de uma preparação espiritual. A santificação envolve arrependimento, busca por pureza e dedicação exclusiva ao Senhor. Não se trata apenas de evitar o pecado, mas de buscar uma vida que reflita a Sua santidade e bondade. Assim como o povo de Israel precisava se preparar para ver o agir de Deus, nós também somos chamados a nos santificar. Muitas vezes, ansiamos por milagres e intervenções divinas, mas não nos preparamos para viver as promessas de Deus para nossas vidas. Santificação é o processo contínuo pelo qual somos transformados para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo. Não é algo que alcançamos de forma instantânea ou por esforço próprio, mas sim um trabalho conjunto entre nossa dedicação e a ação do Espírito Santo em nós. Santificação não é uma opção, é uma direção.

ORANDO:

Deus, louvado e exaltado seja o Teu Santo nome para sempre. Pai, que minha vida possa ser santificada pela ação do Seu Santo Espírito. Eu oro em nome de Jesus. Amém. 

VERSÍCULO: A fé que você tem, tenha-a como sua própria convicção diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo naquilo que ...